Sua Beatitude Dom Joseph Rene Vilatte
(Mar Timotheus I)

Sua Beatitde Dom Joseph Rene Vilatte, nasceu em Paris – França, em 24 de janeiro de 1854. Era filho de Joseph Vilatte, homem de negócios francês, e de Marie Antoniette Chauvin, que veio a falecer prematuramente em 1857. Desta forma o pequeno Rene, de apenas 3 anos de idade viu-se obrigado a mudar-se para o Condado de Angers para ir viver pra casa dos seus avós, os quais eram membros da “Petit Eglise”, comunidade católica independente de Roma surgida em 1867 com a Concordata napoleónica, e que era formada por católicos franceses que não aceitavam a figura do papa romano.
Aos 13 anos de idade, Vilatte encontra-se na escola dos “Irmãos Cristãos”, de Paris, tendo vindo a receber o Santo Sacramento da Confirmação na Igreja Católica Apostólica Romana, das mãos de Sua Excelência Reverendíssima, o Arcebispo Darboy, na Catedral de Notre Dame. Mais tarde, em 1871, Vilatte assistiu ao fuzilamemto desse Arcebispo pela “Comuna”, o que iria fazê-lo ser um homem defensor da Liberdade Religiosa para o resto da sua vida.
Em 1870 incorpora-se ao serviço militar e participa na guerra contra a Alemanha, tendo logo de seguida emigrado para  Canadá seguindo a sua família. Chega a Hull, no Quebec, à Missão do Padre Louis Reboul (escola de Santo António) e na cidade de Montreal conhece ao padre Charles Chiniquy (1809-1899), seu director espiritual e campeão do ecumenismo francês do Séc. XIX. Em 1877, com 23 anos de idade já era noviço na Ordem de Monsenhor Edouard Fabré de Montreal e termina os seus estudos teológicos na Universidade Presbiteriana de Mc Gill, em 1883.
Aos 26 anos abandonou o clero católico e incardina-se na Igreja Antiga Católica de Utrecht, e em 1884 tinha fundado a Igreja Católica Independente de “Desert City”, que reconhecia unicamente os Sete Sacramentos, a Bíblia e tinha a sua centralidade litúrgica na Eucaristia, tendo sido esse o mais antigo movimento católico de tendência evangélica na América. O Padre Chiniquy, protector do jovem Vilatte, envia-o ao seu superior eclesiástico, Dom Giacinto Loyson, que lhe paga uma viagem de navio á Europa, para que receba o Santo Sacramento da Ordem, no grau de Diácono em 06 de Junho de 1885, e o grau de Presbítero em 07 de Junho de 1885, das mãos de Sua Excelência Reverendíssima, o Arcebispo Herzog, na Suiça.

Dali regressa ao Canadá e durante sete anos trabalha no movimento independente de católicos reformados, entre os quais junta fundos para ir à Ilha de Ceilão, na India, para receber a Sagração Episcopal das mãos do Arcebispo-Metropolita, S.B. Dom António Francisco Xavier Alvarez, ex-católico romano e fundador da Igreja Católica Independente de Ceilão (Igreja Ortodoxa Síria Malanbar), sujeita ao Patriarca Ortodoxo Malabar. Vilatte é consagrado Bispo em 29 de Maio de 1892, com a missão de consagrar a outros Bispos católicos e/ou ortodoxos independentes.

Mar Vilatte, Mar Ivanios Paulos (later Catholicos Baselius Paulos I), Mar Dionysius Joseph, Mar Athanasius Paulos, Mar Gregorios Gewargis, Mar Julius Alvares

Bula da Sagração Episcopal de Mons. Vilatte

Em 06 de Maio de 1900 funda a Igreja Católica Independente de Piacenza, em Itália, consagrando ao Episcopado ao sacerdote católico romano dissidente, Dom Paolo Miraglia Gulotti, tendo posteriormente regressado ao Canadá em 1901.
Em 07 de Abril de 1907, Dom Vilatte consagra ao Episcopado a Monsenhor Carmel Carfora, para os italianos residentes nos Estados Unidos da América, e em 29 de Dezembro de 1915, consagra como Bispo a Dom Frederick Lloyd, para os católicos independentes de Inglaterra.
Com 66 anos de idade regressa a França, retirando-se de todas as actividades que o vinculavam ao seu Bispado dissidente. Em 1925 retirou-se para a Abadia Cisterciense de “Port Colbert”, aonde passou os seus últimos anos como monge de estricta observância.
Faleceu em 1919 e os seus restos mortais descançam no cemitério de Versalles.

S.B. Dom. Rene Villate, Fr. Peshkoff e Francis Kanski

Home / Biografias Gerais / Sucessão Apostólica da ICOH