Igreja Católica Ortodoxa Hispânica

Sua Eminência Reverendíssima
São Theofanes Stylian Noli +

(Teófano Fan Stylian Noli / São Theofanes da América)


Sua Emª Rev.ma São Theofanes Stylian Noli (Teófano Fan Stylian Noli) nasceu em 06 de Janeiro de 1882, em İbriktepe, uma pequena vila situada no Vilayet Otomano Trácio de Adrianópolis, que foi originalmente colonizada por albaneses de Qyteza. Ele era descendente desses colonos albaneses cristãos ortodoxos que fugiram do que hoje é o sul da Albânia e se reinstalaram na Trácia em áreas que haviam sido despovoadas devido a conflitos regionais. 
Durante a sua juventude, recebeu a sua educação em escolas primárias e secundárias gregas. Quando jovem, vagou por toda a Bacia do Mediterrâneo, morando em Atenas na Grécia, Alexandria no Egipto e Odessa na Rússia, sustentando-se como actor e tradutor. Além de seu albanês nativo, falava muitas línguas, como grego, inglês, francês, turco e árabe. Então, foi para Atenas para se tornar professor, e lá usou o nome Theofanis Mavromattis. 
Depois disso, ele foi como professor ou membro de um teatro na diáspora albanesa no Egipto, onde seguiu o programa nacional albanês. Através dos seus contactos com o movimento de ex-patriados albaneses, tornou-se um fervoroso defensor do movimento nacionalista do seu país e, após uma viagem de navio a vapor por Nápoles, Itália, chegou a Nova York, Estados Unidos da América em 10 de Maio de 1906. Trabalhou primeiro em Buffalo, Nova Iorque, numa serraria e depois mudou-se para Boston, Massachusetts, trabalhando como operador numa máquina que carimbava etiquetas em latas.
Os primeiros imigrantes albaneses cristãos ortodoxos em Boston eram comungantes da Igreja Ortodoxa Grega, cuja liderança era veementemente oposta à causa nacionalista albanesa. Quando Kristaq Dishnica, um jovem operário de fábrica que morreu de gripe, teve o seu enterro religioso negado sob a alegação de que, como um cristão ortodoxo que se identificava como albanês, ele estava automaticamente excomungado da Igreja Ortodoxa Grega, ele e um grupo de emigrantes albaneses na Nova Inglaterra começaram a lançar as bases para uma Igreja Ortodoxa Albanesa independente e autocéfala. O evento, que veio a ser conhecido como o Incidente de Hudson, foi um momento importante no estabelecimento de uma consciência religiosa cristã ortodoxa albanesa independente. 
Sua Emª Rev.ma Mgr. Noli, foi o primeiro clérigo da nova Igreja, tendo recebido a Sagrada Ordenação Diaconal em 09 de Fevereiro de 1908, na Catedral de São Nicolau em Nova York, das mãos de Sua Emª Rev.ma Mgr. Platon Rozhdestvensky, Arcebispo da Igreja Ortodoxa Russa nos Estados Unidos. 
Mais tarde, em 18 de Março de 1908, aos 26 anos de idade, na Catedral de São Nicolau em Nova York, recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral das mãos de Sua Emª Rev.ma Mgr. Platon Rozhdestvensky, Arcebispo da Igreja Ortodoxa Russa nos Estados Unidos.
Em 22 de Março de 1908, celebrou a primeira liturgia em albanês no Knights of Honor Hall em Boston, usando traduções que ele havia preparado.

Em 1908, começou a estudar em Harvard, concluindo o seu bacharelado em artes em 1912. Ao ter retornado à Europa para promover a independência albanesa, pisando na Albânia pela primeira vez em 1913, tendo celebrado o primeiro serviço religioso ortodoxo na língua albanesa. Por um tempo em Agosto de 1914 esteve em Viena, mas teve que retornar aos Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial, servindo como chefe da organização Vatra, o que efectivamente o tornou líder da diáspora albanesa. 
Em 24 de Março de 1918, foi nomeado administrador da comunidade ortodoxa albanesa nos Estados Unidos por Sua Exª Rev.ma Mgr. Alexander Nemolovsky, Bispo da Igreja Ortodoxa Russa na América. Em 17 de Novembro de 1918, fez os votos monásticos e foi elevado a Arquimandrita.

