Igreja Católica Ortodoxa Hispânica

 

Reverendíssimo
Mgr. César Manuel da Silva Barata

 

O Rev.mo Mgr. César Barata nasceu em Alpedrinha - Fundão, em 23 de Agosto de 1990, sendo filho legítimo de Manuel Gadanho Barata, e de Luísa Maria Barata Silva.
Recebeu o Santo Sacramento do Baptismo em 30 de Dezembro de 1990, das mãos do Rev.do Pe. José Carvalho Santiago, na Igreja Matriz de Alpedrinha - diocese da Guarda (Igreja Católica Apostólica Romana), tendo como padrinhos a: António Rodrigues da Silva, e a Maria Joana Hipólito Barata.
Em 22 de Junho de 2000, recebe a Primeira Comunhão do Rev.do Pe. Manuel Igrejas e inicia a sua caminhada vocacional, seguindo-se a Profissão de Fé em 06 de Junho de 2004 ainda sob a acção pastoral do mesmo sacerdote.
Em em 01 de Outubro de 2006, recebe o Santo Sacramento da Confirmação das mãos de S. Exª Rev.ma D. Manuel Felício, o mesmo prelado que mais tarde o irá perseguir, quando do exercício do seu ministério sacerdotal na Igreja Católica Ortodoxa Hispânica.
Após muitas tribulações, injúrias e injustiças por parte de membros do clero da diocese romana da Guarda, em que foi humilhado e rejeitado por ser filho de gente "pobre", especialmente pelo padre que serviu humildemente na Igreja Paroquial. Apesar de todas as rejeições e humilhações não deixou de persistir na sua vocação, buscando por entre as pedras o caminho do Senhor.
Como raio de sol, numa peregrinação franciscana anual organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Alpedrinha, em 04 de Outubro de 2009, conheceu ao Rev.do Pe. Frei Luís Gonçalves, OFMCap., que acolheu o pedido vocacional daquele jovem para ingresar na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Pouco tempo depois recebeu a tão esperada resposta, que o levou até à Comunidade de Barcelos para iniciar a sua caminhada vocacional, que findou passado alguns anos.
Em 30 de Dezembro de 2013, durante a visita do Arcebispo de Lisboa e Primaz Katholikos S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano, ao distrito de Castelo Branco solicita a sua incardinação na Santa Igreja Católica Ortodoxa Hispânica. Após devido exame, é aceite na Jurisdição Canónica, tendo sido recebido pelo Sagrado Miron (Crisma) numa cerimónia pública presidida pelo Arcebispo de Lisboa e Primaz Katholikos na tarde de 23 de Maio de 2014, no início da sua Visita Canónica ao distrito de Castelo-Branco e da Guarda. No mesmo dia, durante a Vigília Noturna recebe a Sagrada Ordenação Diaconal das mãos de S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano e na presença da comunidade eclesial presente na Capela da Lardosa, Castelo-Branco.


Na manhã de 24 de Maio de 2014, S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano desloca-se a Alpedrinha, Fundão, e preside à Sagrada Ordenação Presbiteral do Rev.do Pe. César Barata, perante a comunidade eclesial, familiares e amigos.

Na manhã de 25 de Maio de 2014, na Capela da Lardosa realiza-se a Incardinação Canónica na Arquidiocese Primacial de Lisboa das Comunidades Eclesiais organizadas e presididas pelo Rev.do Pe. César, durante um Santo Pontifical presidido por S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano, Arcebispo de Lisboa e Primaz Katholikos.
Em 01 de Junho de 2014, é nomeado Reitor da Comunidade da Lardosa - Castelo Branco.
Em 04 de Outubro de 2014, recebe na Comunidade da Lardosa, Castelo Branco, ao Santo Sínodo Primacial sob a presidência do Arcebispo de Lisboa e Primaz Katholikos no qual são tomadas medidas de suma importância para a Igreja Hispânica.
Após a publicação de um comunicado da diocese romana de Portalegre - Castelo Branco, em que o prelado Sua Ex. Rev.ma D. Antonino Dias, coloca em causa a honra e o bom nome do sacerdote, foi emitido um Comunicado da Sé Apostólica da Hispânea acerca do sucedido. Durante a Visita Pastoral de S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano à Área Administrativa da Guarda e Castelo Branco, entre os dias 05 e 09 de Dezembro de 2014, concelebra no Solene Pontifical da Ordenação Diaconal do Sr. João Filipe Ribeiro Lourinho (1). O acto decorreu num templo privado na localidade da Póvoa da Atalaia.
Em 13 de Dezembro de 2014, recebe a Bênção como Exorcista das mãos de S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano, Arcebispo de Lisboa e Primaz Katholikos.

Em 14 de Dezembro de 2014, concelebra no Santo Pontifical da Dedicação da Igreja Paroquial de Santa Cruz, em Póvoa do Paço, Cacia, Aveiro, presidida por S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano, Arcebispo de Lisboa e Primaz Katholikos, nos Santos Crismas e na Sagrada Ordenação Diaconal do Sr. António Manuel Cardoso Sousa (1), estando presentes o Revº Hieromonge Humberto Jorge Pereira Rolo, e o Sr. João Lourinho (1).
Em 03 de Abril de 2016, S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano assinou o Decreto da Supressão das Áreas Administrativas da Guarda e Castelo Branco, e de Aveiro.
Em 15 de Maio de 2016, concelebra no Santo Pontifical da Sagrada Ordenação Diaconal do Sr. Marco Luís Santos Roxo as mãos de S.B. Dom Paulo Jorge de Laureano, na Capela de Santa Filomena, em Alpedrinha. Na mesma ocasião foi Erecta Canonicamente a Paróquia de Santa Filomena, em Alpedrinha, sendo o Rev.mo Mgr. César nomeado como Pároco de Santa Filomena, e recebendo o seu Brasão de Armas Presbiteral (Dec. A; B).
Em 04 de Outubro de 2017, concelebra no Santo Pontifical da Sagrada Ordenação Subdiaconal de David Barata Fernandes, na Capela de Santa Filomena, em Alpedrinha.
Em 14 de Outubro de 2018, concelebra no Santo Pontifical da Sagrada Ordenação Diaconal do Rev.do Pe. Subdiác. David Barata Fernandes, na Igreja de Nossa Senhora da Saúde, no Santuário de Santa Filomena, em Alpedrinha, sendo auxiliado pelo Rev.do Pe. Diác. Marco Roxo.
No dia 21 de Dezembro de 2019, foi agraciado de Motu Proprio pelo Arcebispo Primaz Katholikos com o titulo de "Monsenhor" (Dec. A).
Em 05 de Setembro de 2021, concelebra no Santo Pontifical da Sagrada Ordenação Presbiteral do Revº Pe. Diác. David Barata Fernandes, na Igreja de Nossa Senhora da Saúde, no Santuário de Santa Filomena, em Alpedrinha, sendo auxiliado pelo Rev.do Pe. Diác. Marco Roxo.

(1) Deposto e reduzido ao estado laical na Igreja Católica Ortodoxa Hispânica.



Home / Biografias Gerais / Comunicados da Sé Apostólica / Ministério Ordenado / Fotos Diversas / Clero da ICOH