Sr. António Manuel Cardoso Sousa

(Deposto e reduzido ao estado laical)

O Sr. António Manuel Cardoso Sousa, nasceu em Aveiro, aos 13 de Abril de 1988. Filho de António dos Santos Sousa, e de Emília Clara Rodrigues Cardoso Sousa. Foi recebido por Sua Beatitude D. Paulo Jorge de Laureano, Arcebispo de Lisboa e Primaz Katholikos, na Santa Ortodoxia pela recepção do Santo Crisma (Myron), dentro da Igreja Católica Ortodoxa Hispânica, na tarde de 16 de Novembro de 2014.
Em 13 de Dezembro de 2014, recebe também das mãos de Sua Beatitude a Sagrada Ordenação Subdiaconal (Dec. A), na presença do povo e fiéis.
Em 14 de Dezembro de 2014, durante o Santo Pontifical da Dedicação da Igreja Paroquial de Santa Cruz, em Póvoa do Paço, Cacia, Aveiro, recebe das mãos de Sua Beatitude D. Paulo Jorge de Laureano, a Sagrada Ordenação Diaconal (Dec. A), estando presentes o Rev. Hieromonge Humberto Jorge Pereira Rolo, o Rev. Pe. César Manuel da Silva Barata, e o Sr. João Filipe Ribeiro Lourinho (1).
Em 01 de Novembro de 2015, durante a Divina Liturgia da Solenidade de Todos os Santos, na Capela particular do Barreiro, recebe das mãos de Sua Beatitude D. Paulo Jorge de Laureano, a Tonsura e Consagração Monástica na Ordem de S. Basílio Magno (Dec. A) e o Nome Religioso de "Mateus Iº da Hispânea".
Em 17 de Abril de 2016, durante o Santo Pontifical da Divina Liturgia, na Capela particular do Barreiro, recebe das mãos de Sua Beatitude D. Paulo Jorge de Laureano, a Sagrada Ordenação Presbiteral (Dec. A), estando presentes: o Rev.do Hieromonge Humberto Jorge Pereira Rolo, o Rev.do Pe. César Manuel da Silva Barata, o Sr. João Lourinho (1), e o acólito Sr. Marco Luís Santos Roxo, assim como membros do Santo Sínodo Primacial. Na mesma ocasião foi nomeado Capelão Auxiliar da Paróquia de São Jorge, em São Frutuoso, Coimbra.
Na mesma ocasião foi-lhe atribuido o Brasão de Armas (Dec. A; B) como Hieromonge e foi nomeado Capelão Auxiliar da Paróquia de S. Jorge, Coimbra.
Em 23 de Janeiro de 2017, recebe a Bênção como Exorcista das mãos de Sua Beatitude D. Paulo Jorge de Laureano, e em 25 de Janeiro do mesmo ano é nomeado por Sua Beatitude Pároco da Pároquia de São Jorge, em São Frutuoso, e Vigário da Vigararia Ortodoxa de Coimbra (Dec. A; B).
Em 05 de Dezembro de 2017, Sua Beatitude D. Paulo Jorge de Laureano procede à sua Exoneração de Pároco da Pároquia de São Jorge, em São Frutuoso, e à sua Exoneração de Vigário da Vigararia Ortodoxa de Coimbra.
Em 27 de Setembro de 2021, Sua Beatitude D. Paulo decretou a sua Deposição e Redução ao Estado Laical (Dec. A; B).

(1) Deposto e reduzido ao estado laical na Igreja Católica Ortodoxa Hispânica.

Home / Fotos Diversas / Biografias Gerais / Ministério Ordenado