Rev.mo Mgr. Amador de Sousa José

O Rev.mo Mgr. Amador de Sousa José, é natural de Loulé – Portugal. Na década de 90 converteu-se à Santa Fé Ortodoxa, tendo vindo a receber a Sagrada Ordenação de Sub-Diácono, de Diácono e de Presbítero das mãos de D. Armando da Costa Monteiro, Arcebispo Primaz da Igreja Apostólica Católica Ortodoxa. Durante o "exílio forçado" de D. Armando da Costa Monteiro, manteve-se em funções no Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas (também conhecido como Santuário de Nossa Senhora Aparecida, ou da Rosa Mística), apesar dos grandes oposições de algumas “mulheres de soalheiro” que tudo fizeram para o prejudicar e humilhar. Tudo suportou, apesar da indiferença dos que com isso beneficiaram.
Entre meados de 2003 e o primeiro trimestre de 2004, a falta de vivência cristã, o ambiente hostil entre clérigos e mesmo entre fiéis, muitas vezes com o consentimento e a iniciativa do próprio Arcebispo; as disputas e as intrigas vividas dentro da Igreja Apostólica Católica Ortodoxa eram mais que muitas, o que levou ao pronto afastamento do então Rev.do Pe. Amador de Sousa José (em Fevereiro), e do Sr. Álvaro Duarte (1), em 15 de Fevereiro.
É membro fundador da Igreja Católica Ortodoxa Hispânica, sendo nomeado pelo Arcebispo Presidente, Membro de pleno direito do Santo Sínodo Primacial. Sua Ordenação Presbiteral foi reconhecida como válida e lícita, pelo que foi Incardinado como Presbítero da Arquidiocese Primacial de Lisboa (Dec. A; B), pelo Arcebispo Presidente da Igreja.No dia 20 de Maio de 2007, é concelebrante na Sagrada Ordenação Episcopal do Sr. Fernão Gomes (1), recebida das mãos de Sua Beatitude D. Paulo Jorge de Laureano (Mar Alexander I da Hispânea), Arcebispo Primaz Katholikos e Presidente, tendo como Co-consagrantes: Sua Beatitude D. Delberto Constantino Araújo de Aguiar, e Sua Exª Rev.ma D. Luís Manuel dos Reis Gonçalves.
Em 08 de Dezembro de 2007 recebeu o título de “Monsenhor” sendo-lhe igualmente atribuído o Brasão de Armas (Dec. A; B), em reconhecimento da sua dedicação á Igreja.

Em 08 de Dezembro de 2007, Solenidade da Virgem Maria, Rainha de Portugal, é concelebrante na Sagrada Ordenação Presbiteral do Sr. Álvaro Duarte (1), recebida das mãos de Sua Beatutude D. Paulo Jorge de Laureano (Mar Alexander I da Hispânea), Arcebispo Primaz Katholikos.

(1) Deposto e reduzido ao estado laical na Igreja Católica Ortodoxa Hispânica.

Home / Biografias Gerais / Clero da ICOH / Decretos Primaciais