Sr. Álvaro José Miguel Gomes Duarte

(Deposto e Reduzido ao Estado Laical)

O Sr. Álvaro José Miguel Gomes Duarte, nasceu em 31 de Julho de 1976, em Lisboa. Foi baptizado em 26 de Setembro de 1976 na Paróquia de Santo Estevão, em Lisboa, da Igreja Católica Apostólica Romana.
Em 2003 converteu-se à Santa Fé Ortodoxa, na Igreja Apostólica Católica Ortodoxa onde recebe a Ordenação de Subdiácono das mãos de D. Armando da Costa Monteiro, Arcebispo Primaz.
Entre meados de 2003 e o primeiro trimestre de 2004, a falta de vivência cristã, o ambiente hostil entre clérigos e mesmo entre fiéis, muitas vezes com o consentimento e a iniciativa do próprio Arcebispo; as disputas e as intrigas vividas dentro da Igreja Apostólica Católica Ortodoxa eram mais que muitas, o que levou ao pronto
afastamento do então Rev.do Pe. Amador de Sousa José, em Fevereiro, e do Sr. Álvaro Duarte (1), em 15 de Fevereiro. Por esse facto, não esteve presente no domingo, 15 de Março de 2004, em plena Eucaristia Dominical durante o enorme escândalo público na Igreja Apostólica Católica Ortodoxa, quando o próprio Arcebispo Primaz D. Armando Monteiro, tem manifestações de carácter espírita (psicopraxia) "recebendo a incorporação do Pe. Pio de Pietrelcina" durante o momento da Oração Eucarística até ao final da Oração Pós-Comunhão, chegando mesmo a dar mensagens. Esse grave acto de apostasia e heresia foi presenciado pelo clero presente (o então Chanceler Apostólico, Rev.mo Mgr. Paulo Jorge de Laureano; o Rev.do Pe. Diác. Humberto Rolo, e o Sr. Nuno Palma (1)) e pelos fiéis, no qual existiu profanação e desrespeitando à santidade do lugar de culto.
Embora tivesse conhecimento do acto, regressou à comunidade em Setembro do mesmo ano à comunidade, após a mesma ter caído em apostasia e heresia.
Recebe a "ordenação diaconal " pelas mãos do "arcebispo primaz" sr. Armando da Costa Monteiro.
Em 01 de Novembro de 2005, Solenidade de Todos-os-Santos, é assistente na "ordenação presbíteral" do Rev.do Pe. Diác. Humberto Jorge Pereira Rolo pelas mãos do "arcebispo primaz" sr. Armando da Costa Monteiro.
Em 2007, após abandonar a apóstata e herética comunidade do sr. Armando Monteiro, chega à plena comunhão com a Igreja Católica Ortodoxa Hispânica.
No dia 20 de Maio de 2007, é assistente na Sagrada Ordenação Episcopal do Sr. Fernão Gomes (1), recebida das mãos de Sua Beatitude D. Paulo Jorge de Laureano, Arcebispo Primaz Katholikos e Presidente, tendo como Co-consagrantes: Sua Beatitude D. Delberto Constantino Araújo de Aguiar, e S. Emª Rev.ma D. Luís Manuel dos Reis Gonçalves.
Recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral (Dec. A) das mãos de Sua Beatitude D. Dom Paulo Jorge de Laureano, Arcebispo Primaz Katholikos, no dia 08 de Dezembro de 2007, Solenidade da Virgem Maria, Rainha de Portugal.

Na mesma ocasião foi nomeado Chanceler Apostólico da Igreja Católica Ortodoxa Hispânica, com o título de “Monsenhor”, assim como Mestre-de-cerimónias Primacial. Dada a sua condição foi-lhe atribuído um Brasão de Armas pessoal (Dec. A; B).

Em 12 de Abril de 2008, concelebra com Sua Beatitude D. Paulo Jorge de Laureano, que preside a pedido de Mar Valerian de Silio (Mgr. Alfredo Mario Mingolla-Montrezza) ao Pontifical da Divina Liturgia, durante o qual Mar Valerian Re-Consagra no Episcopado Ortodoxo e Transmite a sua Sucessão Apostólica a Sua Beatitude D. Delberto Constantino Araújo de Aguiar, concelebrando S. Emª Rev.ma D. Luís Manuel dos Reis Gonçalves (Igreja Universal Ortodoxa Eslava); o Sr. Fernão Gomes (1).
No dia 07 de Fevereiro de 2009, em Lisboa, é concelebrante na Sagrada Ordenação Episcopal de E. Exª Rev.ma Mgr. Carlos Alberto Luconi, presidida por S. Emª Rev.ma Mgr. Alfredo Mário Mingolla-Montrezza (Mar Valerian de Silio), Arcebispo de Buenos Aires - Argentina, da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava, juntamnete com Sua Beatitude Mar Alexander I da Hispânea (D. Paulo Jorge de Laureano), Arcebispo Primaz Katholikos e Presidente da Igreja Católica Ortodoxa Hispânica; Sua Beatitude D. Delberto Constantino Araújo de Aguiar, Arcebispo de Lisboa da Igreja Apostólica Luso-Hispânica; S. Emª Rev.ma D. Luís Manuel dos Reis Gonçalves, Arcebispo Titular da Lusitânia e Vigário Geral da Igreja Universal Ortodoxa Eslava; e pelo Sr. Fernão Gomes (1), então Arcebispo Titular de Tarso e Vigário Primacial da Igreja Católica Ortodoxa Hispânica.
Em 08 de Fevereiro de 2009, foi suspenso "ad divinis" por motivos de saúde, aplicando-se os Cânones. 241 e 440 §5.
Em 17 de Abril de 2016 é deposto do cargo de Chanceler Apostólico, sendo na mesma ocasião Deposto e Reduzido ao Estado Laical (Dec. A; B).

(1) Deposto e reduzido ao estado laical na Igreja Católica Ortodoxa Hispânica.

Home / Biografias Gerais / Decretos Primaciais / Fotos Diversas