Os seus esforços diplomáticos nos Estados Unidos e em Genebra conquistaram o apoio de Thomas Woodrow Wilson, 28º Presidente dos Estados Unidos, para uma Albânia independente, e, em 1920, conquistaram a nova filiação nacional à incipiente Liga das Nações. Embora a Albânia já tivesse declarado a sua independência em 1912, a adesão à Liga das Nações proporcionou ao país o reconhecimento internacional que não tinha conseguido obter até então.
Ao alcançar o reconhecimento patriarcal para a autocefalia da Igreja Ortodoxa Albanesa e a tradução completa da liturgia ortodoxa do texto grego original para o albanês Tosk, pretendia neutralizar e desmantelar pacificamente a plataforma ideológica do irredentismo grego promovida pelos reaccionários dentro da Igreja Ortodoxa na Albânia e defender o direito dos albaneses cristãos ortodoxos de coexistirem com os seus vizinhos gregos numa República secular imune à sectária Ideia Megali. 
Sua Emª Rev.ma Mgr. Noli era um firme defensor da unidade patriótica albanesa e da separação da religião do Estado e, além disso, considerava importante que os cargos religiosos fossem ocupados por clérigos fluentes em albanês e possuidores de cidadania albanesa.
Em 1921, entrou no Parlamento Albanês como representante do "Partido Popular" liberal pró-britânico, o principal movimento liberal do país. Um Congresso de Berat em 1922 foi convocado para lançar formalmente as bases de uma Igreja Ortodoxa Albanesa que elegeu Sua Emª Rev.ma Mgr. Fan Noli como Bispo de Korçë e Primaz de toda a Albânia, enquanto o estabelecimento da Igreja foi visto como importante para manter a unidade nacional albanesa. 
Em 21 de Novembro de 1923, recebeu a Sagrada Ordenação Episcopal das mãos de Sua Exª Rev.ma Mgr. Antoniadis Yahol (Hierotheos Andon Yaho), Bispo de Korcha e Miletoupolis, Bispo Exarca do Patriarcado Ortodoxo Grego de Constantinopla, sendo Co-Consagrante: Sua Exª Rev.ma Mgr. Christoforo Kissi, Bispo de Syradon do Patriarcado Ortodoxo Grego de Constantinopla (que mais tarde foi Arcebispo Metropolita da Albânia), sob autoridade do Patriarca Ecuménico de Constantinopla, na Catedral de St. George em Korcha, Albânia, como o Metropolitano de Durrazzo (Durres), Gora, e Shpata e Primaz da Ilíria, o mar ocidental, e toda a Albânia.

Sua Emª Rev.ma Mgr. Noli foi, ainda que brevemente, Ministro das Relações Exteriores no governo de Xhafer Ypi, mas renunciou vários meses depois.
Os eventos de 1924 levariam Sua Emª Rev.ma Mgr. Noli ao seu ápice político. Enquanto líder da Igreja Ortodoxa na Albânia, Sua Emª Rev.ma Mgr. Noli também era líder de um partido político liberal que se opunha ao partido conservador de Ahmet Zogu, que era apoiado pelos senhores feudais e pela classe média. Após uma tentativa de assassinato de Ahmet Zogu, o deputado nacionalista Avni Rustemi foi assassinado em 22 de Abril de 1924, supostamente por um grupo de zogistas. Sua Emª Rev.ma Mgr. Noli fez um discurso inflamado no funeral de Rustemi que provocou tal reacção da oposição liberal que Zugo foi forçado a fugir para a Iugoslávia. Então, em 17 de Julho de 1924, Sua Emª Rev.ma Mgr. Noli foi proclamado Primeiro Ministro da Albânia, seguido logo por ser designado Regente da Albânia.
Ele apresentou um programa de vinte pontos para a modernização e democratização da Albânia, mas o país não estava preparado para ideias tão impetuosas e idealistas. Em 24 de Dezembro de 1924, as forças zogistas derrubaram o seu governo, e ele deixou a Albânia pela última vez. Depois de vagar pela Europa pelo resto da década, SuaEmª Rev.ma Mgr. Noli retornou aos Estados Unidos em 1930 com um visto de seis meses. Com o seu visto vencido, ele foi forçado a retornar à Europa, mas em 1932 recebeu o status de residente permanente e retornou aos Estados Unidos permanentemente. Ao chegar aos Estados Unidos, ele retirou-se da vida política e retornou às suas funções como chefe da Igreja Ortodoxa Autocéfala Albanesa.

