Sua Santidade Dom Viktor Ivan Busa
(Prof. Doutor Vittorio Giovanni María Busa)

 

Sua Santidade Viktor Ivan Busa, nasceu na cidade de Palermo, Itália, em 15 de Dezembro de 1941.
Foi Arcebispo de Byalistock e IIº Patriarca da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava, (estabelecida em Palermo, Itália, desde 1979) tendo a Linha de Sucessão Apostólica Sírio-Vetero-Católica, Russo-Ucraniana, e Melquita-Uniata, unificada pelo VII Patriarca Britânico e I de Glastonbury, S.B. Dom Hugh George de Willemott Newmann.
S.S. Dom Viktor Ivan Busa recebeu na Alemanha, em 06 de Março de 1971, a Linha de Sucessão Apostólica da Igreja Vetero-Católica Alemã, das mãos de Dom Joseph María Thiesen, e em 10 de Outubro de 1972, recebeu as Linhas de Sucessão Apostólica de S.B. Dom Joseph René Villate e do Arcebispo São Aftimios Ofiesh, assim como a Sucessão Romana e a Sucessão dos Vetero-Católicos Americanos e Europeus das mãos de Dom Frederick Charles King. Em 22 de Abril de 1973, na Alemanha, recebeu a Linha de Sucessão Marievita, das mãos de Dom Georges Kowalesky, líder da restauração mariana da Polónia.
Foi elevado ao Arquiepiscopado pelo Santo Sínodo da "Mariaviten Katholische Kirchen in Deutschland", formado pelo Arcebispo Helmut Norbert Maas (falecido em 1992), pelo Bispo Henryk Marciniak, e pelo Bispo Jakob Rokitta. Em 13 de Maio de 1973, recebeu a Linha de Sucessão Apostólica de Dom Maurício de Vent, Arcebispo e Metropolita da Igreja Galicana de França, na Igreja Antiga del "Pater Noster", na sua cidade natal, Palermo.
Perante a morte de S.S. Dom Walter Myron Propheta, ocorrida em 18 de Outubro de 1972, S.B. Ryzy Risk, vê-se impedido a formar o Santo Sínodo Bielorrusso, para atender aos seus compatriotas que continuavam chegando exilados na América. Tendo o Santo Sínodo estabelecido o Patriarcado, devido ao seu crescimento dentro e fora dos Estados Unidos, elegeram a S.B. Ryzy Risk como o Primeiro Patriarca Bielorrusso da Diáspora, sob o nome de S.S. Uladyslau Iº. Diante da enfermidade terminal de S.S. Ryzy Rysk, o Santo Sínodo, elegeu a Dom Vittorio Giovanni Maria Busa, como Sucessor e Vice-Patriarca Bielorrusso para a Diáspora Ocidental e Oriental. Com o falecimento de S.S. Uladyslau I, o Sínodo ratifica a Dom Vittorio Giovanni Maria Busa, elevando-o ao Sólio Patriarcal, como S.S. Viktor Ivan Iº Busa, IIº Patriarca Ortodoxo Bielorrusso e Iº Patriarca Ecuménico dos Eslavos.

Com o falecimento do seu Fundador e Primeiro Presidente, S.B. Athenagoras, da Igreja Ortodoxa do Chipre, S.S. Dom Viktor Ivan Busa, foi eleito para Presidente do Parlamento Mundial para a Segurança e Paz, Organismo Inter-governamental de amplo reconhecimento em mais de 126 países.

Foi Reitor da Universidade Senior (Canadá - USA), Reitor Internacional da American International University (USA - Suriname).
Foi Professor Extraordinário da Psychoembriology College, em São Paulo - Brasil; Professor Agregado de Psiquiatria da American International University (USA - Suriname); Docente Livre de Psiquiatria Criminal da Universidade Católica de Cuenca (Equador); Professor Visitante da Universidade Moderna (Portugal), e especialista em Educação Artística do Istituto Internazionale di Alti Studi dell'Arte (Venezuela).
Foi Delegado para a área mediterrânea do centro médico especializado da Organização Mundial de Saúde.
Foi Presidente da Academia Seciliana da Ciência, e do Centro Nacional Profilático Psicosocial, assim como do Wold Center for Sciences "Leonardo da Vinci".

Foi Reitor da Academia Internacional "Giuseppe Pitrè", e Membro da Academia de Ciências de New York (fundada em 1817), da Academia Cosentina (fundada no séc. XVI), da Real Academia Hispânica de Ciência (Espanha), da Academia Heraldica de História (Colômbia), da Academia Paraguaia de História (Paraguai), e da Academia Mundial de Medicina "Albert Schweitzer" (Polónia).
Fez parte da Sociedade Italiana para o Progresso da Ciência.
Desde 20 de Junho de 2000 até á sua morte, foi Presidente Honorário da Banca di Germophasma dem Mediterraneo, de Palermo, Itália.
Foi o único italiano que conseguiu a Medalha Vermeil della Società delle Ricompense da República Francesa.

Por Sagrada Bula Patriarcal de 21 de Junho de 2008, S.S. Dom Viktor Ivan Iº Busa, reconheceu a Re-Consagração Episcopal e Transmissão de Sucessão Apostólica recebida por S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano (Mar Alexander I da Hispânia), em 22 de Março de 2008, dando-lhe o seu Reconhecimento Canónico.

Decreto

Na mesma data, concedeu à Igreja Católica Ortodoxa Hispânica o seu Reconhecimento Canónico e Patrocínio Eclesiástico Universal, reconhecendo a mesma como filha legítima da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava, e comungando de sua Canonicidade.

Decreto

Junto a S.B. Dom Luiz António do Nascimento (Mar Athanasios I)

S.S. Dom Viktor Ivan I Busa, veio a falecer após prolongada enfermidade em 22 de Agosto de 2013, na sua cidade natal.

 

Arcebispo Primaz Katholikos

S.B. Dom ++ Paulo Jorge de Laureano – Vieira y Saragoça
(Mar Alexander I da Hispânea)


Home / Biografias Gerais / Primaz Katholikos / Documentos Diversos / Canonicidade Bielorrussa Eslava


Última actualização deste Link em 28 de Agosto de 2013