Igreja Católica Ortodoxa Hispânica
Canonicidade Bielorrussa Eslava
É interessante conhecer, quais foram os passos para
chegar a uma decisão de criar uma Igreja Ortodoxa propriamente americana,
que foi estabelecida primeiramente em território dos Estados Unidos;
curiosamente a Santa Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Oeste, que foi criada em 02 de Fevereiro de
1927 e registada em 01 de Fevereiro de 1928, com a aprovação
do Santo Sínodo
da Igreja Ortodoxa Russa do Norte da América,
fundada pelo Arcebispo
S.S. Aftimos Ofiesh (Abdullah Ofiesh).
Porém quem era este Arcebispo, também chamado
de “Mar Abdullah” por seus fieis de origem árabe-sirio.
S.S. Aftimios (Abdullah Ofiesh) nasceu na Síria em 22 de Outubro de 1880, e dedicou
toda a sua juventude à formação sacerdotal ortodoxa, como
Monge, até à sua Ordenação Presbiteral, recebida
directamente das mãos de S.S. o Patriarca Meletios II de Antioquia,
sob a Jurisdição Canónica do Patriarca Ecuménico de Constantinopla.
Naqueles anos no princípio do século XX (1905), ainda não
existia o Patriarcado Russo, que foi refundado em 1917 pelo Metropolita
Tikhon Bellavian (Vasili Ivanovich Bellavin) em San Petersburgo.
Patriarca Tikhon de Moscovo (Vasili Ivanovich Bellavin)
S.S. Aftimios foi enviado para trabalho das missões, e chegou a Nova York, USA em 13 de Dezembro de 1905, ficando sob a Jurisdição do recentemente consagrado Bispo de Brooklyn, Monsenhor Raphael Hawaweeny, que estava a cargo da comunidade árabe ortodoxa nos Estados Unidos. Monsenhor Raphael Hawaweeny, havia sido consagrado ao Episcopado em 12 de Março de 1904 pelo Sínodo Russo, presidido pelo Metropolita Makariz (Michael Nevsky - 1835-1926).
Monsenhor Raphael Hawaweeny
Exactamente em 04 de Janeiro 1904, aproximadamente, um mês antes, Monsenhor Nevsky (Makariz), Presidente do Sínodo Russo no Norte da América, Ilhas Aleutianas e Alaskas havia Consagrado ao Episcopado a outro muito importante fundador de quase todas as linhas ocidentais da ortodoxia russa - siriana, tratava-se de Monsenhor Basil (Michaelovich ou Meschersky), também chamado "Eudokim" ou "Eudokimov" (1869-1935), e tanto a Consagração de Monsenhor Raphael Hawaweeny como a de Monsenhor Eudokimov haviam comungado da Consagração Episcopal e Sucessão Apostólica do Bispo missionário nos Estados Unidos, Monsenhor Tikhon Bellavin, o qual seria posteriormente o Primeiro Patriarca Russo do Século XX.
Arcebispo Basil (Michaelovich ou Meschersky)
Monsenhor Tikhon esteve como Metropolita na América desde 1898 até 1907, data em que retornou para a Rússia onde permaneceu até seu falecimento em São Petersburgo, em 25 de Março de 1925.
Monsenhor Nicholas Ziorav
É justo reconhecer que havia divisões na América desde o primeiro Bispo enviado da Rússia, Monsenhor Nicholas Ziorav, falecido em 20 de Dezembro de 1915, que exerceu a Metropolia Norte-americana de 1891 até 1898, em que foi substituído por Monsenhor Tikhon Bellavin (1898-1907), que por sua vez foi sucedido em 1907 pelo Metropolita Platon Rozhestvensky, que assumiu e permaneceu em Nova York até 1914, quando o Arcebispo Basil Eudokimov, retoma a condução até 1917, posteriormente Monsenhor Eudokimov retorna a Rússia e morre em 1935, sob total controlo comunista exercido pelo Patriarca Moscovita Sergio Stagarodsky.
Metropolita Platon Rozhestvensky
Patriarca Moscovita Sergio Stagarodsky
Monsenhor Aftimios Ofiesh
Quando em 1905, o Monge Aftimios Ofiesh, chegou à América,
estabeleceu-se como Decano da Catedral de São Nicolau em Brooklyn, e
foi logo enviado durante 11 anos como Pároco de Montreal, Canadá.
Foi nesses anos que o Monge Aftimios conheceu a Monsenhor Rizhi
Kallah Abou – Hatab (Mar Emanuel), falecido em 1933, Monsenhor Zielonka (Mar Joseph), falecido em
1934, e a Monsenhor Sophronios Bishara (Bashir), falecido em 1940.
Entretanto, em 1913, Monsenhor Shehadi (Germano), recém-chegado
da missão brasileira, nascido na cidade de Zahle e ordenado em 1900,
tinha como meta restaurar os Patriarcados Sírios de Damasco, que estava
separado do Patriarcado Ortodoxo Grego desde 1916, e agora Monsenhor Shehadi (Germano) ao
ser elevado como Metropolita, está disposto a separar-se do Patriarcado Ortodoxo Russo, criando
a Igreja Síria Ortodoxa da América do Norte. O Padre Ofiesh fiel
ao seu antigo Bispo, Monsenhor Raphael Hawaweeny voltou a Montreal e logo após
o falecimento deste, em 17 de Fevereiro de 1915, se postula ao Episcopado.
O Arcebispo Eudokimov (Basil Eudojim Mikhaliovich Merschersky) (1869-1935),
recentemente eleito Metropolita, comunica ao Santo Sínodo de Moscovo,
que dos 41 padres integrantes do Sínodo, 34 eram favoráveis à Consagração
Episcopal do Frei Aftimios, para ser o legítimo sucessor de Monsenhor
Raphael último Arcebispo Metropolita de todos os Árabes do Estados
Unidos da América, sob a Jurisdição Canónica do
Sínodo Russo. Assim sendo, em 13 de Maio de 1917, o Arcebispo Metropolitano
Eudokimov e os Bispos Monsenhor Alexander Nemolovsky e Monsenhor
Stephen (Alexander
Dzubai), de Pittsburg consagram-no Bispo na Catedral de São Nicolau
em Nova York. Seis anos depois de sua Consagração Episcopal,
em 1923, o Metropolita Platon, eleva a Monsenhor Aftimios ao Arcebispado.
Monsenhor Alexander Nemolovsky
Os ideais renovadores do Arcebispo Aftimios viam-se reforçados, pelos esforços nacionalistas dos Bispos etnarcas, da Polónia, Ucrânia e Bielorrussia, os quais dispersos entre os Estados Unidos e Canadá, depois da partida do Metropolita Eudokimov, em 1917 e os lutuosos feitos da revolução comunista na Rússia, exigia o cumprimento enfático do Cânon nº 372, que dizia:
“Em caso de que uma Eparquia ou Diocese, se visse privada de toda comunicação com este Patriarcado de Moscovo, estas assumem toda e plena autoridade”, este cânon foi aprovado em 07 (20) de Novembro de 1920, pelo Santo Sínodo, e pelo Supremo Conselho Eclesiástico da Igreja Ortodoxa Russa; essa resolução tomada expressamente pela prisão do Patriarca Tikhon Bellavin, e ratificado novamente pelo Sucessor ao trono Patriarcal e Administrador, Legado, Monsenhor Afangel, em 05 (18) de Junho de 1922, da cidade de Yaroslav, sustenta e confirma o cânon nº 372 de 1920, e emite a resolução nº 14, destinada a todos os Bispos Ortodoxos do mundo que estavam sob jurisdição do Santo Sínodo de Moscovo e do Patriarca Tikhon que desde 05 (18) de Junho de 1920, até a reposição do Patriarcado Russo em Moscovo, todas as Eparquias e Dioceses eram Autónomas, Independentes e Autocéfalas”.
Foi assim que, o Arcebispo Aftimios Ofiesh, fiel às disposições do Santo Sínodo Russo de 1920, e à declaração do Arcebispo Afangel de 1922, resolveu ordenar Bispos para as Igrejas da Ucrânia e Polónia na América, junto com o Metropolita Alexander Nemolonsky, falecido em 11 de Abril de 1960 na Bélgica, Primeiro Metropolita Ucraniano Autocéfalo do Canadá (1916-1919 a 1919-1922). Os outros Metropolitas Ucranianos, da linhagem apostólica de Monsenhor Aftimios foram o Bispo Apolliray Hoschersky (1924-1925) para Winnipeg, falecido em 19 de Junho de 1933, em Nova York, USA, Monsenhor Arseny Chanortsov, falecido em 14 de Outubro de 1945, segundo Arcebispo de Winnipeg, USA (1926-1937); o Arcebispo Emannuel de Montreal (Rizhi Calla Abou – Hatab), Metropolita no Canadá (1927-1933), falecido em 29 de Maio de 1933; o Metropolita Theophilus Pashkovsky (1934-1940), falecido em 24 de Junho de 1950, para Canaã, PA, USA; e finalmente o Arcebispo Josaph Skorodvmov de Calgary e Canadá (1938-1946), falecido em 26 de Novembro de 1955 em Buenos Aires - Argentina.
Metropolita Theophilus Pashkovsky
Todos estes Bispos de linhagem russa - ucraniana criaram Igrejas Autónomas, outros Bispos ucranianos, também ligados a Monsenhor Aftimios Ofiesh, foram Monsenhor John Theodorovich, que chegou aos Estados Unidos da América, em 1924, e conduziu uma parte dos ucranianos autocéfalos; Monsenhor Theodorovich já havia sido aprovado pela Metropolia Ucraniana, mas entretanto a morte do Arcebispo Stephen Basil Slipko, antecipou a sua Consagração Episcopal. Então o Santo Sínodo em pleno colocou as mãos do Arcebispo recentemente falecido, e assim o ungiram como Bispo e Metropolita, isto foi em 1946, na chegada aos Estados Unidos da América de vários Bispos ucranianos, ordenados entre 1941 e 1944, durante a ocupação alemã, e sob as leis da restauração religiosa, nos países do Protectorado Alemão do Este “Osthand”.
