São Aftimios Ofiesh
(Abdullah Ofiesh)

São Aftimios Ofiesh, nasceu na Síria em 22 de Outubro de 1880, dedicando toda a sua juventude a sua formação sacerdotal, como monge, até à sua Ordenação Sacerdotal, recebida das mãos de Sua Beatitude Meletios II, Patriarca de Antioquia, em Atenas, no ano de 1910, sob a Jurisdição do Patriarca Ecuménico de Constantinopla. Após a sua Ordenação Presbiteral foi enviado para as missões dos Estados Unidos da América, chegando a New York em 13 de Dezembro de 1905, ficando debaixo da jurisdição canónica de S. Exª Rev.ma Mgr. Raphael Hawaweeny. Ao chegar à América estabeleceu-se como Decano da Catedral de São Nicolau de Brooklyn, sendo pouco depois enviado como Pároco para Montreal - Canadá. É nesses anos que conhece pessoalmente a S. Exª Rev.ma Mgr. Rizhl Kallah Abou-Hatab, falecido em 1933; a S. Exª Rev.ma Mgr. Zielonka, falecido em 1934; e a S. Exª Rev.ma Mgr. Sophronios Bishara, falecido em 1940. Após a morte de S. Exª Rev.ma Mgr. Hawaweeny, S. Exª Rev.ma Mgr. Aftimios Ofiesh recebe os votos favoráveis de 34, dos 41 Padres do Santo Sínodo para ser o seu Legítimo Sucessor, sendo Consagrado ao Episcopado em 13 de Maio de 1917. Seis anos depois, S. Emª Rev.ma o Metropolita Platón, no ano de 1923, eleva-o ao Arquiepiscopado.

O Arcebispo Ofiesh, fiel ás disposições do Santo Sínodo Russo de 1920, e às declarações do Arcebispo Afangel de 1922, de acordo com o cánone nº 372, iniciou as Ordenações de Bispos Canónicos para as Igrejas da Ucrânia e da Polónia, na América, juntamente com oS. Emª o Metropolita Alexander Nemolovsky (falecido em 11 de Abril de 1960, na Bélgica), que foi o primeiro Metropolita Ucraniano Autocéfalo do Canadá (1916-1919 e 1919-1922). Em 1928, funda com Mandato Apostólico emanado pelo Patriarca São Tikhon de Moscovo, a Igreja Ortodoxa da América (AOC), juntamente com mais sete bispos ortodoxos.
Contraiu casamento civil com Mariam Namey, em Abril de 1933.

Veio a falecer santamente em 24 de Julho de 1966, aos 85 anos de idade, sendo sepultado em Maple Hill Cemetery em frente a cemitério ortodoxo de Santa Maria em Wilkes-Barre.

Foi canonizado e elevado às honras dos Altares em toda a nossa Jurisdição Canónica, pelo Decreto Primacial A0029/GP, de 15 de Junho de 2005.

Home / Biografias Gerais / Santos da ICOH / Canonicidade Bielorrussa Eslava