Sua Beatitude Dom Wallace David de Ortega Maxey

Sua Beatitude Dom Wallace David de Ortega Maxey nasceu dia 22 de Fevereiro de 1902. Tornou-se beneditino na Abadia de Saint Dunstin, Waukeegan, Illinois, e lá conheceu o Arcebispo Joseph René Vilatte, que lhe concedeu a Sagrada Ordenação Presbiteral em 1923, para a Igreja Católica Americana.
Em 02
de Janeiro de 1927, foi consagrado ao Episcopado pelo Bispo William Montgomery Brown, Bispo de Arkansas, que naquela época estava servindo como um Bispo Auxiliar para a Antiga Igreja Católica na América (Maxey diz que foi para França com Vilatte, como sacerdote, porém há um certificado assinado por William Montgomery Brown de uma Consagração. Pode ser que a cerimónia tenha tido lugar em 1929 e não em 1927).
Em 24 de Março de 1927 (ou 1929) Maxey foi consagrado sub-condição pelo Arcebispo William Henry Francis Brothers, assistido pelo Bispo Jozef Zielonka da Velha Igreja Católica na América. A razão para a sub-condição da Consagração foi o Bispo Brown ter abraçado comunismo e ter sido deposto da Igreja Protestante Episcopal. Maxey foi Consagrado novamente sub-condição, em 29 de Fevereiro, pelo Bispo George A. Newmark da Velha Igreja Católica Americana, assistido pelo Bispo Edwin W. Hunter, dos norte-americanos da Velha
Igreja Católica Romana. Foi novamente consagrado ao Episcopado pelo Bispo Hunter em 24 de Março de 1929, assistido por Dom Gregory Linhas e por Dom Francis Walker. Em 1930, Maxey regressou à Califórnia. Aí ele atendeu na Igreja Divinity School do Pacífico. Em 1936, deixou a Igreja Episcopal e estabeleceu o Ancient Christian Fellowship, Velha Igreja Católica na América, em Los Angeles. Esta Igreja foi oficialmente incorporado no Estado da Califórnia, em 1944.
Em 23 de Agosto de 1945, ele realizou intercâmbio de Consagrações com Dom Antoine J. Aneed, Dom Charles Hampton, Dom Paul Joseph Kleefish e Dom Lowell Wadle. Mais tarde voltou a ser consagrado na Igreja da Abadia de Cristo Rei, em New Barnet, Inglaterra, em 06 de Junho de 1946, pelo Patriarca S.B. Dom Hugh G. de Willmot Newman, Patriarca da Igreja Ortodoxa das Ilhas Britânicas (Igreja Católica Apostólica Catholicate e do Ocidente), assistido por Bispos, Dom John S. Ward; Dom Richard K. Hurgon; Dom John Seyer; Dom Charles L. Saul, e Dom Frank Langhelt; tendo recebido o nome de Mar David, e o título de Patriarca de Málaga, Primaz Apostólico da Ibéria, e Supremo Hierarca Catholicos das Américas. Após esta troca de Consagrações, Maxey retornou aos Estados Unidos e visita Dom W. Arthur Brooks, Arcebispo da Igreja Episcopal Apostólica, que mais uma vez, sub­condição consagrada Maxey em 13 de Julho de 1946. No dia seguinte Maxey é entronizado por ele como o Arcebispo da Província do Oeste. Em 1970, fundou a Igreja Católica Cristã junto com Alan S. Bishop Stanford. Alguns anos mais tarde, ele restabeleceu o seu papel com a Igreja Apostólica Episcopal. Maxey morreu em Clovis, Califórnia em 1992.

Home / Biografias Gerais / Sucessão Apostólica da ICOH