Resposta da IGREJA CATÓLICA ORTODOXA HISPÂNICA

Acusações da Igreja Apostólica Católica Ortodoxa
para com S.B Juan Ignacio Cariaga y Cariaga

01º - Acusa-o de falso bispo e de falso ortodoxo, metendo em causa até o seu nome civil.

a) «conocido civilmente como Juan Ignacio Carriaga y Carriaga es uno de los falsos ortodoxos, nacido en Chile»
b) «O do centro é o famoso Katólicos Paulo Jorge Laureano, ordenado pelo falso "bispo" conhecido por Cariaga y Cariaga ou òsios de Córdoba e Por Alfredo Montrezza ou Valerian de Silo»

Perante as falsas acusações do sr. Armando Monteiro, em que se atreve a chamar de "falso ortodoxo" e de "falso bispo" a S.B. Dom Juan Ignacio Cariaga y Cariaga, cabe-nos esclarecer a ignorância do referido senhor.
S.B. Dom Juan Ignacio Cariaga y Cariaga, nasceu em 26 de Setembro de 1949, em Coronel, Chile, sendo filho de D. Juan Antonio Cariaga Vera, e de D. Veronica Cariaga Vera. Ingressa na vida religiosa na Igreja Ortodoxa, após ter estudado medicina na Universidade de Concepción. Posteriormente estudou teologia e filosofia na Universidade Católica de Santiago, obtendo o doutoramento no Instituto de San Efran, em Soina, Suécia. Recebe a Sagrada Ordenação de Diácono no dia 30 de Novembro de 1975, das mãos de S.E.R. Mons. Giulio Pierino Giuliano Gennaro, Bispo da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava (Patriarcado Ortodoxo Bielorrusso Eslavo), e a Sagrada Ordenação de Presbítero em 13 de Dezembro de 1978, das mãos do mesmo Bispo, em Turim, Itália; tendo vindo a exercer o ministério sacerdotal em Barcelona, Espanha. Mais tarde, em 27 de Agosto de 1983, recebe a Sagração Episcopal das mãos de S.S. Viktor Ivan Busa (Prof. Doutor Vittorio Giovanni María Busa), IIº Patriarca da Igreja Ortodoxa Bielorrusa Eslava (Patriarcado Ortodoxo Bielorrusso Eslavo), sendo Co-Consagrantes: S.E.R. Mons. Giulio Pierino Giuliano Gennaro, e S.E.R. Mons. Biaggio Melfa (ver DC-22).

S.S. Viktor Ivan Busa (Prof. Doutor Vittorio Giovanni María Busa), confere-lhe a dignidade de Arcebispo Metropolita da América, tendo-se radicado no Chile, na cidade de Concepción até 1989, quando é designado Metropolita do Chile. Em 29 de Abril de 1989, recebe a Sucessão Apostólica Católica Romana, do Bispo de Brasília e Presidente da Igreja Católica Apostólica Brasileira, S.E.R. Dom Luiz Fernando Castillo Mendez, Patriarca Mundial das Igrejas Nacionais Católicas e Apostólicas.
Em finais de 1999, funda em Portugal a Igreja Apostólica Luso-Hispânica (Patriarcado Ortodoxo Bielorrusso Eslavo), juntamente com um grupo de clérigos e fiéis, estando a Jurisdição da qual é Arcebispo Primaz, e que está sob o Omoforium de S.S. Viktor Ivan Busa (Prof. Doutor Vittorio Giovanni María Busa), tendo mais tarde regressado à América Latina.

S.B. Dom Juan Cariaga, junto ao S.S. Filaret de Kiev, Patriarca de Kiev e Toda Rus-Ucrânia

Em 15 de Novembro de 2006, reconhece a Sagração Episcopal de S.B. Mons. Dom Paulo Jorge de Laureano (Mar Alexander I da Hispânea), Arcebispo Primaz Katholikos da Igreja Católica Ortodoxa Hispânica, por Decreto Arquiepiscopal assinado de seu próprio punho e armas (ver DC-38).
No ano de 2010, é incardinado na Igreja Ortodoxa Russa das Catacumbas, tendo recebido a Re-Consagração Episcopal e Transmissão de Sucessão Apostólica das mãos do Patriarca S.S. Raphael de Moscovo (ver DC-67), apesar de em 2012 se ter afastado da Jurisdição.

Não será que o "bispo" herético deseja propositadamente manchar a reputação e o ministério do Arcebispo, como manchou a sua reputação e o seu ministério, encontrando-se por todas as suas práticas realmente EXCOMUNGADO à luz das Regras Apostólicas e dos Concílios Ecuménicos, e até mesmo dos seus pseudo-regulamentos "canónicos"?

Última actualização deste Link em 03 de Março de 2013