Igreja Católica Ortodoxa Hispânica


Resposta
da
IGREJA CATÓLICA ORTODOXA HISPÂNICA

a todas as falsas afirmações feitas contra si e seus clérigos, da parte do “arcebispo primaz”
da IGREJA APOSTÓLICA CATÓLICA ORTODOXA,
sr. Armando da Costa Monteiro

 

Acusações da Igreja Apostólica Católica Ortodoxa
para com S.B. Luiz António do Nascimento
(Moran Mar Athanasios I Aloysios)

 

01º - Acusa-o de falso arcebispo e de estar unido ao patriarca Moses.

 

 

01º - Acusa-o de falso arcebispo e de estar unido ao patriarca Moses.

a) «"Obispo" de la Iglesia Bielorusa Slava, la cual esta bajo el "Arzobispo" Luis y por medio de este ultimo desde hace poco tiempo bajo el "Patriarca Moises"»

Quando o sr. Armando Monteiro, durante os dias de "iluminação" se coloca a tecer considerações acerca dos demais, regra geral diz mentiras, salvo raras excepções, que facilmente podem ser provadas, como quando acusa S.B. Athanasios Iº (Luiz António do Nascimento) de "falso arcebispo" e de estar unido ao Patriarca Moses de Kiev.
S.B. Athanasios Iº (Luiz António do Nascimento), nasceu em 06 de Agosto de 1948 no Brasil, sendo filho de S.M.R. Kyr Andréas III, O. S. + G. e de S.M.R. Kyra Maria do Carmo, Rainha-Mãe de Drangiana, Princesa de Bavian na Caldeia.
Em 09 de Maio de 1982, recebe a Sagrada Ordenação Presbiteral das mãos de S.E.R. Dom Jair Ferreira de Faria (Mar Crisóstomo), da Antiga Igreja Ortodoxa da Ucrânia.
Em 01 de Janeiro de 1983, na cidade de São Paulo, Brasil, recebe a Sagração Episcopal, como Bispo-Abade, igualmente das mãos de S.E.R. Dom Jair Ferreira de Faria (Mar Crisóstomo), recebendo desta forma as Linhas Sucessórias provenientes de S.S. São Wolodymyr I (Walter Myron Propheta), Patriarca da Igreja Católica Ortodoxa Americana (The American Orthodox Catholic Church). Mais tarde, em 09 de Julho de 1985 é elevado ao cargo de Eparca Ortodoxo do Estado de São Paulo, no Brasil, tendo vindo a receber em 18 de Fevereiro de 1988, das mãos de S.E.R. Mons. Giuseppe Eusébio Santo Pace, Arcebispo Metropolita e Exarca Apostólico para Europa e América Latina, da Igreja Católica Ortodoxa Americana (The American Orthodox Catholic Church), o “Tomo” de Arcebispo da Cidade de São Paulo – Brasil.
Em 15 de Maio de 1988, S.E.R. Mons. Luís António do Nascimento, Eparca, é reconhecido pela Igreja Síria Ortodoxa, e pelo Delegado Patriarcal, S.E.R. Mar Crisóstomos (Moussa Matanos Salama), Arcebispo, que o confirma como Bispo Diocesano do Estado de São Paulo para os Ritos Orientais.
Em 11 de Novembro de 1988, S.S. Viktor Ivan Busa (Prof. Doutor Vittorio Giovanni María Busa), IIº Patriarca da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava (Patriarcado Ortodoxo Bielorrusso Eslavo), depois de realizar um profundo estudo acerca da validade da Sucessão Apostólica de S.B. Athanasios Iº (Luiz António do Nascimento), aceita-o e confirma-o, reconhecendo a licitude e canonicidade da sua Sucessão Apostólica proveniente da Antiga Igreja Ortodoxa Ucraniana na América, e mediante Bula Patriarcal o eleva como Arcebispo Metropolita de São Paulo e Eparca do Estado de São Paulo da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava (Patriarcado Ortodoxo Bielorrusso Eslavo).