Monsenhor John Theodorovich
Estes Bispos de sucessão russa - ucraniana estavam
sob a orientação espiritual de Monsenhor Mstyslav Skrypnyk, que
foi o Terceiro Arcebispo de Winnipeg, USA, e todo o Canadá,
linha iniciada pelo Arcebispo John Thaeodorovich e continuada pelo Arcebispo
Mstyslav, tudo como associados aos Bispos do Metropolita Polikarp Sikorsky,
Consagrado em 1942 junto a Monsenhor Mstyslav em Varsóvia, pela Metropolia
Polaca. Os outros três Bispos vindos de “Ostland” foram o Metropolita Hilarion Ohienko, falecido em 29 de Março de 1972 e os Arcebispos
Michael Khorosky e Platon Artemiuck.
Monsenhor Hilarion assumiu como Metropolita sendo sucedido por Monsenhor Michael
(1972-1975) e finalmente por Monsenhor Andrew Metiuk desde 1975 até ao
seu falecimento em 02 de Fevereiro de 1985. Actualmente o Arcebispo reinante
dessa linha autónoma ucraniana o Monsenhor Nicholas Debryn.
Monsenhor Mstyslav Skrypnyk
Em 1933 o Arcebispo Aftimios Ofiesh, que desde a sua Consagração
Episcopal em 1917, havia gerado mais ou menos doze linhas sucessórias,
entre as Igrejas Ortodoxas, seja por transmissão da sucessão
apostólica, ou por co-consagração, ou por consagração
(sub-condição).
Nicholas – Bohdam - Propheta
Em 27 de Setembro de 1932, quatro anos depois, o Arcebispo Aftimios Ofiesh, criou a primeira Igreja Ortodoxa do Ocidente nos Estados Unidos, junto aos seus Consagrados e Co-Consagrantes Monsenhor Sophronios Bishara e Monsenhor Joseph A. Zuk, que consagraram como Bispo norte-americano de origem totalmente anglo-saxónica, a Monsenhor William Albert Nichols, que toma o nome religioso de “Mar Ignacio Jules Nichols”. Monsenhor Joseph Zuk, passou a ocupar-se das Paróquias Ucranianas Ortodoxas nos Estados Unidos a partir de 1940, porém devido aos falecimentos ocorridos entre 1933 e 1940 dos Bispos Emmnuel, Joseph e Sophronios, e Monsenhor William Albert Nichols (Mar Ignatius Jules Nichols), aprovado por todo o Santo Sínodo, cria a “AOCCM - American Orthodox Catholic Church Mission“. Mar Ignatius Nichols, foi o primeiro Patriarca desta Igreja até à sua morte, em 06 de Fevereiro de 1947. O Arcebispo Joseph Zuk, sucede ao Metropolita ucraniano Monsenhor Bohdam Shpilkat, fundador da “UOCA – Ukranian Orthodox Church of América”, Jurisdição do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla; o Arcebispo Bohdam, havia nascido em 12 de Fevereiro de 1892, na Ucrânia e faleceu em Ottawa, Canadá, em 01 de Novembro de 1965. Monsenhor Bohdam Shpilkat foi o único Arcebispo e Metropolita dos Ucranianos consagrados por S.S. Athenagoras, Patriarca Ecuménico Grego. Este, tal como Monsenhor Aftimios, havia sido ordenado sacerdote pelo Patriarca Meletios II, em Atenas, no ano de 1910. Monsenhor Athenagoras, desde 1913 que era secretário do Santo Sínodo e em 1930 foi nomeado Arcebispo para América do Norte e do Sul, tendo neste período Consagrado como Bispo a Mons. Bohdam Shpikat, que assume como sucessor de Monsenhor Joseph Zuk em 1947.
Monsenhor Joseph A. Zuk
Monsenhor William Albert Nichols (Mar Ignatius Jules Nichols)
Mas, desde 15 de Maio de 1938, Monsenhor Bohdam Shpilkat já era o Metropolita dos Ucranianos sob a Jurisdição Grega, cujo Vigário Patriarcal era o Arcebispo Athenagoras em Nova York, até 02 de Janeiro de 1949, quando voltou a Constantinopla, como novo Patriarca Ecuménico, sendo justo recordar que o espírito conciliador e ecuménico de S.S. São Athenagoras I de Constantinopla se demonstrou no Perdão Mútuo e o levantamento da Excomunhão entre Grécia e Roma, em 28 de Outubro de 1967, em presença de S.S. Athenagoras I e S.S. São Paulo VI.
S.S. Paulo VI e S.S. Athenagoras I de Constantinopla
Esse espírito de abertura é o que o Arcebispo
Bohdam Shpilkat transferiu na Ordenação Sacerdotal a Frei Walter
Miron Propheta, que foi posteriormente secretário da Metropolia, sendo
elevado como Arcipreste-Mitrado segundo Bula de 18 de Abril de 1959,
pelo Arcebispo Bohdam, sempre dentro da Igreja Ortodoxa da Ucrânia na América.
Nichols – Anned
As separações das diferentes Igrejas Ortodoxas Ucranianas, na
América trouxeram como consequência a existência de vários
Metropolitas, entre Canadá e USA, tais como: Monsenhor John
Teodorovich,
Monsenhor Mstyslav, Monsenhor Bohdam e Monsenhor Andreij Kuschak.
Da Sucessão Aftimios Ofiesh junto à de Joseph Zuk vem Ignatius
Nichols, o primeiro Patriarca Ortodoxo de uma Igreja totalmente americana,
Monsenhor Nichols Consagra ao Episcopado a Monsenhor Dyer, e este a Monsenhor
Nelson, e este a Monsenhor Wadle, o qual Consagra ao Episcopado a Monsenhor
Kleefish, que por sua vez já estava Consagrado por Monsenhor
Ivan Nikolahevich Stagorodsky, junto a Monsenhor Raban Ortinsky em 1917. Monsenhor Stagarodsky
havia sido Consagrado Bispo em 25 de Fevereiro de 1901 pelo Bispo Tikhon Bellavin
(Vasili Ivanovich). Monsenhor Kleefish transfere a Monsenhor Anthony
Anned a Sucessão Russa de Tikhon - Sthagarodsky e recebe de Monsenhor
Anthony Anned a Sucessão de Monsenhor Sophronios Bishara (Bashir) e
de Monsenhor Aftimios Ofiesh (Mar Abdullah), recebida de Monsenhor
Eudokimov e antes de Monsenhor Platon, via Tikhon Bellavin; ou seja, que mediante
Monsenhor Ignatius Jules Nichols, unem-se as duas Sucessões Russas da
mesma origem, e através de Monsenhor Anthony Anned agrega-se à Sucessão
Uniata - Melkita do Arcebispo Melece Sawaya (1871-1960), “Mons.
Athanasius”, Arcebispo de Beirut, o qual depois de romper a relação
com a Igreja Católica Apostólica Romana, vai aos Estados Unidos
e Consagra Bispo a Monsenhor Anthony Anned, em Outubro de 1911, para que este
seja o Patriarca da Primeira Igreja Bizantina da América. É com
estas três linhas sucessórias que os Bispos Kllefish e Anned consagram
Bispo a Monsenhor Odo Acheson Barry, em 29 de Julho de 1949, em Nova York,
USA.
Monsenhor Andreij Kuschak
Monsenhor Theophan Noli
Noli – Bishara – Souris
Já conhecemos até agora a Sucessão de Monsenhor
Sophronios Bishara (Bashir), consagrado ao Episcopado pelos Bispos Monsenhor Aftimios
Ofiesh, e por Monsenhor Eudokimov Meschersky, mas o impulso apostólico
de Monsenhor Tikhon Bellavin em terras americanas, também alcançaria
a auxiliar na restauração de uma Igreja Ortodoxa Albanesa em Diáspora, com autoridades próprias, devido à destruição
total da Igreja Ortodoxa nos Reinos do Egipto e Albânia pelos comunistas.
Monsenhor Theophan Noli (Stephan / Stylian Fan Noli), foi Consagrado Bispo em 1918, pelo Arcebispo
de Tirana, Albânia, Monsenhor Christoforo Kissi,
dependente do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, tendo Monsenhor Kissi morrido no exílio em 1937 e
a Albânia abolido a F é Cristã Ortodoxa. O Sucessor do Metropolita
Kissi foi Monsenhor Damianos, entronizado em 1967, mas falecido na prisão
em 1973. Mais tarde, em 1992 a Igreja Ortodoxa Albanesa consegui eleger o seu
Primeiro Arcebispo que reside no próprio território da Albânia, Monsenhor Athanasios.
Monsenhor Christopher Contagiorgios
Monsenhor Christoforo Kissi
Monsenhor Peter Andrew Zurawetsky
Monsenhor Stephan (Stylian Fan Noli),
EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA
DA ALBÂNIA, o qual depois da segunda guerra mundial foi exilar-se nos
Estados Unidos, e foi motivado a lidera o movimento Ortodoxo Albanês
na América. Junto a Monsenhor Sophronios Bishara (Bashir) Consagram como Bispo a Monsenhor Christopher Contagiorgios,
que junto a Monsenhor
Nicholas Kedrosvky (Kefroff), Monsenhor Arsenio Saltas e Monsenhor
Benjamin Fedtschenkch consagram, em 1935 a Monsenhor
Joseph Klimovich, que junto a Monsenhor
Peter Andrew Zurawetsky, Monsenhor Joseph Zielonka e Monsenhor
John Cyril Sherwood consagram
em 02 de Junho de 1951 a Monsenhor Joachim Souris.
