Igreja Católica Ortodoxa Hispânica

 

260º - S.S. Pio XII +
(1939 a 1958 d.C.)


S.S. Pio XII (Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli) nasceu em Roma em 02 de Março de 1876, sendo o primogênito de família da nobreza italiana, neto de Marcantonio Pacelli, que foi subsecretário do Ministério das Finanças Papais e secretário do Interior sob o pontificado de S.S. Pio IX a partir de 1851 a 1870. Foi o fundador do jornal oficial do Vaticano, L'Osservatore Romano, em 1861.

Seu pai, Filippo Pacelli era advogado da Rota Romana e depois advogado consistorial, mostrando-se desfavorável à integração entre os Estados Papais e o Reino da Itália. Sua mãe, Virgínia Graziozi vem de uma família distinguida pelos seus serviços prestados à Santa Sé. Finalmente, seu irmão, Francesco Pacelli, médico e advogado, doutor em direito canónico para a Santa Sé, será um dos negociadores dos acordos Latrão, em 1929.
S.S. Pio XII foi educado no Liceu Visconti, uma instituição pública. Em 1894 começou a estudar teologia na Universidade Gregoriana, como pensionista do Colégio Capranica. A partir de 1895 a 1896, faz um ano de filosofia na Universidade La Sapienza de Roma. Em 1899, ingressa no Instituto Apollinare da Pontifícia Universidade Lateranense, onde obteve três licenciaturas; uma de teologia, outra em direito civil e outra em direito canónico. No seminário, por motivos de saúde é autorizado a pernoitar na casa dos pais. Iniciou os seus trabalhos apostólicos na Igreja de Santa Maria Vallicella integrando um grupo de jovens.
Recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral em 02 de abril de 1899, das mãos de Sua Exª Rev.ma Mgr. Francesco di Paola Cassetta, Patriarca Latino de Antioquia, um amigo da família.

No dia da sua Ordenação Presbiteral

Depois de dois anos como cura da Chiesa Nuova, onde fora sacristão, em 1901, ingressou na Congregação dos Assuntos Eclesiásticos Extraordinários, responsável pelas relacções internacionais do Vaticano, por recomendação de Sua Emª Rev.ma Mgr. Vicenzo Vannutelli. Assistiu o conclave de 1903, quando vê um Imperador, Francisco José I da Áustria, opor pela última vez um "veto" à eleição de um cardeal a Bispo de Roma, que seria contra o Cardeal, Sua Emª Rev.ma Mgr. Mariano Rampolla.
Em 1904, foi nomeado pelo Cardeal, Sua Emª Rev.ma Mgr. Pietro Gasparri, secretário da Comissão para a codificação do direito canónico, tornando-se também Camareiro de Sua Santidade, sinal de confiança do Bispo de Roma.
Pacelli declina do convite para leccionar em inúmeras cadeiras de Direito Canónico, bem como no "Apollinaire" e na Universidade Católica de Washington. Aceita, no entanto, ensinar na Pontifícia Academia Eclesiástica, sementeira da Cúria Romana.
Em 1905, foi promovido a "prelado doméstico" de Sua Santidade.
Foi escolhido por S.S. Leão XIII para apresentar as condolências em nome do Vaticano ao Príncipe Eduardo VII do Reino Unido pela morte da Rainha Vitória do Reino Unido. Em 1908 representou o Vaticano no Congresso Eucarístico Internacional em Londres onde esteve com Winston Churchill. Em 1911, representou a Santa Sé nas cerimónias de coroação do Rei Jorge V do Reino Unido e foi nomeado Subsecretário para Assuntos Eclesiásticos Extraordinários; em 1912, foi nomeado Secretário-Adjunto e então Secretário em 01 de Fevereiro de 1914, sucedendo a Gasparri que fora nomeado Secretário de Estado.
Foi nomeado Núncio Apostólico na Baviera por S.S. Bento XV em 20 de Abril de 1917, e três dias depois é nomeado Arcebispo Titular de Sardes.
Recebe a Sagrada Ordenação Episcopal, na Capela Sistina, no dia 13 de Maio de 1917, das mãos de S.S. Bento XV, sendo Co-Consagrantes: Sua Exª Rev.ma Mgr. Giovanni Battista Nasalli Rocca di Corneliano, Arcebispo Titular de Thebae, e Sua Exª Rev.ma Mgr. Agostino Zampini, Bispo Titular de Porphyreon.