Com o falecimento no exílio em 27 de Novembro de 1988, de S.M.R. Kyr Andréas III. O. S. + G., Marzzban Cifuentes, Duque de Fientes, Duque de Makran, Rei de Drangiana, Théokrator, Hégemon e Toparkhés dos Áryas de Gedrósia, Legado Magno Real com Autoridade, S.A.R. o Ilustríssimo e Fiel Senhor Dom Luís António do Nascimento, Príncipe Real, Duque de Frientes, é reconhecido e confirmado como Seu Filho Primogénito em 06 de Agosto de 1989. Mais tarde, em 18 de Dezembro de 1989, foi investido, reconhecido e confirmado como Chefe Dinástico, sendo elevado ao Trono com o nome dinástico “de jure” – Sua Majestade Real e Sagrada Kyr Athanasios Aloysios Iº, O.S. + G., Antonios, Marzban Cifuentes, o Soberano Theokrator, Hégemon e Toparkhes dos Aryas de Gedrosia, Magni Regis cum Auctorite, com a dignidade perpétua de Sua Família, “Iure Sanguinis”, de Basileus de Drangiana, para todos os efeitos de Direitos Dinásticos e de Justiça, com as Dignidades, Ofícios e Direitos Soberanos Perpétuos, e Unido a Theocracia Ecuménica e a Dinastia Suprema dos Aryas eleita pelo próprio Deus. Desta forma, S.M.R.S. Kyr Athanasios Aloysios Iº O.S. + G., Antonios, é o Chefe Oficial e Jurídico da Casa Soberana da Antiga Gedrosia dos Aryas do Oriente, Real de Drangiana, Dinastia Frientes, Sucessores e Herdeiros Arzákidas – Khristopháridas, Sucessor legítimo de uma linhagem ilustre, soberana e dinástica, confederada ao Santo Trono Primacial dos Reis dos Reis, governo em exílio do Grande Reino dos Aryas do Oriente. Em 10 de Fevereiro de 1989, a Declaração Canónica do Patriarcado é devidamente reconhecida pelo Consulado do Brasil em Palermo – Itália, e em 28 de Fevereiro de 1989 é legalizada e protocolada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em Brasília – Brasil.
Em 06 de Setembro de 1991, o Patriarca Viktor Ivan Busa (Prof. Doutor Vittorio Giovanni María Busa) eleva a Igreja de São Pedro e São Paulo, a Catedral Metropolitana Ortodoxa e confirma a Monsenhor Luiz no cargo de Arcebispo Metropolita do Brasil e Eparca do Estado de São Paulo, para ser conhecido como Sua Eminência Reverendíssima e Beatíssima Monsenhor “Athanasios” Luiz António do Nascimento. Alguns meses mais tarde, em 19 de Abril de 1992, por Declaração Canónica dada na Santa Sé Patriarcal de Palermo – Itália, S.S. Viktor Ivan Busa (Prof. Doutor Vittorio Giovanni María Busa), cria a Metropolia Geral Patriarcal, assentando-a no Brasil, como seu IIº Trono Patriarcal, para o auxiliar no Governo da Igreja em especial para a América, e eleva canonicamente ao cargo de Arcebispo Metropolita Geral Patriarcal e Assistente ao Sacro Trono Patriarcal a Sua Eminência Monsenhor Athanasios. Em 17 de Maio de 1992, toma posse na qualidade de Metropolita Geral Patriarcal, na Catedral Metropolitana Ortodoxa de São Pedro e São Paulo, pelo Eparca Coadjutor Monsenhor Jacob Onei Carlos Lopes, durante a Divina Liturgia de São João Crisóstomo, perante a presença do clero, amigos e grande número de fiéis. Dois meses depois, em 11 de Julho de 1992, o Patriarca aprova e assina em Palermo, Sicília – Itália, as constituições para a Metropolia Geral Patriarcal, a qual se torna Pessoa Jurídica na República Federativa do Brasil em 14 de Agosto de 1992.
Em 30 de Novembro de 1992, por Bula Patriarcal de S.S. Viktor Ivan Busa (Prof. Doutor Vittorio Giovanni María Busa), durante a Divina Liturgia de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Festa do Apóstolo Santo André, nomeia canonicamente a Sua Eminência Monsenhor Athanasios Luiz, como Vigário Patriarcal, o qual deverá responder pela Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava em toda a América, auxiliando ao Patriarca no governo da Igreja em todo o mundo habitado, Jurisdição que é legítima portadora da Sucessão Apostólica, desde o seu Patriarca até à sua Metropolia Geral Patriarcal, estendida a todos os seus Bispos no Brasil e no Mundo.
Em 23 de Setembro de 2002, recebe a Re-Ordenação Episcopal e a Transmissão de Sucessão Apostólica das mãos de S.S. Viktor Ivan Busa I (Prof. Doutor Vittorio Giovanni María Busa), na cidade de Palermo - Itália.

