S.S. São Thikon de Moscovo
(Vasili Ivanovich Bellavin)

 

São Thikon de Moscovo, nasceu em 19 de Janeiro de 1865 em Toropets, Província de Pskov - Rússia. Estudou no Seminário de Pskov e na Academia Eclesiástica de São Petersburg. Em 1888 foi nomeado Professor do Seminário de Pskov. Em 1891 faz os seus votos monásticos e é consagrado Monge, recebendo o nome religioso de Thikon. Em 1898 recebe a Sagração Episcopal, como Bispo de Aleutian - Diocese do Alaskanos, nos Estados Unidos da América. Foi nomeado Metropolita da América em 1898. Em 1905 foi elevado a Arcebispo, e em 1907 foi nomeado para a Diocese de Yaroslavl, regressando assim á sua terra natal. Em 1917, o Arcebispo Thikon é eleito e confirmado pelo “Holy Synod to head the Moscow Diocese”. Em 1917 - 1918 o Santo Concílio da Igreja Ortodoxa Autocéfala Russa reunida em Moscovo, eleva-o à dignidade de Metropolita. O Santo Concílio da Igreja Russa procedeu à eleição do Patriarca, antes dos comunistas dissolverem o Concílio. Em frente do Santo Concílio e dos três candidatos à eleição, que são: o Arcebispo Anthony de Kharkov; o Metropolita Thikon de Moscovo e o Arcebispo Anseny de Novgorod, um Monge tira de uma urna o nome eleito por Deus. Tratava-se do nome do Metropolita Thikon de Moscovo, que era assim eleito por Deus e confirmado pelo Santo Concílio da Igreja Ortodoxa Russa, o primeiro Patriarca de Moscovo e de todas as Rússias do século XX.

Após três meses de internamento hospitalar, o Santo Patriarca Thikon de Moscovo, faleceu santamente em 25 de Março de 1925, não sem antes emitir o Mandato Apostólico, de acordo com as disposições do Santo Sínodo Russo de 1920 e com o Cánone nº 372, para a Ordenação de Bispos na América e a posterior fundação da Igreja Ortodoxa Americana (The American Orthodox Church), que foi estabelecida pelo Arcebispo São Aftimios Ofiesh.

Foi canonizado e elevado às honras dos Altares, em todos os Templos da nossa Jurisdição Canónica, pelo Decreto Primacial A0027/GP, de 15 de Junho de 2005.

Decreto

 

Arcebispo Primaz Katholikos

S.B. Dom ++ Paulo Jorge de Laureano – Vieira y Saragoça
(Mar Alexander I da Hispânea)


Home / Biografias Gerais / Canonicidade Bielorrussa Eslava


Última actualização deste Link em 01 de Outubro de 2011