S.S. Pio XII, começa o trabalho no momento da recepção da nota de S.S. Bento XV em 01 de Agosto de 1917, trabalhalhando pela paz e pelo auxílio às vítimas do conflito como principal objectivo, mas só obtém resultados decepcionantes. Esforça-se por conhecer bem a Igreja Católica na Alemanha, visita as dioceses e frequenta os principais eventos católicos como o Katholikentag. É nesta altura que toma ao seu serviço a alemã Irmã Pasqualina, que se tornou a sua governanta até final de sua vida.

Após audiência com o Kaiser Guilherme II em 1917

Desde 1919, a Nunciatura na Baviera foi reconhecida como competente para toda a Alemanha. Em 23 de Junho de 1920 é criada uma Nunciatura na Alemanha (República de Weimar), sendo S.S. Pio XII (então Sua Exª Rev.ma Mgr. Pacelli) acreditado em Berlim ao mesmo tempo que recebe a Nunciatura da Prússia, tarefa que desempenhou até 16 de Dezembro de 1929.

Como Núncio Apostólico na Baviera, conversa com autoridades locais em 1922

Numa cerimónia em Rüsselsheim, 1928

Em 16 de Dezembro de 1929, aos 53 anos de idade, é nomeado Cardeal-Presbítero por S.S. Pio XI, com o título de São João e São Paulo. 

Em 09 de Fevereiro de 1930 é nomeado Secretário de Estado (por coincidência no mesmo dia que, em 1901, sem ter completado ainda vinte e cinco anos, atravessou pela primeira vez os umbrais da Secretaria de Estado), tendo recebido da Bulgária votos especiais, formulados por um idoso que invocava para ele a docilidade de David e a sabedoria de Salomão, quem escrevia ao futuro Bispo de Roma S.S. Pio XII era aquele que lhe sucederia com o nome de S.S. João XXIII.
Promove, a celebra ção de concordatas com a Áustria (1933), a Alemanha (1933), a Jugoslávia (1935) e Portugal (1940). Fez ainda visitas diplomáticas na Europa e América, incluindo uma longa visita aos Estados Unidos em 1936 onde se encontrou com Charles Coughlin e Franklin D. Roosevelt, que enviou interlocutores à Santa Sé em Dezembro de 1939 para restabelecer relacções diplomáticas que haviam sido rompidas desde 1870 quando o Bispo de Roma havia perdido o poder temporal.
Por nove anos foi o fiel e principal colaborador de S.S. Pio XI, numa época marcada pelo totalitarismo.

Actuando como Secretário de Estado do Vaticano

Em 25 de Março de 1930, é nomeado Arcipreste da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Nos dias 20 e 21 de Outubro de 1934, o governo brasileiro recebeu a visita do então Cardeal Eugenio Pacelli, que foi hospedado no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro - RJ, Brasil, na época capital da República, tendo visitado o monumento do Cristo Redentor. 

Com o Presidente da República Getúlio Vargas e Antônio Carlos no Palácio Itamaraty, Rio de Janeiro -RJ, Brasil

Com Sua Emª Rev.ma D. Sebastião Leme da Silveira Cintra, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro - RJ (5º à esqª), e o Presidente do Brasil Getúlio Vargas (4º esqª), no Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Em 01 de Abril de 1935 é nomeado Cardeal Camerlengo, cessando em 10de Fevereiro de 1939. Ainda em 1935, em 06 de Dezembro, recebe o hábito dominicano, tornando-se membro da Ordem Terceira de São Domingos, em virtude da sua grande «grande admiração pela doutrina e santidade dos exímios doutores da Ordem, Tomás de Aquino e Alberto Magno, tomou para a sua vida dominicana o nome de ambos, querendo ficar-se a chamar «Tomás-Alberto».
Em 02 de Março de 1939, quando já se podia antever a nova conflagração mundial, no dia de seu 63º aniversário, na terceira votação, Sua Emª Rev.ma Mgr. Pacelli tornou-se o primeiro Secretário de Estado, desde S.S. Clemente IX em 1667, a ser eleito  Eleito Bispo de Roma, tomando o nome de Pio XII. Foi coroado solenemente em 12 de Março de 1939.