Foi Co-Consagrante na Sagrada Ordenação Episcopal de Sua Exª Rev.ma Mgr. Christopher Kontogiorgios, Metropolita de Pentapolis e Exarca na América da Igreja Ortodoxa Grega de Alexandria (Patriarcado de Alexandria e Toda a África), sendo Ordenante Prinxipal: S.B. Mgr. Sophronios Bishara, Arcebispo Metropolita da Igreja Católica Ortodoxa Americana.
Ironicamente, no final de 1933, o seu arqui-inimigo Ahmet Zogu deu-lhe 3000 francos de ouro para pagar o tratamento de uma doença séria que o Metropolita não podia pagar. Por meio desse presente, grande parte da animosidade entre Noli e Zogu foi reconciliada, assim como com seu antigo compatriota, Faik bey Konitza.
Em 30 de Junho de 1934, concedeu a Sagrada Ordenação Episcopal a Sua Exª Rev.ma Mgr. William Henry Francis Brothers, Arcebispo Primaz da Igreja Velho Católica na América (The Western Orthodox Catholic Church in America), sendo Co-Consagrante: Sua Exª Rev.ma Mgr. Christopher Kontogiorgios, Metropolita de Pentapolis e Exarca na América da Igreja Ortodoxa Grega de Alexandria (Patriarcado de Alexandria e Toda a África).
Em 25 de Agosto de 1934, foi Co-Consagrante na Sagrada Ordenação Episcopal de Sua Exª Rev.ma Mgr. Arsénio Saltas, Exarca da Igreja Ortodoxa Grega de Alexandria (Patriarcado de Alexandria e Toda a África), sendo Ordenante Principal: Sua Exª Rev.ma Mgr. Christopher Kontogiorgios, Metropolita de Pentapolis e Exarca na América da Igreja Ortodoxa Grega de Alexandria (Patriarcado de Alexandria e Toda a África)
O sonho de Sua Emª Rev.ma Noli de uma Igreja Nacional Albanesa foi realizado em 12 de Abril de 1937, quando o Patriarca de Constantinopla reconheceu a autocefalia da Igreja da Albânia. Nos primeiros anos após a Segunda Guerra Mundial, manteve relações razoáveis ​​com o novo regime comunista na Albânia e tentou persuadir os Estados Unidos a reconhecer o novo estado. Infelizmente, as suas tentativas apenas geraram inimizade e polarizaram as relações entre os círculos de emigrantes na América, à medida que o governo comunista começou a destruir as religiões no país.
Em 1945, recebeu o título de doutor (PhD) em história pela Universidade de Boston, escrevendo uma dissertação sobre Skanderbeg. Nesse ínterim, ele também conduziu pesquisas no Departamento de Música da Universidade de Boston, publicando uma biografia sobre Ludwig van Beethoven, tendo composto uma sinfonia de um movimento chamada Scanderbeg em 1947.
Em 24 de Fevereiro de 1946, concedeu a Sagrada Ordenação Episcopal a Sua Exª Rev.ma Mgr. Christofor Paul Rado.
Concedeu a Sagração Ordenação Episcopal a Sua Exª Rev.ma Mgr. Konstantin Jarosevitch, sendo Co-Consagrante: Sua Exª Rev.ma Mgr. Christopher Kontogiorgios, Metropolita de Pentapolis e Exarca na América da Igreja Ortodoxa Grega de Alexandria (Patriarcado de Alexandria e Toda a África).
Em 1953, Sua Emª Rev.ma Mgr. Noli mudou-se para Fort Lauderdale, Flórida, onde comprou uma casa usando parte de uma doacção de US$ 20.000 da Federação Vatra. Aqui, ele repousou em Cristo aos 83 anos de idade, aos 13 de Março de 1965, sendo sepultado no Cemitério Forest Hills, situado na parte sul do bairro Jamaica Plain, em Boston.

Em 05 de Abril de 1986, o Metropolita Theofanes foi canonizado pelo Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa da América do Norte, como São Theofanes da América.


Em 1939


Home / Biografias Gerais / Santos da ICOH