259º - S.S. Pio XI
(1922 a 1939 d.C.)

Achille Ratti nasceu em Desio, filho de um tecelão. Era Cardeal no Arcebispado de Milão e antes de assumir a sua Sé, passou um mês em retiro no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes. Cinco meses depois, com a morte do Papa Bento XV, foi eleito Patriarca de Roma, em 12 de Fevereiro de 1922.

No seu gabinete de trabalho

Junto ao Cardeal Pacelli, futuro Papa Pio XII

Assinou a Concordata com Mussolini, criando o Estado do Vaticano. Resolvida a Questão Romana, o Papa tornou-se um Rei sem um reino e um general sem exército. Na encíclica “Quadragésimo Anno”, estabeleceu que a Igreja não se submeteria nem ao capitalismo nem ao comunismo. Mussolini, na Itália, e Hitler, na Alemanha, criaram sérias dificuldades contra a Igreja. Calles, no México, prendeu e fuzilou muitos Sacerdotes. Em 1936, Pio XI ordenou seis Bispos chineses em Roma. Trabalhou muito para evitar uma nova guerra. Inaugurou a Rádio Vaticana. A sua morte foi em 12 de Fevereiro de 1939.

Home / Biografias Gerais