Igreja Católica Ortodoxa Hispânica


Sua Excelência Reverendíssima
Dom Carlos Duarte Costa

(São Carlos do Brasil)

(1888 - 1961)

 

Em 29 de Março de 2004, pelo Decreto Primacial A003/GP do Arcebispo Primaz Katholikos, S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano (Mar Alexander I da Hispânea), de acordo com os poderes conferidos pelo cánone nº 44, do Código de Direito Canónico próprio desta Santa Igreja, foi colocado como Santo Padroeiro Principal da Arquidiocese Primacial de Lisboa e como Protector de toda a Igreja Católica Ortodoxa Hispânica, São Carlos do Brasil, o muito saudoso Bispo de Maura, Dom Carlos Duarte Costa, fundador da Igreja Católica Apostólica Brasileira e primeiro Bispo do Rio de Janeiro, com menção especial em todas as Santas Missas, em razão da intensa devoção, carinho e admiração com que S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano nutre pela personalidade, carácter, vida e obra de Dom Carlos Duarte Costa.

Decreto

Dom Carlos Duarte Costa, nasceu no Rio de Janeiro - Brasil, em 21 de Julho de 1888, na casa de seu tio, o então Cónego Eduardo Duarte Silva; sendo filho legítimo de João da Matta Francisco Costa, e de Maria Carlota Duarte da Silva Costa. Com nove anos, o seu tio Eduardo Duarte Silva, agora Bispo de Goiás, leva-o para Roma a fim de estudar no Colégio Pio-Latino Americano.

Dom Eduardo Duarte Silva

Em 01 de Abril de 1911, já no Rio de Janeiro, recebe a Sagrada Ordenação Presbiteral, das mãos de seu tio, Dom Eduardo Duarte Silva. Em 04 de Março de 1912 muda-se para o Rio de Janeiro a fim de ser Pároco Coadjutor da Paróquia de Santa Rita, aonde permaneceu até ser transferido para a Paróquia da Glória, em 03 de Setembro de 1913.
É nomeado Pároco Coadjutor da Catedral do Rio de Janeiro, em 05 de Fevereiro de 1914, e logo depois, Pároco da Igreja da Luz, aonde permaneceu até 1916. Nesse mesmo ano é nomeado Secretário Pessoal de Dom Sebastião Leme da Silveira, Card. Cintra, Arcebispo do Rio de Janeiro, cargo que exerceu até 1923, quando foi nomeado Vigário Geral da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Em 1923, morre o Bispo de Botucatu, Dom Lúcio, permanecendo a diocese vacante até 1924, altura em que Sua Santidade o Papa Pio XI, nomeia em 04 de Julho de 1924, Dom Carlos Duarte Costa, como o 02º Bispo de Botucatu.
Recebe a Sagrada Ordenação Episcopal, como Bispo da Igreja Católica Apostólica Romana, em 08 de Dezembro de 1924, na Catedral do Rio de Janeiro, quando é Sagrado Bispo pelas mãos de Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, sendo Co-Consagrantes: Dom Alberto José Gonçalves, Bispo de Ribeirão Preto, e Dom Benedito de Paula, Bispo do Espírito Santo.

Dom Carlos quando da sua Sagração Episcopal

Toma posse da sua Diocese, em 01 de Fevereiro de 1925, tendo como lema episcopal: "Dominus Illuminatio Mea".
Funda a Congregação das Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus, em 07 de Julho de 1928.
Em 1932, por ocasião da Revolução Constitucionalista, forma um Batalhão de Caçadores, que veio a ser conhecido como o "Batalhão do Bispo", a fim de lutar ao lado das Tropas Constitucionalistas.
Ao fim de doze anos à frente da Diocese de Botucatu, Dom Carlos foi obrigado a renunciar devido ao seu envolvimento político e à considerada má administração dos bens da Diocese, bens que colocou à disposição dos pobres, tendo renunciado em 06 de Outubro de 1937, sendo nomeado Bispo Titular de Maura.

Em 10 de Junho de 1944, Dom Carlos foi proibido de pregar o Evangelho de Cristo e confessar os fiéis.
Em 06 de Julho de 1944, Dom Carlos é preso na sua residência particular acusado de comunista. Permaneceu preso até 06 de Setembro de 1944.
A Santa Sé preparava-se para excomungar Dom Carlos, mas este ao tomar conhecimento estava calmo e tranquilo, pois havia fundado a Igreja Católica Apostólica Brasileira, em 06 de Julho de 1945.

Acta de Fundação

Mais tarde, em 24 de Julho de 1946, Dom Carlos é “excomungado vitando” pelo Papa Pio XII, a fim de ser evitado por todos os católicos romanos. Essa notícia recebeu-a com alegria e contentamento, pois se envergonhava de ter sido da Igreja do Papa de Roma.

Veio a falecer em 26 de Março de 1961, após 16 anos à frente da Igreja Católica Apostólica Brasileira.

Dom Carlos Duarte Costa dando posse a Dom Olinto Ferreira Pinto Filho

Dom Carlos unindo as mãos ao neo-sacerdote

Dom Carlos distribuindo a Sagrada Comunhão ao neo-sacerdote

Dom Carlos ordenando três novos sacerdotes

Dom Carlos Duarte Costa, foi elevado às honras dos altares pelo Concílio Nacional da Igreja Católica Apostólica Brasileira, em 1970, com o título de São Carlos do Brasil, ou Santo Bispo de Maura.

Túmulo de São Carlos Duarte Costa, no Rio de Janeiro - Brasil

 


Home / Biografias Gerais / Santos da ICOH


Última actualização deste Link em 01 de Outubro de 2011