Começava a Segunda Guerra Mundial, com a invasão da Polónia por Hitler. Todos os seus apelos em prol da paz foram inúteis. Ajudou os judeus perseguidos e salvou muitos deles dos campos de concentração da Polónia e da Alemanha. Em 1942, quando os nazis ocuparam Roma, recusou-se a deixar a Sede Pontifícia. Em 1944, a Guerra chegou ao fim, suplicou aos vencedores que tivessem misericórdia dos derrotados. Proclamou a doutrina da Igreja como Corpo Místico de Cristo. Lutou contra a perseguição dos regimes comunistas.

No seu gabinete de trabalho

Uma longa doença no final de 1954 fez com que o Bispo de Roma considerasse a abdicação. Depois, mudanças em seu hábito de trabalho tornaram-se perceptíveis, evitando longas cerimónias, canonizações, consistórios e demonstrando hesitação em questões de pessoal. Ele achou cada vez mais difícil castigar subordinados e nomeados como o seu médico, Riccardo Galeazzi-Lisi, que após inúmeras indiscrições foi excluído do serviço nos últimos anos. S.S. Pio XII passou por três cursos de tratamento de rejuvenescimento celular administrados por Paul Niehans, o mais importante em 1954, quando ele estava gravemente doente. Os efeitos colaterais do tratamento incluíam alucinações, das quais o ele sofreu em seus últimos anos.
Na segunda-feira, 06 de Outubro de 1958, ele sofreu um derrame, enfraquecendo-o muito, além de suas outras doenças, depois de ter adoecido no dia anterior após uma série de reuniões, tendo recebido a Extrema-Unção. No entanto, a sua condição melhorou adequadamente até dia 08 de Outubro, quando sofreu um segundo derrame. No meio da tarde, os seus médicos relataram que S.S. Pio XII estava sofrendo de um colapso cardiopulmonar grave e acreditavam que sua morte era iminente. Pouco antes do pôr do sol, contraiu pneumonia e os médicos imediatamente se moveram para trazer oxigênio e plasma sanguíneo. Suas últimas palavras foram, segundo relatos, "Rezem. Rezem para que esta situação lamentável para a igreja possa acabar".
Morreu em 09 de Outubro de 1958, em Castel Gandolfo, Itália. O médico de S.S. Pio XII, Riccardo Galeazzi-Lisi, relatou que o corpo do pontífice foi embalsamado no quarto onde morreu usando um novo processo inventado por Oreste Nuzzi.

Revª Madre Pascalina Lehnert nop leito de morte de S.S. Pio XII

Foi sepultado na cripta da Basílica de São Pedro, no Vaticano, levando com ele o pequeno crucifixo e o rosário que segurava nas mãos enquanto morria.



Junto a S.S. Pio XI

Com Sua Emª Rev.ma Mgr. Spellman, Cardeal de New York, USA

Com Sua Exª Rev.ma São Pierre Martin Ngô-Dinh-Thuc

Com Mgr. Domenico Tardini

Com Sua Exª Rev.ma Mgr. Fulton John Sheen, Bispo Titular de Cesariana e Auxiliar de Nova York, USA

Com Sua Exª Rev.ma Mgr. Montini, futuro S.S. São Paulo VI

Com Sua Exª Rev.ma Mgr. Alfonso Manuel Escalante y Escalante, Bispo Titular de Sora e Vigário Apostólica de Pando, Bolívia

Com Sua Emª Rev.ma Mgr. Giuseppe Siri, Arcebispo de Génova, Itália, e Cardeal-Presbítero de Santa Maria della Vittoria

Com Sua Exª Rev.ma Mgr. Marcel-François Joseph Marie Lefebvre, Arcebispo de Dakar, Senegal

Com Sua Emª Rev.ma Mgr. Stefan Wyszyński, Arcebispo de Varsóvia, Polónia, e Cardeal-Presbítero de Santa Maria in Trastevere


Home / Biografias Gerais