Padre César Manuel da Silva Barata

O Padre César Barata nasceu em Alpedrinha - Fundão, em 23 de Agosto de 1990, sendo filho legítimo de Manuel Gadanho Barata, e de Luísa Maria Barata Silva.
Recebeu o Santo Sacramento do Baptismo em 30 de Dezembro de 1990, das mãos do Padre José Carvalho Santiago, na Igreja de Alpedrinha - Diocese da Guarda (Igreja Católica Apostólica Romana), tendo como padrinhos a: António Rodrigues da Silva, e a Maria Joana Hipólito Barata.
Em 22 de Junho de 2000, recebe a Primeira Comunhão e inicia a sua caminhada vocacional, seguindo-se a Profissão de Fé em 06 de Junho de 2004, e o Santo Sacramento da Confirmação em 01 de Outubro de 2006.
Em 30 de Dezembro de 2013, durante a visita do Arcebispo de Lisboa e Primaz Katholikos S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano, ao Distrito de Castelo Branco solicita a sua incardinação na Santa Igreja Católica Apostólica Ortodoxa. Após devido exame é aceite na Jurisdição Canónica, tendo sido recebido pelo Sagrado Miron (Crisma) numa cerimónia pública presidida pelo Arcebispo de Lisboa e Primaz Katholikos na tarde de 23 de Maio de 2014, no início da sua Visita Canónica ao Distrito de Castelo-Branco e da Guarda. No mesmo dia, durante a Vigília Noturna recebe o Santo Sacramento da Ordem no grau de Diácono, das mãos de S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano e na presença da Comunidade Eclesial presente na Capela da Lordosa, Castelo-Branco.

Fotos e decreto do acto

Na manhã de 24 de Maio de 2014, S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano desloca-se a Alpedrinha, Fundão, Distrito da Guarda, e concede o Santo Sacramento da Ordem no grau de Presbítero ao Padre César Barata, perante a Comunidade Eclesial, familiares e amigos.

Fotos e decreto do acto

Na manhã de 25 de Maio de 2014, na Capela da Lardosa realiza-se a Incardinação Canónica na Arquidiocese Primacial de Lisboa das Comunidades Eclesiais organizadas e presididas pelo Padre César, durante um Santo Pontifical presidido por S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano, Arcebispo de Lisboa e Primaz Katholikos.
Em 01 de Junho de 2014, é nomeado Reitor da Comunidade da Lardosa - Castelo Branco, por Decreto Primacial.

Em 04 de Outubro de 2014, recebe na Comunidade da Lardosa, Castelo Branco, ao Santo Sínodo Primacial sob a presidência do Arcebispo de Lisboa e Primaz Katholikos no qual são tomadas medidas de suma importância para a Igreja Hispânica.

Fotos da Celebração

Após a publicação de um comunicado da Diocese Romana de Portalegre - Castelo Branco, em que o prelado D. Antonino Dias, coloca em causa a honra e o bom nome do sacerdote, foi emitido um Comunicado da Sé Apostólica da Hispânea acerca do sucedido.

Durante a Visita Pastoral de S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano (Mar Alexander I da Hispânea) à Área Administrativa da Guarda e Castelo Branco, entre os dias 05 e 09 de Dezembro de 2014, concelebra com Sua Beatitude no Solene Pontifical da Ordenação Diaconal do Padre-Diácono João Filipe Ribeiro Lourinho. O acto decorreu num templo privado na localidade da Póvoa da Atalaia.

Foto e decreto do Momento

Em 13 de Dezembro de 2014, recebe a Bênção como Exorcista das mãos de S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano (Mar Alexander I da Hispânea), Arcebispo de Lisboa e Primaz Katholikos. Na mesma ocasião foi erecta canonicamente a Área Administrativa da Guarda e Castelo Branco, sendo nomeado Vigário Administrativo.

Foto e decreto como Exorcista

Decreto da Área Administrativa da Guarda e Castelo Branco

Decreto como Vigário Administrativo

Em 14 de Dezembro de 2014, concelebra no Santo Pontifical da Dedicação da Igreja Paroquial de Santa Cruz, em Póvoa do Paço, Cacia, Aveiro, presidida por S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano (Mar Alexander I da Hispânea), Arcebispo de Lisboa e Primaz Katholikos, nos Santos Crismas e na Sagrada Ordenação Diaconal do Padre-Diácono António Manuel Carsoso Sousa, estando presentes o Padre Humberto Jorge Pereira Rolo (André I da Hispânea), e o Padre-Diácono João Filipe Ribeiro Lourinho.

Home / Biografias Gerais / Comunicados da Sé Apostólica / Ministério Ordenado / Fotos Diversas

Última actualização deste Link em 19 de Dezembro de 2014