Souris – Propheta
As Sucessões Noli-Sophronios juntam-se em Monsenhor Christopher Contagiorgios,
consagrante de Monsenhor Konstantine Jaroshevich, em 1949, que junto a Monsenhor
Joseph Klimovich e o Metropolita Siriano, Joseph Zielonka, consagram em 14
de Outubro de 1950, o Metropolita Ucraniano Nicholas Bohatyretz, o qual junto
a Monsenhor Klimovich e Monsenhor Jaroshevich Consagram em 15 de Outubro e
1950 ao Arcebispo Peter Andrew Zurawetsky.
Esta é a linha sucessória dos Bispos russo-ucraniano e grego-siriano que confere a Monsenhor Joaquim Souris, que também recebe
a Sucessão de Monsenhor Aftimios através de Monsenhor Ignatius (Willian Albert Nichols) e de Monsenhor Ambrosius (Maitland Ambrose Raynes) os quais em 1934 consagram a Monsenhor Georgeius (George Winslow Plummer),
que junto a Monsenhor Irineus (Henry Van Ardsald Parsell), consagram, em 1936,
a Monsenhor Theodotus (Stanislaus De Witow ou Witowsky), que intercambia sua
linha sucessória com a de Monsenhor Joaquim Souris, primeiro Metropolita
da Igreja Grega Ortodoxa Autocéfala em Nova York, e fundador da Greek Bishops of Holly Sinod of true Orthodox Christians (G.O.X), (Old Calendar),
o qual junto ao Monsenhor Theodotus (Stanislaus De Witow ou Witowsky), Metropolita
da Orthodox Church of America - OCA, Consagraram em 03
de Outubro de 1964, em Nova York, o Arcipreste Mitrado Walter Myron Propheta
como Bispo Grego-Ucraniano, conservando a Sucessão Russa-Siriana.
Patriarca
Wolodymyr I (Walter Myron Propheta)
Makarios – Propheta
Posterior à Consagração Episcopal de Mons. Walter
Myron Propheta, em 03 de Outubro de 1964, este foi Re-Consagrado para ser elevado
ao Arcebispado e a Metropolia, como Primaz da Igreja Ortodoxa da América e da Antiga Igreja da Ucrânia, tendo sido Consagrantes em 30 de Março
de 1965, o Arcebispo Theoklitos Kantaris da Igreja Ortodoxa Grega de Salamis (Chipre) e o Arcebispo Theodotus (Estanislao de Witow / Wilansky),
da Igreja Ortodoxa da América. Monsenhor
Walter Myron Propheta foi proclamado
Patriarca, para a Igreja Ortodoxa da América e para a Antiga Igreja da Ucrânia, sob o nome de S.S. Wolodymyr I, em 14 de Janeiro de 1968.
S.S. Wolodymyr I (Walter Myron Propheta) veio a falecer em 18 de Outubro de 1972, aos 60 anos
de idade.
A Sucessão Grega recebida por S.S. Wolodymyr I (Walter Myron Propheta) através de Monsenhor Theoklitos Kantaris, vinha directamente de S.B. Makarios
III (13-08-1913 – 03-08-1977), Arcebispo de Nova Justiniana e Arcebispo
Primaz de Chipre. S.B. Makarios III (Michel Christodotou Mouskos Kykkotis) havia Consagrado ao Episcopado em 13 de Junho de 1948 a Monsenhor Theoklitos
Kantaris, como Bispo de Salamis (Chipre).
S.B. Makarios III (Michel Christodotou Mouskos Kykkotis)
S.B. Makarios III, Patriarca Ortodoxo de Chipre, com reconhecimento pleno do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, Sucessor de Makarios II, foi o primeiro Secretário Geral do Parlamento Mundial para Segurança e Paz, Organismo Inter-governamental e o Presidente-fundador era o Arcebispo Vittorio Giovanni Maria Busa, posteriormente S.S. Viktor Ivan I Busa, II Patriarca Ortodoxo Bielorrusso Eslavo.
S.S. Viktor Ivan I Busa, II Patriarca Ortodoxo Bielorrusso Eslavo
Propheta – Pace
Esta bem claro que no dia 03 de Outubro de 1964, quando foi Consagrado Bispo, Monsenhor Walter Myron Propheta, aos 52 anos, recebeu das mãos do Arcebispo Joaquim Souris e do Arcebispo Stanislaus De Witow (Theodotus Witowsky), o acumulado canónico de seus antecessores Russos-Ucranianos, que com excepção do Arcebispo Bohdan Shpilkat que lhe outorgara a Sucessão Grega de Monsenhor Athenagoras em 18 de Abril de 1959, como seu secretário e Arcipreste Mitrado da Igreja Ortodoxa Ucraniana da América, sob o Patriarcado Ecuménico de Constantinopla; e com a Re-Consagração de 30 de Marco de 1965, reafirmava a Sucessão Episcopal Grega, das mãos do Arcebispo Theoklitos Kántaris.
Monsenhor Joseph-Rene Villate
Era necessário que o Arcebispo Walter Myron Propheta, fosse receptor das linhas russa-ucraniana e grega, assim como também das linhas siriana de Monsenhor Joseph-Rene Villate, e Vétero-Católica de Monsenhor Henry Carfora, assim como da Sucessão Apostólica de Utrecht, pois em 14 de Janeiro de 1968, o Arcebispo Propheta, foi proclamado como Sua Beatitude Wolodymyr I, tendo sobre a sua cabeça a Sucessão dos Arcebispos Russos Zioran, Tikhon, Platon, Nevskij, Meschersky, Eudokimove, e Monsenhor Aftimios Ofiesh.
Monsenhor Henry Carfora
Monsenhor Aftimios Ofiesh foi o primeiro grande fundador de uma Ortodoxia genuinamente livre de toda a tradição étnica, talvez, o maior dos Arcebispos Cristãos da Renovação Católica Ortodoxa. O Arcebispo Metropolita Aftimios Ofiesh, que tomou o nome de Mar Abdullah I, como reconhecimento de seu retorno à Igreja Palestiniana mais antiga, desejando a Tradição Eslava e abrindo-se para um Catolicismo Ortodoxo, mais Ocidental, porém com raízes Jerusalemitanas.
Mar Ignatius Peter (Bedros)
Do Arcebispo Aftimios Ofiesh provêm quase todas as Igrejas Autocéfalas Ortodoxas, a Albanesa em Diáspora, do Arcebispo Fan Noli, a Bizantina da União Melkita do Arcebispo Melece Sawaya com o Arcebispo Anthony Anned, a Russa-Vétero Católica de Monsenhor Henry Joseph Kleefish e Monsenhor Odo Achesson Barry, que somadas à linha siriana de Mar Ignatius Peter (Bedros), e através do Arcebispo Jules Ferrete, chega ao S.S. Hugh George de Willemontt Newman, Primeiro Patriarca de Canterbury e VI da Inglaterra.
S.S. Hugh George de Willemontt Newman
De Monsenhor Aftimios Ofiesh nascem os Arcebispos Sopronios Bishara e deste
Monsenhor Christopher Contagiorgios, e deste o Arcebispo Joaquim Souris, que
tinha a Sucessão do Arcebispo Peter Zurawetsky, e do Arcebispo
Bohatyretz,
e dos Arcebispos Klimovich, Saltas, Kedroffsky, e Jaroshevich; todas essas
conjunções histórico-canónicas concentradas naquele
Primeiro Patriarca, que no ano de 1968, com S.S. Wolodymyr I (Walter M. Propheta), teve como missão
unir todas as Igrejas Ortodoxas da América (não étnicas)
em uma só expressão institucional, a Igreja Católica Ortodoxa da América (AOCC - American Orthodox Catholic Church).
É neste contexto que o Patriarca Wolodymyr I (Walter M. Propheta) expande para Europa, para
tentar unir as linhas do Arcebispo Jules Ferrett, do Patriarcado de Canterbury na Inglaterra (Antiga Igreja Ortodoxa da Inglaterra), com as Igrejas Galicanas
e de Utrech.
O Sacerdote Ortodoxo Giuseppe Santo Pace, natural de Génova, foi Ordenado
Presbítero em 20 de Janeiro de 1958 pelo Arcebispo Alesio Van
Der Hensbugghe,
que tinha a linhagem russa em exílio e dos Velhos Católicos.
Em 25 de Dezembro de 1964 Monsenhor Walter Myron Propheta, Metropolita da Antiga Igreja da Ucrânia na América junto com o Arcebispo
Joaquim Souris e Monsenhor Theodotus Witowsky, Consagram como Bispo a Monsenhor
Giuseppe Eusébio Santo Pace, permanecendo como Exarca
para a Itália
e América do Sul,
desde 1964 até 1971.
S.S. Wolodymyr I (Walter M. Propheta), que desde
1968 era o Patriarca da Antiga Igreja da Ucrânia na América, assim como da Igreja Católica Ortodoxa da América eleva ao Arcebispo Giuseppe Eusébio
Santo Pace, como Metropolita da Itália e Exarca Apostólico para
toda Europa e América
Latina, sob o nome de “Eusébio”, Bispo de Nazareth.
Arcebispo Giuseppe Santo Pace (Eusébio)
Anned - Barry
Monsenhor Odo Achesson Barry, que transfere a sua Sucessão Canónica a S.S. Hugh Willemont Newmann, do qual vem posteriormente a sucessão de S.S. Viktor Ivan Busa, e também por sua raiz russa-ucraniana, tem directa relação com S.S. Wolodymyr I (Walter M. Propheta), do qual vem Monsenhor Eusébio Santo Pace, transmissor da sucessão russa-ucraniana no Brasil a Monsenhor Jair Pereira de Faria (Mar Crisostomos), e a S.B Luiz António do Nascimento (Mar Athanasios I).
