Sua Excelência Reverendíssima Dom Manuel Ceia Laranjeira

Dom Manuel Ceia Laranjeira foi um bispo brasileiro do movimento católico independente, fundado por Sua Excelência Reverendíssima Dom Carlos Duarte Costa, ex-Bispo Titular de Maura da Igreja Católica Apostólica Romana, e 01º Bispo do Rio de Janeiro e fundador da Igreja Católica Apostólica Brasileira.
Nascido em 11 de Dezembro de 1903, na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Gra
nde do Sul, Brasil, ainda estava no activo como Sucessor dos Apóstolos até o início de 1990. Dom Manuel Ceia Laranjeira recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral das mãos de Sua Excelência Reverendíssima Dom Carlos Duarte Costa em 08 de Dezembro de 1947 e recebeu a Sagrada Ordenação Episcopal como Bispo das mãos de Sua Excelência Reverendíssima Dom Salomão Barbosa Ferraz, em 29 de Junho de 1951, sendo Co-Consagrante: Dom Yan Piotr Perkowiaky, Bispo Ortodoxo Polaco.
Após Dom Salomão Ferraz se incardinar na Igreja Católica Apostólica Romana, ele seguiu com o movimento brasileiro re-baptizando-o de Igreja Católica Apostólica Independente do Brasil na década de 60. Dom Salomão Ferraz havia instituído anteriormente a Igreja Católica Livre do Brasil e após ser Sagrado ao Episcopado, a mesma passou a denominar-se Igreja Católica Apostólica Independente no Brasil. Cansado e desiludido com o clero no Brasil, onde aos poucos a disciplina e tradição se estavam perdendo, pediu ingresso na Igreja Católica Apostólica Romana, não sem antes ter Sagrado ao Episcopado a Dom Manuel Ceia Laranjeira, Superior Geral da Ordem de Santo André e, após uma eleição, o mesmo foi Proclamado o novo Patriarca da Igreja. Contudo, Dom Manuel Ceia Laranjeira tinha uma educação e tradição mais europeia e extremamente tradicionalista, com tendências a uma ortodoxia mais relevante e actuante.
Assim, em 1970 Dom Manoel Ceia Laranjeira propõe ao Conselho Geral da Igreja Católica Apostólica Independente
a mudança do nome. A época das perseguições político-religiosas há muito haviam terminado, todavia, alegando que o nome de “Independente” poderia ser mal interpretado, tanto politicamente como socialmente, sugeriu o nome de “Igreja Católica Apostólica de Constantinopla ou Constantinopolitana, no Ocidente”.
Em Junho de 1970 ficou aprovado o Estatuto e posteriormente mandado registar
: “ Instituiu-se a Igreja Católica Apostólica de Constantinopla na República Federativa do Brasil, como legítima continuadora da Igreja Católica Apostólica Independente no Brasil...”. Esta sua decisão estava baseada numa maior aproximação da Igreja Primitiva do Oriente (Igreja Ortodoxa) tanto na sua ideologia, no seu distanciamento das normas da Igreja Latina como no cumprimento mais estrito e realista de suas regras e aproximação dos Mandamentos de Deus. Sua ideologia estava voltada para o completo bem estar social, para o misticismo e filosofia cristã do Oriente.
Aos 14 de Novembro de 1987, Dom Manoel Ceia Laranjeira, Patriarca e Primaz da Igreja Católica Apostólica Independente e da Igreja Católica Apostólica Constantinopolitana, Ortodoxa do Ocidente, retira-se do seu Cargo de Patriarca, por motivos de sua avançada idade e precária saúde, com o Título de Patriarca Emérito. Logo em seguida foi convocado o Concílio Internacional para a Eleição do novo Patriarca da Igreja.
Em 29 de Setembro de 1988, Dom Manoel entrega o comando da Igreja Católica Apostólica Constantinopolitana, Ortodoxa do Ocidente
, a Dom Luis Filipe de Noronha e Valdigem, Arcebispo de Tessália, tendo o mesmo se desligado definitivamente da Igreja, de onde havia sido o Chanceler por muitos anos. Em 1975, Dom Manoel Ceia Laranjeira havia Sagrado Dom Felismar Manoel, Bispo do Rio de Janeiro, depois Arcebispo do Rio de Janeiro, Vigário-Geral da Igreja, o qual por sua vez Sagrou ao Episcopado a Dom Luis Filipe de Noronha e Valdigem, um Bispo legistimo de uma Sucessão Apostólica de mais de 500 anos, transmitida através de três Papas consecutivos. Dom Felismar Manoel sempre havia apoiado as idéias renovadoras e teológicas de Dom Manoel para uma aproximação à ortodoxia, praticando inclusive na sua Capela privada o Ritual Bizantino, logicamente não exercido na Igreja Independente (de cunho estritamente latino).

Home / Biografias Gerais / Sucessão Apostólica da ICOH - Aguiar / Sucessão Apostólica da ICOH - Montrezza

Última actualização deste Link em 01 de Outubro de 2011