Sua Emª Mgr. Alexander Nemolovsky

Sua Emª Mgr. Alexander Nemolovsky nasceu na Eparquia Volhynia em 30 de Agosto de 1876. Foi educado nas escolas locais antes de entrar no Seminário Teológico de São Petersburgo. Foi Ordenado Diácono em 18 de Novembro de 1901, sendo uma semana depois Ordenado Sacerdote, na Igreja Ortodoxa Autocéfala Russa. Frei Alexander, logo em seguida, viajou para os Estados Unidos da América, onde foi designado para a Paróquia de Catasaqua, Pensilvânia. Por sua vez actuou em Reading, Pensilvânia (1906-1908) e SS. Pedro e Paulo, Igreja de Jersey City, New Jersey (1908-1909), onde trabalhou activamente com os imigrantes russos, em Nova York, auxiliando os imigrantes e editando o jornal russo imigrante russo. Foi igualmente editor de Svit entre 1905 a 1909. Em 1909, foi eleito como Bispo Vigário da primeira Arquidiocese da América do Norte, pelo Santo Sínodo da Igreja Russa. Na Rússia, Frei Alexander foi tonsurado em 09 de Novembro de 1909, e depois Consagrado Bispo de Sitka, no Alasca, no Mosteiro Alexander Nevsky em São Petersburgo.
Retornando aos Estados Unidos, viajou através da sua nova Diocese, fazendo relatórios sobre a evolução da situação na América Ortodoxa Russa, quando o Arcebispo Platon deixou a Diocese. Sua Emª Rev.ma Mgr. Evdokim, foi nomeado Administrador provisório da Arquidiocese norte-americana entre Julho de 1914 e Março de 1915. Após a sua chegada, foi transferido em 1916 para Winnipeg, no Canadá, como Bispo do Canadá, onde os seus esforços foram prejudicados pela actividade de militantes protestantes. Então, em 1917, foi chamado para ser Administrador da Arquidiocese, quando o Arcebispo Evdokim regressa para a Rússia. Deixando o Arquimandrita Adam Philipovsky para administrar a Diocese Canadiense, o Bispo Alexandre mudou-se para Nova York, pois com a revolução bolchevique, desceu sobre ele a diocese norte-americana. Quando foi anunciado que o Arcebispo Evdokim não estava retornando mais para os Estados Unidos, o Second All-American Sobor de 1919 em Cleveland, Ohio, elegeu Alexander como Bispo, tendo a decisão sido confirmada, embora que tardiamente, pelo Patriarca Tikhon e pelo Santo Sínodo da Igreja da Rússia em 27 de Agosto de 1920. Isso fez dele o primeiro Primaz a ser escolhido localmente na América do Norte. Em 1921, Sua Exª Rev.ma Mgr. Alexandre participou junto com Platão no Sínodo Ortodoxo, em Karlovtsy, Sérvia, onde foi confirmado como Primaz da Sede Metropolitana Russa na América do Norte. Com o retorno de Sua Emª Rev.ma o Metropolita Platon para os Estados Unidos, Mgr. Alexander enviou uma carta em 07 de Junho de 1922, a Platon, pedindo que ele assumisse as funções do Hierarca dirigente. Afastou-se assim dos Estados Unidos em 20 de Junho de 1922, retirando-se para o Monte Athos, por um largo tempo e, depois, eventualmente esteve sob o Omoforium do Metropolita Evlogy Georgiesvsky de Paris, que havia colocado as suas paróquias russas na Europa Ocidental sob o Patriarcado Ecuménico de Constantinopla.
Sua Emª Rev.ma Mgr. Alexander serviu entre 1929 e 1960 como Arcebispo de Bruxelas e da Bélgica, em primeiro lugar sob a Jurisdição do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla
(Exarcado Ortodoxo Russo na Europa Ocidental) até 1946, seguida do Patriarcado de Moscovo até à sua morte em 1960.

Home / Biografias Gerais