S.B. Luiz António do Nascimento (Mar Athanasios I)
A história de Monsenhor Odo A. Barry resulta útil e interessante, pois este sacerdote provinha sem sucessão válida da Igreja Católica Liberal, até que em 26 de Julho de 1946, em que foi Ordenado Presbítero por Monsenhor Anthony Joseph Anned. Monsenhor Anned (1881-1970+), foi Consagrado Bispo em 09 de Outubro de 1911, por Monsenhor Melece Sawaya e posteriormente foi rectificado em 10 de Setembro de 1944 por Monsenhor Lowell Paul Wadle, junto a Monsenhor Edgar Ramon Verostek, recebendo a linhagem russa e siriana, em 23 de Agosto de 1945, através de Monsenhor Henry Joseph Kleefish, Monsenhor Charles H. Hampton e Monsenhor Wallace David de Ortega Maxey. Monsenhor Anned havia fundado a Primeira Igreja Bizantina na América (The Bizantine American Church).
Monsenhor Wallace David de Ortega Maxey
Em 29 de Julho de 1949, Monsenhor Odo Achesson Barry foi Consagrado Bispo por todo o Sínodo Bizantino formado pelos Bispos Anthony J. Anned, Charles H. Hampton, Lowell Paul Wadle, Hugh Michael Strange e Henry J. Kleefish, ressaltando que o Arcebispo Lowell Paul Wadle, Consagrado Bispo em 16 de Março de 1947 pelo Arcebispo Franz Dyer, que foi Consagrado em 10 de Abril de 1940, por Monsenhor Ignacio Jules (Willian Albert Nichols), também tinha a Sucessão de Monsenhor Joseph René Villate, que havia sido Consagrado em 29 de Maio de 1942, recordando que Monsenhor Villate recebera a Consagração Episcopal de Mar Julius I (António Francisco Xavier Alvarez) da Igreja Síria Ortodoxa Malabar.
Mar Julius I (António Francisco Xavier Alvarez)
Thiesen - Busa
Antes de escrever sobre as Sucessões Europeias da Igreja Marievita e da Igreja Vétero Católica Apostólica, ou da Igreja Ortodoxa Galicana, todas directamente descendentes da linhagem Sírio-Ortodoxa de S.S. Ignacio Peter III (Arcebispo Bedros de Homs, “Edesa” - Síria), logo 128º Patriarca da Igreja Ortodoxa Siriana de Antioquia, mediante o Patriarcado Ortodoxo de Inglaterra fundado por S.B. Jules Ferrete, que posteriormente se conheceria como linha britânica de Canterbury e que teve em S.S. Willemott Newmann, e em seu sucessor o Arcebispo Harold Perceval Nicholson (Jean Harold Nicholson), Arcebispo Titular de Harbin, grande expansão. Mons. Nicholson, como receptor da linhagem russa de Monsenhor Henry Kleefish, transmitira a Consagração Episcopal, em 01 de Junho de 1955 a Monsenhor Jan Frederich Nico Blon Van Assendelf Altland, da qual vem uma das Sucessões de S.S. Viktor Ivan Busa (Vittorio Giovanni Maria Busa).
Monsenhor Jan Frederich Nico Blon Van Assendelf Altland
A canonicidade de S.S. Viktor Ivan Busa (Vittorio Giovanni Maria Busa), IIº Patriarca da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava, com sede em Sicília-Palermo - Itália, concretiza-se em 06 de Marco de 1971, quando recebe a linhagem Siriana e Vétero-Católico, Russo-Ucraniano e Melquita-Uniata, tudo unificado no VII Patriarca Britânico e I de Glastonbury, o célebre e culto Arcebispo inglês, S.S. Hugh George de Willemott Newmann, que em 08 de Setembro de 1945, Consagra a Monsenhor Charles Leslie Saul, que em 08 de Janeiro de 1950 Consagra a Monsenhor Dom L. Thomas Tollemas, que em 04 de Novembro de 1951 Re-Consagra no Episcopado ao Arcebispo Joseph Maria Thiesen, previamente Consagrado por Monsenhor Aloysius Stumpfl em 17 de Abril de 1949. Desta forma, S.S. Viktor Ivan Busa (Vittorio Giovanni Maria Busa) em 06 de Marco de 1971, na Alemanha, recebe de Monsenhor Joseph Maria Thiesen, a linhagem Apostólica da Igreja Vétero-Católica da Alemanha (Alt Romisch Katholiche Kirche), recordando que Monsenhor Thiesen era também transmissor de Sucessões Apostólicas a Monsenhor Jan Frederick Nico Blon Van Assendelf Altland em 25 de Janeiro de 1953, a qual somava a esta sua Consagração Episcopal efectuada em 27 de Maio de 1950 pelo Patriarca Mar Joanes, falecido em 1968, de nome secular Arcebispo Harold Perceval Nicholson (Jean Harold Nicholson).
Patriarca Harold Perceval Nicholson (Jean Harold Nicholson)
King – Busa
Mas, como também Monsenhor Altland estará presente em várias
Re-Consagrações europeias, seguiremos agora com a terceira linha
sucessora episcopal de S.S. Viktor Ivan Busa (Vittorio Giovanni
Maria Busa), o qual em 10 de Outubro
de 1972, intercambia Consagrações com Monsenhor Frederick
Charles King, na cidade de Los Angeles - USA. Mons. King tinha sobre si a Sucessão
de Monsenhor Rene Villate e de Monsenhor Aftimios Ofiesh,
e intercambia com S.S. Viktor Ivan Busa (Vittorio Giovanni
Maria Busa) todas as linhas faltantes, desde
a Sucessão Romana mais antiga, como a do Bispo de Tamaulipas, Dom
Eduardo Sanchez y Camacho (1838- 1920) que estabelece a Igreja Nacional do México,
e da Sucessão dos Vétero-Católicos Americanos
e Europeus como Monsenhor Donkin, e seus sucessores Monsenhor
Hereford, Monsenhor Mac Beanknightit e Monsenhor Hedley Coward Bartlett (1873-1956).
No intercâmbio King-Busa, de suas Co-Consagrações, unem
também as linhas de Monsenhor Philip Charles Stewart Singer (Sucessão
Camacho-Wellemont), e a de Monsenhor Herman Philippus Abbinga,
que Consagra a Monsenhor Altland em Abril de 1947, e este ao Príncipe
Mons. Alexandro Licastro de Chastre Grimaldi Lascaris, em 18
de Novembro de 1956 e este a Monsenhor Charles Brearley (Ignatius
Carolus of Danum), em 16 de Junho de 1957, a qual se transfere ao mencionado Monsenhor
Stewart Singer. Também
podemos dizer que se soma a Sucessão do Arcebispo Christopher
Maria Carl John Stanley, Consagrado por Monsenhor Altland em
03 de Maio de 1959, do qual vem Monsenhor Skelton Leonard (Miller
Marck),
conhecido como Mar Markus I, da Bizantine Catholic Church e Monsenhor Frederich
Charles King, Arcebispo Primaz para a toda Itália da Old Catholic Church.
S.B. Mar Markus I
Maas - Busa
Essa linha litúrgica – tradicional leva a S.S. Viktor Ivan Busa (Vittorio Giovanni Maria Busa), novamente a Alemanha, para que em 22 de Abril 1973, receba a Sucessão Marievita, de Monsenhor Georges Kowallesky, líder da Restauração Mariana da Polónia, reforçada pela legitimação Vétero-Católica de Monsenhor Gerardus Gull e toda a essência Conciliar de Utrecht, sendo S.S. Viktor Ivan Busa (Vittorio Giovanni Maria Busa) ratificado e elevado ao Arcebispado, pelo Santo Sínodo de Mariviten Katholische Kirchen in Dentschland formado pelos Arcebispo Helmut Norbert Maas, o Bispo Herry Marciniak e o Bispo Jakob Rokitta; e de Monsenhor Helmut Norbert Maas, falecido em 1992, e que foi Consagrado em 09 de Outubro de 1949, por Monsenhor Paul Fatome, que foi Consagrado por Monsenhor Michael Maria (John Kowaleski), em 04 de Setembro de 1939. Monsenhor Helmut Norbert Maas, também era portador da Sucessão Russa-Siriana, recebida em 22 de Setembro de 1955, directamente de Monsenhor Harold Perceval Nicholson, assistido por Monsenhor Jan Frederick Nico Blom Van Assendelft Altland e por Monsenhor Theodor Anselmus Labs.
Monsenhor Gerardus Gull
Malvy – De Vent – Busa
Ainda faltava uma Consagração a S.S. Viktor Ivan Busa (Vittorio Giovanni
Maria Busa), como
se o Espírito Santo lhe estivesse recobrindo de sucessivas armas espirituais,
para que à morte de S.S. Uladyslaw I Ryzy Riski, Iº Patriarca
da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava em toda a Diáspora Ocidental e Oriental,
essa pesada herança
fosse transmitida ao IIº Patriarca Bielorrusso em Diáspora, actual
Arcebispo de Byalystock, Patriarca Ecuménico dos Eslavos, e de toda
Rússia, S.S. Viktor Ivan I (Vittorio Giovanni Maria Busa).
