255º - S.S. Pio IX
(Giovanni Mastai Ferretti)

(1846 a 1878 d.C.)

Nascido com o nome de Giovanni Mastai Ferretti, era natural de Senigalia. Eleito Patriarca de Roma em 21 de Junho de 1846, celebrou o XXI Ano Santo (1875). Amnistiou todos os presos políticos. Mais de dois mil homens foram libertados da prisão e os exilados voltaram a Roma. Fugiu de Roma para Gaeta, em 1849. De volta a Roma, restabeleceu a ordem na cidade, auxiliado pelos franceses. Vittorio Emanuele deu ao Papa os direitos de um soberano e remuneração anual, que ele não aceitou. Foi bem sucedido na administração da Igreja e em sua vida espiritual. Combateu o liberalismo, condenou o panteísmo, o racionalismo, o nacionalismo, o comunismo, a maçonaria e as religiões liberais. Proclamou o dogma católico romano da Imaculada Conceição de Maria, em 08 de Dezembro de 1854. Tornou Universal, em 1856, a festa católica romana do Sagrado Coração de Jesus. Em 29 de Junho de 1869, convocou o Concílio Vaticano I, no qual foi definido o dogma da Infalibilidade Papal. Trabalhou com homens piedosos e dotados de liderança. No seu Pontificado, Roma tornou-se capital do Reino de Itália. Morreu em 07 de Fevereiro de 1878.

Home / Biografias Gerais