A linhagem
faltante o aportaria Monsenhor Maurício de Vent, Arcebispo
e Metropolita da Igreja Galicana da França, impondo suas mãos
sobre S.S. Viktor Ivan I Busa (Vittorio Giovanni
Maria Busa), em 13 de Maio de 1973. Monsenhor Maurício
de Vent, sucessor de Monsenhor Jean René Angel de Malvy, que havia sido
Consagrado Bispo pela primeira vez em 12 de Agosto de 1951 pelo Arcebispo
Louis Jean Marie Valentin Fournié, Primaz da Igreja Ortodoxa da França,
por Sucessão Siriana directa de 29 de Maio de 1892, em que Monsenhor
Joseph Rene Villate, por expressa autorização do Patriarca Sírio
de Antioquia, S.S. Ignacio Peter III, concordou que em Ceylan-Sri-Lanka, o
Arcebispo Metropolita Mar Julius I (Monsenhor Antonio Francisco Xavier Alvarez),
conjuntamente com os Arcebispos Mar Gregorios (Geevarghese
Chathuruhie Pallathitta) e Mar Athanasios (Paulouse Kadavil Kouran), todos eles
de Sucessão Sírio-Malabar, consagram um bispo canónico
ocidental não para fundar uma Igreja Ortodoxa Malabar ou Siriana na
América e Europa, mas sim para levar a luz da ortodoxia ás trevas
de um cristianismo que naufragava em liberalismo e em falso modernismo que
assolava o catolicismo romano ao finalizar o século XIX.
Mar Athanasios (Paulouse Kadavil Kouran)
Mar Julius Ernest Houssay
Monsenhor Paolo Miraglia Gulloti
Essa indiscutível linhagem Sírio-Malabar que Monsenhor Villate transferiu a Monsenhor Paolo Miraglia Gulloti em 04 de Dezembro de 1904, e este a Monsenhor Julius Ernest Houssay em 21 de Junho de 1911, e este a Monsenhor Luiz Marie François Girand em 02 de Fevereiro de 1930, e este a Monsenhor Bernard Isidore Jalbert-Villie em 24 de Julho de 1951, e este a Monsenhor Louis Jean Marie Valentin Fournié em 08 de Agosto de 1951, e este em 12 de Agosto de 1951, Consagra a Monsenhor Jean René Angel de Malvy, o qual em 11 de Dezembro de 1955, na Capela do Santíssimo Sacramento, 20 - Rua de Louvois a Chelles, em Paris, Franca é Re-Consagrado e elevado ao Arcebispado, como Coadjutor para a França, pelo ilustre Monsenhor Jean Marie Blom Van Assendelft Altland, como Arcebispo Primaz da Velha Igreja Ortodoxa da França.
Monsenhor Luiz Marie François Girand
Monsenhor Jean René Angel de Malvy, posteriormente primeiro Patriarca Ortodoxo da França, aguardara 17 longos anos, até Consagrar um Bispo Ortodoxo de linhagem canónica oriental (Sírio-Malabar) e ocidental (Vétero-Católico) que somadas ás linhas romanas-ucranianas e russas estaria apto para ocupar o Patriarcado da Igreja Ortodoxa Belga. É assim que em 21 de Setembro de 1972, Monsenhor Maurício de Vent é Consagrado ao Episcopado e assume a Metropolia da Bélgica e posteriormente o primeiro Patriarcado desse Pais. Assim, quando os velhos Patriarcas Ortodoxos da Europa decidem, que seja o jovem Arcebispo Italiano Mons. Vittorio Giovanni Maria Busà, o qual desde 06 de Marco de 1971, havia percorrido meio Mundo, para legitimar sua vocação sacerdotal ao serviço da Fé Cristã Ortodoxa, livre de distorções políticas ou de outros interesses subalternos, recebe agora o seu último selo do Espírito Santo, em 13 de Maio de 1973 na antiquíssima Capela Normanda do “Pai Nosso”, em sua cidade natal, Palermo, Sicília, rodeado de outros Bispos, clero, familiares, fiéis e amigos, quando o Arcebispo Maurício de Vent, coloca as mãos e o Evangelho sobre o futuro Patriarca Bielorrusso.
Patriarca Uladyslau I Ryzy Rysk
Riski – Busa
O Professor Ryzy Riski (1925-1978), Sacerdote Bielorrusso Ortodoxo, forçado
ao exílio pelo comunismo e pela guerra, foi Consagrado Bispo em 20 de
Setembro de 1965 por Monsenhor Walter Myron Propheta, assistido pelos Bispos
Monsenhor Christopher Cragg, Monsenhor Peter Zurawetzsky, Monsenhor Willian
O’Neil e Monsenhor Leonard Hill, que em 07 de Novembro de 1967, outorga
a Mons. Ryzy Riski a Diocese de New Hampshire e o título de Bispo de
Lacônia e da Nova Inglaterra, quando previamente em 04 de Novembro de
1967, é elevado ao Arcebispado por Monsenhor Peter Andew Zurawetzsky,
de quem também recebeu a Sucessão Apostólica em 1965,
como Patriarca do Old Patriarcale Catholic Orthodox in América - OPCOA.
Entretanto Monsenhor Walter Myron Propheta, seguia com a AOCC
- American Orthodox Catholic Church assumindo mais estritamente o controle sobre
as antigas Igrejas Ortodoxas da Ucrânia na América como Patriarca
unificador de quase todo o universo autocéfalo nos Estados Unidos da
América, debaixo de seu Santo Sólio Patriarcal como S.S. Wolodymyr
I.
Perante a morte de S.S. Wolodymyr I (Walter Myron Propheta), Fundador e Patriarca da Igreja Católica Ortodoxa Americana (The American Orthodox Catholic Church), ocorrida em 18 de outubro de 1972, S.B. Ryzy Risk, vê-se impedido a formar o Santo Sínodo Bielorrusso, para atender aos seus compatriotas que continuavam chegando exilados na América. Tendo o Santo Sínodo estabelecido o Patriarcado, devido ao seu crescimento dentro e fora dos Estados Unidos, elegeram a S.B. Ryzy Risk como o Primeiro Patriarca Bielorrusso Eslavo no exílio, sob o nome de S.S. Uladyslau I (Ryzy Risk), por Mandato do Santo Sínodo de Subozhnia, e confirmado
pelo Certificado Sinodal Ecuménico de 01 de janeiro de 1966.
S.S. Uladyslau I (Ryzy Risk), em sua condição de Presidente
do “WORLD PATRIARCATES OF AMÉRICA”, organizou a administração
apostólica de uma possível Igreja Ortodoxa para todo território
da República Socialista da Bielorrussia, que actuaria de modo autónomo
do Patriarcado em exílio. S.S. Uladyslau I (Ryzy Risk) chegou a fundar uma Escola de Ofícios e uma Faculdade em Bronk - Nova York, para imigrantes, seguindo os passos de S.S. Wolodymyr I (Walter Myron Propheta), e do arcebispo S.B. Peter Andrew Zurawetzsky, símbolos cristãos de humildade e dedicação aos desprotegidos.
Diante
da enfermidade terminal de S.S. Uladyslau I (Ryzy Risk), o Santo Sínodo, elege
a Monsenhor Vittorio Giovanni Maria Busa, como Sucessor e Vice-Patriarca Bielorrusso
para a Diáspora Ocidental e Oriental. Com o falecimento de S.S. Uladyslau I (Ryzy Risk), o Santo Sínodo ratifica a Monsenhor Vittorio Giovanni Maria Busa, elevando-o ao
Sólio Patriarcal, como S.S. Viktor Ivan I Busa, IIº Patriarca
Ortodoxo Bielorrusso e Iº Patriarca Ecuménico dos Eslavos. Desde
1979, a Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava, estabeleceu-se na Itália,
Finlândia, Canadá, França, Polónia e América
do Sul, tendo sido no Brasil onde teve a sua maior expansão. O Metropolita
Geral do Patriarcado e Vigário Patriarcal no Brasil para as Américas
e toda Itália, Monsenhor Athanasios Luiz António do Nascimento,
reside na cidade de São Paulo, onde foi construída a Catedral
Metropolitana de São Pedro e São Paulo. Mar Athanasios I é um
Arcebispo singular que tem dinamizado a obra de S.S. Viktor
Ivan I Busa, ao obter o reconhecimento oficial da Igreja Ortodoxa Bielorrussa
Eslava, pelas autoridades oficiais do Brasil, e permitindo que a Igreja integre
junto as Igrejas Católicas Apostólicas Romana, Anglicana, Católica
Ortodoxa Siriana, Luterana, Metodista, Cristã Reformada e Presbiteriana,
no CONIC – CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTAS DO BRASIL, participando
de campanhas.
Com o notável crescimento da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava, foi confirmado em 2010 pelo Santo Sínodo Geral a restauração do Patriarcado das Américas e Eurásia da Santa Igreja Católica Ortodoxa "Sucessão Sto. Wolodymir" - IOBE/AOCC, que inclui desde o início a Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava, sendo conhecida como Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estrangeiro.
Assim, S.B. Moran Mar Athanasios, Arquieparca Metropolita Primaz da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava, é entronizado na cidade de São Paulo - Brasil, em 12 de janeiro de 2013, como Patriarca Soberano da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estrangeiro, sendo conhecido pelo nome de S.B. ATHANASIOS 1º ALOYSIOS.
O Arcebispo Metropolita Mar Athanasios I, tem como seu Coadjutor
Mar Jacob Onei Carlos Lopes, Bispo-Eparca e Secretário-Geral
do Vicariato Patriarcal.
Mar Jacob Onei Carlos Lopes
S.S. Viktor Ivan Busa (Vittorio Giovanni
Maria Busa), juntamente com
o Patriarca Ortodoxo da Igreja do Chipre e Presidente da República
do Chipre, S.B. Makarios III, fundou o Parlamento Mundial para Segurança e
Paz, Organismo Intergovernamental de amplo reconhecimento em mais de 126 países,
sendo S.S. Viktor Ivan Busa, Lord Presidente do Organismo. S.B. Mar Athanasios Iº (Luiz Antonio do Nascimento) é o Embaixador
Extraordinário e Plenipotenciário do Parlamento e Ministro Plenipotenciário
no Brasil.
A Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estado do Rio de Janeiro, encontra-se
sedeada em Jacarepaguá - na Eparquia do Estado do Rio de Janeiro - Igreja
de São Sebastião e São Jorge, sob a direcção
de Mar Nagui Youssef Zayat - Arquieparca do Estado
do Rio de Janeiro, jurisdicionada pelo Vicariato Patriarcal no Brasil para
as Américas e toda Itália, em São Paulo - SP - Brasil.
Mar Nagui Youssef Zayat
Na República Argentina, conta com um Vigário Episcopal, Mar Valerian de Silio (Alfredo Mario Mingolla Montrezza), que representa naquela Nação o Vigário Patriarcal e Arcebispo Metropolita Geral, S.B. Mar Athanasios Iº (Luiz Antonio do Nascimento).
Mar Valerian de Silio (Alfredo Mário Mingolla-Montrezza)
Com o trabalho de Mar Valerian de Silio (Alfredo Mário Mingolla-Montrezza), a Igreja na Argentina encontra-se registada no Ministério de Relações Exteriores, Secretaria de Culto sendo o Templo Ortodoxo de Nossa Senhora de todos os Mártires e São Miguel Arcanjo, consagrado por S.B. Mar Athanasios Iº e introduzido seu Vigário e Proto-Sincelo, Mar Valerian de Silio (Alfredo Mário Mingolla-Montrezza), ficando perpetuamente sob a obediência, jurisdição e potestade da Metropolia Geral sediada no Brasil. A Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava - IOBE, actua de modo independente do Patriarcado de Moscovo e da Metropolia Russa em Exílio assim como da Igreja Bielorrussa dependente de S.S. Kyril I, Patriarca de Moscovo.
S.S. Kyril I, Patriarca de Moscovo
Com o nascimento em Portugal da Igreja Católica Ortodoxa Hispânica no ano 2004 sob o impulso de S.B. Mar Alexander I da Hispânea (Paulo Jorge de Laureano) a mesma recebe a Sucessão Apostólica legítima que procede do IIº Patriarca da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava e que é canonicamente transmitida ao seu primeiro Arcebispo Primaz Katholikos. Esta Santa Igreja Católica e Ortodoxa nasce como uma verdadeira e legítima Igreja Ortodoxa Canónica, que professa a mesma Fé que as Santas Igrejas Ortodoxas Russa, Grega, Sérvia, Romena, Polaca, Checa, Búlgara, Ucraniana, Americana, etc. A sua Teologia, a sua Liturgia (latina / ocidental) e os seus Dogmas não diferem em nada dos das outras Igrejas Ortodoxas (latinas e bizantinas) espalhadas pelos quatro cantos do Mundo, respeitando o direito ás suas particularidades. Com o nascimento desta recente Jurisdição Canónica é demonstrado que o Espírito Santo que desceu sobre os Apóstolos em Pentecostes, continua através dos tempos a iluminar o nascimento de Igrejas Independentes e de muitas Nacionais, conforme o costume da Igreja Primitiva. Nascendo da acção do Espírito Santo, que sopra onde quer e age segundo a sua sabedoria infinita, totalmente de forma independente, mas soberanamente actuante naqueles que aceitam a vontade de Deus nas suas vidas, livres dos erros e crimes do passado sangrento e vergonhoso.
Mar Alexander I da Hispânea (Paulo Jorge de Laureano)
Confirmando o seu esforço por unificar os irmãos na mesma Fé Ortodoxa e respeitando os usos e costumes próprios de cada comunidade, recebe a Sagrada Bula Patriarcal de 21 de Junho de 2008, de S.S. Viktor Ivan I Busa (Vittorio Giovanni Maria Busa), Bispo da Cidade Santa, Sucessor dos Santos Apóstolos Pedro e André, Patriarca Ecuménico da Igreja Universal Ortodoxa Eslava, Patriarca da Diáspora Ortodoxa do Ocidente e do Oriente, Patriarca de toda a Bielorrussa, Arcebispo Metropolita de Byalystok e Grande Prior Ecuménico da Pia União da Igreja Cristã, pela qual concede à Igreja Católica Ortodoxa Hispânica o seu Reconhecimento Canónico e Patrocínio Eclesiástico Universal, reconhecendo a mesma como “filha legitima da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava”, comungando dessa forma da sua Legitima Canonicidade.
Tomos de Reconhecimento Canónico e Patrocínio Eclesiástico Universal
A permanente tentativa da população carpática
de conseguir sua independência cultural e política, e dos poderosos
vizinhos do Oriente e Ocidente, Polónia e Rússia, teve como resultado
o surgimento de uma Igreja Ortodoxa Autónoma, a que seria no século
XX a Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava - IOBE, que foi pela primeira vez declarada
Autónoma no século XIII, e existiu como tal, intermitentemente
até o século XVII.
Nos séculos posteriores, o povo ruteno, perdeu a oportunidade de um
desenvolvimento nacional independente, e viu-se por isso privado da sua Igreja
Autónoma, devido a anexão do seu território, primeiro
a Polónia e finalmente a Rússia.
Em 1918, diante do triunfo da Revolução Bolchevique e a supressão
da monarquia russa, o povo Ruteno (bielorrusso) declarou a sua independência;
porém essa tentativa nacionalista foi afastada pelos comunistas com
a qual, se eliminou a possibilidade de restaurar a Igreja Bielorrussa Autocéfala.
Sem embargo, quando o regime soviético começou a perseguir a
Igreja Ortodoxa Russa, com o pretexto de que era um baluarte da velha autocracia
e promotora de actividades contra-revolucionárias de todos os tipos,
a Igreja Bielorrussa, aproveitou a crise religiosa de Moscovo, para reunir
os lideres nacionais em um Sínodo, o qual voltou a criar a Igreja Ortodoxa Bielorrussa Autocéfala, sob a base do precedente histórico mencionado
e seguindo as instruções dadas pelo Patriarca Russo Tikhon Bellavin
que seguindo a decisão do Santo Sínodo Russo e do Supremo Conselho
Eclesiástico da Igreja Russa Ortodoxa, reunido em 7 (20) de Novembro
de 1920, em cujo cânon nº 372, dizia que: “diante do caso
de que uma Eparquia se visse privada de toda comunicação com
o Patriarcado de Moscovo, esta deve assumir a plena autoridade”. Foi
assim que entenderam os Bispos Russos nos Estados Unidos, os quais criaram
(devido à posterior prisão do Patriarca Tikhon Bellavin), a Igreja Ortodoxa Russa em Exílio, tendo até há poucos anos uma administração
autocéfala e totalmente desvinculada de Moscovo.
A decisão de criar Eparquias Autocéfalas foi confirmada canonicamente
pelo sucessor do Patriarca Tikhon, durante a sua prisão pelos soviéticos,
o Arcebispo de Tirno, Metropolita e Administrador do Trono Patriarcal, Monsenhor
Afangel, em 05 (18) de Junho de 1922, desde a cidade de Yaroslavl, emitindo
a resolução nº 14, dirigida a todos os Bispos Ortodoxos
de Tradição Eslava, e que desde esse dia e até a reposição
de um Patriarcado legítimo e livre de toda opressão do Estado, todas
as Eparquias eram declaradas independentes, ou seja, autocéfalas. A
decisão tomada pelo Delegado Patriarcal, Metropolita Afangel, que havia
facultado as autoridades religiosas locais a actuar independentemente em caso
necessário, permitiram que Monsenhor Melquisedec (Mikhail Paevsky),
Bispo de Minsk e Turov, fosse eleito Metropolita da Eparquia Bielorrussa.
Em 23 de Julho de 1922 este histórico acontecimento foi anunciado na
Catedral de Minsk, para total satisfação da população,
elevando a Antiga Eparquia ao Grau de Igreja Nacional, tendo a recém
criada Igreja Ortodoxa Bielorrussa procurado contribuir para uma renovação
do espírito local e assim proteger-se das pressões da Nova Igreja
pro-comunista de Moscovo, denominada Igreja Viva ou Renovada.
A Nova Igreja Moscovita organizou-se por mandato do Soviético Supremo,
e por decisão de Lenine, dispondo que se criassem vários movimentos
e agrupamentos clericais declaradamente comunistas, e estas eram a Igreja Viva,
a Igreja Vivente e as Igrejas Renovadas, que eram dirigidas por bispos pro-soviéticos
e teriam como missão criar um cisma dentro da Igreja Ortodoxa e suprimir
o clero anticomunista, leal ao Patriarca Tikhon Bellavin que se encontrava
encarcerado em Lubianka, pela polícia secreta do Soviete a temível GPU,
posteriormente chamada KGB ou NKVD. Entretanto o entusiasmo religioso mantinha-se
ainda muito vivo, tendo sido instalados três Bispos nos recém
restaurados Bispados Bielorrussos: Monsenhor Filaret (Feodosy Ramensky) em
Bobuisk, Monsenhor Nicolai (Nicolai Shemetilo) em Slutsk e Monsenhor
Ioann (Ivan Pashin) em Mozyr, tendo sido Ordenados Sacerdotes Bielorrussos para realizar
tarefas religiosas e educativas e educando a sacerdotes jovens e acólitos.
Introduziu-se a língua bielorrussa nos serviços religiosos, reforçaram-se
os coros, celebraram milhares de procissões religiosas acompanhadas
da entonação de hinos, e deram nas catedrais concertos religiosos
e conferências sobre os temas teológicos e filosóficos.
Durante este período a Igreja Bielorrussa foi uma unidade espiritual
e cultivou uma intensa vida religiosa.
Os números dos serviços religiosos, a grande quantidade de paroquianos
jovens e a responsabilidade do Metropolita Melquisedec (Mikhail Paevsky), que
era um excelente organizador da vida religiosa e a quem a sua grei amava intensamente,
chamaram nova e rapidamente a atenção das autoridades soviéticas,
e a Igreja Ortodoxa Bielorrussa Autocéfala foi outra vez objecto de
seus ataques.
O primeiro golpe consistiu em submeter a juízo o Metropolita Melquisedec
e ao clero das Catedrais, por supostamente ocultar tesouros religiosos, que
deveriam ser utilizados, para combater a miséria causada pela inundação
do Volga, apesar do feito de que tudo já havia sido retirado, como indicava
os inventários, se realizando um juízo-espectáculo em
Agosto de 1922, que durou vários dias. A polícia montada tropeçou
com dificuldades ao tratar de fazer retroceder aos milhares de pessoas que
rodeavam o edifício dos tribunais. A mesma sala de audiência estava
abarrotada de fiéis, que se colocaram unanimente de pé quando
os acusados foram conduzidos ao banco dos réus.
A multidão reunida na sala reaccionou vivamente ante a injustiça
da acusação e aplaudia quando as declarações das
testemunhas revelavam a falsidade das acusações soviéticas.
Em lugar de comprometer, como se desejava, o clero bielorrusso, e aterrorizar
as comunidades dos fiéis, o juízo produziu um efeito oposto.
“Tendo em conta o poderio do regime soviético”, suspendeu-se a
sentença e os acusados foram postos em liberdade, tendo após
estes processos a Igreja florescido em uma medida ainda maior. Os cantos das
velhas canções populares fizeram-se ouvir, ornamentos e bordados
bielorrussos começaram a adornar as Igrejas, e intensificou-se a preparação
de sacerdotes jovens para as tarefas religiosas.
O segundo golpe constituiu-se com a infiltração em Minsk em 1924,
com membros do clero da Igreja Redeviva Soviétofila. O Metropolita Melquisedec
foi chamado a Moscovo, e agentes soviéticos e guardas da GPU (Serviço
Secreto Comunista) instalaram na Catedral os Bispos da Nova Igreja. O povo
resistiu valentemente. Os trabalhadores ferroviários de Minsk opuseram-se
ao Novo Clero com especial energia.
Muitos foram presos, celebraram-se juízos-espectáculos, os presos
foram golpeados nas celas da GPU e deportados. Depois de ocuparem a Catedral,
os Bispos da Igreja Rediviva e as Autoridades leigas proclamaram a criação
da Igreja Rediviva Autónoma da Bielorrussia e começaram a oprimir
o clero urbano e das aldeias que se recusavam submeter-se a ela.
Muitos sacerdotes foram separados de suas paróquias. Apesar de tudo,
depois de ser libertado do cárcere o Patriarca Tikhon, em 15 de Julho
de 1923, e de denunciar publicamente a situação ilegal das autoridades
da Igreja Rediviva, a unidade da Igreja, começou a fazer-se mais forte
nas Eparquias Autocéfalas da Ucrânia, Polónia e Bielorrussia,
sendo nesta ultima dádiva os esforços dos paroquianos ortodoxos
da Catedral de Minsk, que foram tomadas dos Bispos da Igreja Rediviva. O Metropolita
Melquisedec enviou de Moscovo à sua grei uma atrevida missiva, datada
de 12 de Outubro de 1923, certificando que a autodeterminação
Autocéfala da Igreja Bielorrussa como também o título
de Metropolita, não haviam sido condenados nem anulados pelo Patriarca
Tikhon. Pouco tempo depois o Metropolita Melquisedec voltou a Minsk e empreendeu
a tarefa de reconstruir a organização da Igreja em toda a Bielorrussia.
O terceiro golpe foi a prisão do Metropolita Melquisedec e a sua deportação
a Krasnoyarsk em 1926, quando também foi destituído. Este foi
um dos primeiros serviços que prestou a representação
do regime soviético e o Metropolita Sergue Stagorosky, o qual já gozava
da confiança soviética antes de sua aberta declaração
de lealdade ao regime de Moscovo, em 1927. Em continuação desta
declaração se iniciou a mais brutal opressão do clero
autónomo e dos fiéis bielorrussos ortodoxos. Cargos infundados
de resistir ás autoridades legais da Igreja, de “espionagem a
favor da Polónia”, de actividade reaccionária por parte
do clero e de apoio ao clero, deram o pretexto para a realização
de execuções cujo número foi um constante aumento, grande
quantidade de Igrejas foram fechadas á força, clausuradas por
intermédio da imposição de exorbitantes tributos, e recorrendo
a provocações terroristas. O substituto actuante do Metropolita
Melquisedec, Bispo Filaret de Bobruisk, tratou de manter viva a vida religiosa
bielorrussa.
Um Sínodo do clero e dos leigos, convocados por ele, celebrou-se em
Agosto de 1927 e adoptou estatutos para a Igreja Bielorrussa Autocéfala,
que previam a liberdade de interferências provenientes da Hierarquia
com sede em Moscovo. Sem embargo, a posição do Metropolita Sergue
Stagorosky, de notória subordinação ao regime comunista
e a irrupção da colectivização, mais a destituição
do Movimento Democrata Nacional na Bielorrussia fizeram impossível a
continuação da existência de uma Igreja Autocéfala.
Entre o clero da Igreja Bielorrussa Autocéfala que morreu no cárcere,
encontravam-se os Bispos Ioann de Mozyr, Nololai de Slutsk e Filaret
de Bobruisk,
uma grande quantidade de Sacerdotes, incluindo membros do Santo Sínodo,
morreram na prisão e no exílio; 2800 Paróquias da Igreja
Bielorrussa Autocéfala foram arrasadas e 3600 Sacerdotes da Igreja Bielorrussa
Autocéfala foram reduzidos ao estado leigo.
Com o objectivo de destruir o prestígio moral do Metropolita Melquisedec
aos olhos de sua grei bielorrussa, chamaram-no novamente a Moscovo em 1931 “para
tomar parte na sessão de verão do Sínodo”. Sem embargo,
em 17 de Março de 1931 morreu prematuramente, e levou consigo na viagem
eterna, o segredo da pressão que exerceram sobre ele e as condições
propostas. Em Minsk foram destruídos muitos dos edifícios religiosos
de significação histórica e artística, a Catedral
que datava do século XVI, foi dinamitada e o sítio em que se levantava
ficou baldio, parecendo como símbolo da Igreja arruinada, a Catedral
de Ekaterinsk, constituída no século XVII e que foi convertida
em depósito de hortaliças; o Convento de Preobrazhensk transformou-se
num clube desportivo; logo depois de suas Monjas serem expulsas e obrigadas
a casar-se, durante os anos da opressão exercida pela Igreja Rediviva
debaixo do bispo comunista Alejandro Shcherbakov; e o Mosteiro do Espírito
Santo, do século XVI, que foi usado como lugar de depósito dos
arquivos da cidade e a Igreja Barroca Arkhiereiskaya, do século XVIII,
que foi destruída.
A Nova Igreja Ferroviária foi também dinamitada, e a “Velha
Igreja de Madeira”, passou a ser a sede de um clube de surdos-mudos.
As Igrejas dos Cemitérios foram destruídas, o mesmo que uma série
de Igrejas em Mogilev, Vitebsk, Polotsk, Kolkanov e outras cidades da Bielorrussia.
Depois da “ocupação” da Bielorrussia Ocidental pelas
tropas soviéticas em 1939, as aspirações da Igreja em
prol da independência nacional foram sufocadas pelos esforços
conjuntos do Patriarcado de Moscovo no regime soviético. Uma quantidade
de sacerdotes ortodoxos morreram nos campos de concentração ou
no exílio, e membros de suas famílias foram deportados para a
Sibéria. Em 1940 foram executados muitos leigos pertencentes à Igreja.
Impuseram-se ao clero pesados tributos, que excediam audaciosamente as suas
entradas. Os sacerdotes que deixavam de pagar esses exorbitantes impostos eram
presos imediatamente e condenados entre 10 a 20 anos de trabalhos forçados,
juntamente com os leigos que recolhiam fundos para pagar as taxas. Muitas Igrejas
foram fechadas e o clero foi obrigado ao trabalho comunitário em fábricas
do Estado, as quotas do trabalho eram tão elevados que era impossível
cumpri-las.
A segunda guerra mundial permitiu que as tropas alemãs libertassem a
Bielorrussia do regime soviético, e assim o começo do avanço
alemão para o oriente. Entretanto, as ruínas fumegavam, e todavia,
se iniciou a restauração da vida religiosa. Em Minsk, a Igreja
de Santo Alejandro Nevsky, no cemitério militar, foi a primeira a abrir.
O povo levou à Catedral contribuições de toda espécie: ícones,
pinturas em tela bordada, tapetes, toalhas de altar, bíblias, almanaques,
e uma abundância de flores. Da Bielorrussia Ocidental chegou um Monge
para dirigir os serviços religiosos, que foram renovados regularmente.
O povo bielorrusso, que durante décadas havia vivido debaixo do sistema
soviético de educação ateia e comunista, converteu-se
de novo num povo religioso. Organizaram-se coros e celebraram-se cerimónias
religiosas, que incluíam matrimónios, orações e
sufrágios. Chagaram a baptizar até 10000 jovens num dia.
Empreenderam-se na construção de Igrejas que não haviam
sido destruídas por completo nas cidades grandes e nas pequenas aldeias.
Em 09 de Setembro de 1941 o Metropolita Dionísio de Varsóvia convoca um Concilio para a Igreja Bielorrussa. Em 1941 e 1942 foram designados
três Bispos para as sedes bielorrussas, e entre 30 de Agosto e em 02
de Setembro de 1942 um Sínodo da Igreja Ortodoxa Bielorrussa, celebrado
em Minsk, reconhece a Igreja Bielorrussa Autocéfala, com o Metropolita
Panteleimon à sua cabeça.
A restauração da vida religiosa teve lugar debaixo das difíceis
condições impostas pela segunda guerra mundial, no meio de lutas
de guerrilhas paisanas pro-soviéticas e grupos pro-nacionalistas, diante
da falta de alimentos e materiais de construção, e também
pelas completas relações entre as forças alemãs,
que contavam com o apoio do Movimento Nacionalista Bielorrusso. Os agentes
soviéticos intentaram recorrer á provocação para
impedir o progredir de uma Igreja Ortodoxa favorável a Alemanha, tendo
muitos dos líderes da vida religiosa e pública padecido nas mãos
dos paisanos soviéticos. Propôs-se que uma Nova Igreja, de iguais
dimensões, se edificasse no lugar da arruinada Catedral de Minsk, como
um símbolo espiritual da nação e da liberdade religiosa
no estado bielorrusso. Houve ordenações de sacerdotes, celebraram-se
cursos de instrução religiosa durante a ocupação
germana até 1944.
A retirada da Alemanha inverteu fatalmente o curso da história. Uma
vez mais as forças armadas soviéticas invadiram a Bielorrussia
e foram sufocados as aspirações nacionais. Ao negar-se a reconhecer
a autonomia bielorrussa, o Patriarcado de Moscovo prestou de novo um serviço
ao regime soviético. O clero e o povo, que resistiram á fusão
com a Igreja Moscovita, foram cruelmente maltratados pelas autoridades soviéticas.
Voltaram a fazer-se deportações em massa, execuções
e prisões, a NKVD voltou a perseguir e liquidar os que haviam participado
do Sínodo Autocéfalo de 1941 reorganizando a Igreja Bielorrussa Nacional, julgando-os inimigos do Sistema Soviético.
L. Tsanava, chefe da NKVD na República Socialista Soviética Bielorrussa
em 1951, declarou: “A maioria dos nacionalistas bielorrussos...
ao serem descobertos e apanhados, sofreram um castigo merecido... A maior parte
deles baixaram á sepultura, e os que esperam não poderão
evitar o castigo que merecem”, citado por L. Tsanava, “A guerra
Nacional de Resistência Bielorrussa”, Vol. II, Minsk, 1951, pg.
689 e 853, cit. em I Kasiak “Historia da Igreja Ortodoxa do Povo Bielorrusso”,
NY. 1956 pg. 139-140.
No verão de 1957, já não havia paróquias ortodoxas
autocéfalas no território da Bielorrussia. Das antigas Eparquias,
só Minsk e Bobruisk permaneciam como bispados. No seminário religioso,
o ensino voltou-se para o idioma russo. O Metropolita da Bielorrussia, Monsenhor
Pitirim (Sviridov), um dos clérigos de maior confiança do Patriarcado
de Moscovo, estava promovendo a passos acelerados a desnacionalização
do povo bielorrusso, e era vigoroso adversário de seu passado autonomista
e pro-soviético.
A hierarquia da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Autocéfala foi empurrada
ao exílio. Actualmente existem Paróquias da velha tradição
da Igreja que seguem desenvolvendo a sua vida religiosa conforme as tradições
espirituais herdadas da velha pátria bielorrussa nos Estados Unidos,
Canadá, Europa e América do Sul.
Restauração do Patriarcado Bielorrusso em Exílio (1950-2001)
Em 1950 o Arcebispo Bielorrusso, Konstantin Jaroshevich, Consagrado pelo Patriarca
da Igreja Ortodoxa Albanesa, Arcebispo Stylian Fan Noli, em exílio nos
Estados Unidos, transmite a Metropolia Bielorrussa a Monsenhor Peter Andrew
Zurawetzky, que havia sido Consagrado Bispo em 15 de Outubro de 1950, pelo
Metropolita da Igreja Polaca Nacional, Arcebispo Zielonka, junto com o Metropolita
Nicholas Bohatyretz da Antiga Igreja da Ucrânia, e o Arcebispo Peter
Williamovich, da Antiga Igreja de Utrecht, tendo sido esta Consagração
realizada na Igreja Russa no Exílio, em Springfield, nos Estados Unidos;
a linhagem canónica do Arcebispo Zurawetsky, proveniente directamente
do Metropolita Russo em Exílio, Joseph Klymowycz (1880-1961), que foi
o Principal Consagrante em 15 de Outubro 1950, junto aos mencionados Arcebispos
Zielonka, Bohatyretz e Willamovich. Monsenhor Klymowycz havia sido Consagrado
Bispo em 1935 pelo Arcebispo Russo, Nicholas J. Kedrof (1902-1944), o qual por
sua vez no mesmo dia 03 de Novembro de 1935, havia sido Consagrado Bispo e
Sucessor para a Igreja Ortodoxa no Exílio pelo Arcebispo Christopher
Kontagiorgios (1894-1950), que em 10 de Fevereiro de 1934 na Igreja de São
Constantino e Santa Helena em N.Y. havia recebido o Episcopado, pela Sucessão
Canónica.
O Patriarca Tikhon Bellavin, através da Sucessão de Monsenhor
Sophronios Bishara, quem juntamente com o Patriarca Albanês Stylian Fan
Noli, deram origem a esta linhagem apostólica, que através de
Monsenhor Peter Andrew Zurawetzky passa ao Primeiro Patriarca Bielorrusso Autocéfalo,
S.S. Uladyslau Iº (Rizy Rysky), Consagrado Bispo em 20 de Setembro de 1965 por S.S. Wolodymyr I (Walter Myron Propheta), Patriarca da Antiga Igreja da Ucrânia e fundador da Igreja Católica Ortodoxa Americana (The American Orthodoc Catholic Church). Em 25 de Dezembro de 1925, Monsenhor Zurawetzky,
como Presidente do Santo Sínodo para todas as
Igrejas Ortodoxas da Diáspora Ocidental e Oriental, em sua qualidade
de Arcebispo de Minsk, por Tomo recebido do Arcebispo Bielorrusso, Metropolita
Konstantin Jaroshevich, eleva Monsenhor Rizy Rysky na Igreja
de Santo André,
em N. Y. (USA), e por Mandato do Sínodo de Subozhnia, confirmado
pelo Certificado Sinodal Ecuménico de 01 de Janeiro de 1966, outorgando
o Tomo e Munus correspondente a Monsenhor Rizy, proclamando-o como o Primeiro
Patriarca Bielorrusso Eslavo no Exílio, sob nome de S.S. Ulasdylau Iº, o qual
dez anos depois, por razões de saúde, renuncia ao seu Patriarcado
a favor de Monsenhor Vittorio Giovanni Busà, o qual nasceu em Palermo,
Sicília, Itália em 15 de Dezembro de 1941 e recebeu sua Consagração
Episcopal Ortodoxa, das mãos de Monsenhor
Maurice de Vent, em 13 de Maio de 1973.
Monsenhor Busà previamente havia recebido o Munus Episcopal do Arcebispo
Monsenhor Joseph Maria Thiesen, em 06 de Março de 1971 pela Alts Romish Katholische Kirche, e confirmado pelo Arcebispo Monsenhor
Frederick Charles King, em 10 de Agosto de 1972 pela Old Roman Catholic Church,
e pelos Bispos Helmunt Norbert Mass, Henryk Marciniack, e Jacob Rokita, em
22 de Abril de 1973 pela Katholische der Marieciten in Deutschland.
Em 26 de Dezembro de 1976 Monsenhor Busà foi elevado a dignidade de
Arcebispo Metropolita de Byalystock e Patriarca Coadjutor da Bielorrussia,
por S.S. Uladyslau Iº (Rizy Rysky), e nesse mesmo dia devido a precária
saúde do Patriarca e de acordo com sua soberana vontade, na Catedral
da Dormição, N Y (USA), Monsenhor Busà é eleito
unanimemente por todo o Sínodo Bielorrusso como o segundo Patriarca
da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava, adoptando o nome de S.S. Viktor
Iván Iº Busà (Vittorio Giovanni Busà).
S.S. Ulasdylau Iº (Rizy Rysky), em sua condição de Presidente
do “WORLD PATRIARCATES OF AMÉRICA”, organizou a administração
apostólica de uma possível Igreja Ortodoxa para todo território
da República Socialista da Bielorrussia, que actuaria de modo autónomo
do Patriarcado em Exílio; mas em 20 de Janeiro de 2001, S.B. Emigidius
Rizy Rysky (Yuri I) agrupa diferentes Igrejas Ortodoxas dos Estados Unidos sob uma nova
Jurisdição, denominada Igreja Ortodoxa Arquiepiscopal do Atlântico, ficando a Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava,
da Diáspora Mundial, sob a única Autoridade Apostólica de S.S. VIKTOR IVAN I º BUSÀ (Vittorio Giovanni Busà) que actua de modo independente do
Patriarcado de Moscovo e da Metropolia Russa em Exílio.
S.B. Emigidius Rizy Rysky (Yuri I)
Em 23 de Setembro de 2002, durante visita oficial de S.B. Mar
Athanasios Iº a Palermo - Itália, foi aprovado por todo o Santo Sínodo
Bielorrusso e por S.S. Viktor Ivan I Busà (Vittorio Giovanni Busà) a Constituição
da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava (Igreja Ortodoxa Russa Autocéfala
em Diáspora) e comunicado oficialmente em 27 de Novembro de 2002 sob
o registo de títulos nº 2787449, por tradução oficial
de 27 de Janeiro 2003.
Videos de Mons. Dom Athanasios (Luiz António do Nascimento) explicando a origem do Patriarcado Ortodoxo Bielorrusso Eslavo