S.B. Athanasios e S.S. Viktor Ivan Busa Iº (Prof. Doutor Vittorio Giovanni María Busa)

S.B. Athanasios e S.E.R. Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, da Igreja Católica Apostólica Romana (então Bispo Auxiliar)

S.B. Athanasios cumprimentando à chegada na Catedral do Rio de Janeiro, a S.E.R. Dom Cláudio Hummes, então Cardeal Arcebispo de São Paulo, da Igreja Católica Romana, em 11 de Setembro de 2004, na companhia de S.E.R. Dom Nagui Zayat, Bispo do Rio de Janeiro

O Embaixador da Palestina em Buenos Aires, Argentina, Suhail Hani Daher Akel, S.B. Athanasios e S.E.R. Mar Valerian de Silio (Alfredo Mingolla-Montrezza)

S.B. Athanasios presente na Santa Missa da elevação da Paróquia de Nossa Senhora da Paz à Categoria de Santuário, presidida por S.E.R. Dom Fernando Legal, Bispo Diocesano de São Miguel Paulista, da Igreja Católica Apostólica Romana - Janeiro de 2005

S.B. Athanasios sendo agraciado com Diploma e Medalha de Mérito Histórico Cultural da Academia Brasileira de Artes, Cultura e História, em sua Sede no Pólo Cultural da Casa da Fazenda Morumbi

S.B. Athanasios, Embaixador “At Large do International Parliament for Safety and Peace”, abrindo os trabalhos para outorga da Comenda “O Pacificador da Paz”, em Brasília – Brasil (esqª), e discursando na abertura da cerimónia de entrega das Medalhas e Diploma Sérgio Vieira de Mello (dirª)

S.B. Athanasios colocando a medalha Sérgio Vieira de Mello, ao Senador da República Paulo Otavio (esqª), e cumprimentando a neta do falecido Presidente Jucelino Kubitchek (dirª)

Com o notável crescimento da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava (Patriarcado Ortodoxo Bielorrusso Eslavo), especialmente no Brasil e Argentina, foi confirmado em 2010 pelo Santo Sínodo Geral a restauração do Patriarcado das Américas e Eurásia da Santa Igreja Católica Ortodoxa "Sucessão Sto. Wolodymir" - IOBE/AOCC, que inclui desde o início a Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava, sendo conhecida como Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estrangeiro.
Assim, S.B. Moran Mar Athanasios (Luis António do Nascimento), Arquieparca Metropolita Primaz da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava (Patriarcado Ortodoxo Bielorrusso Eslavo), é entronizado na Cidade de São Paulo - Brasil, em 12 de Janeiro de 2013, como Patriarca Soberano da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estrangeiro, sendo conhecido pelo nome de S.B. ATHANASIOS 1º ALOYSIOS.

Catedral Metropolitana de São Pedro e São Paulo, no início da Celebração da Divina Liturgia de São João Crisóstomo, da Entronização Patriarcal (no Altar, apresenta-se SB Moran Mar Athanasios com o seu hábito monacal)

S.E.R. Hieromonje Kyrilos, acompanhado dos Rvdos. Diáconos, ajudam a revestir a SB Moran Mar Athanasios com as vestes patriarcais

O momento culminante da cerimónia, aonde todos os bispos presentes, devem suster no ar o Epanókamelaukion branco patriarcal durante uns segundos em frente do povo, antes do mesmo pousar definitivamente sobre a cabeça do Soberano Patriarca

Entronizado o Patriarca, este se dispõe a ler o seu compromisso com Cristo, com o Santo Sínodo, com o clero de todo o Patriarcado, e com os fiéis. Ao seu lado, S.E.R. Mar Nagui, Arquieparca do Estado do Rio de Janeiro, e S.E.R. Mar Jacob, Arquieparca Coadjutor do Brasil da Iglesia Ortodoxa Bielorrusa Eslava no Estrangeiro

O agora entronizado Patriarca, S.B. ATHANASIOS 1º ALOYSIOS, percorre o Santo Templo para a aclamação dos fiéis

O Patriarca é revestido novamente no Santo Altar, para que presida à Celebração Litúrgica

Não será que o "bispo" herético deseja propositadamente manchar a reputação e o ministério de Sua Santidade, como manchou a sua reputação e o seu ministério, encontrando-se por todas as suas práticas realmente EXCOMUNGADO à luz das Regras Apostólicas e dos Concílios Ecuménicos, e até mesmo dos seus pseudo-regulamentos "canónicos"?



Home / Comunicados da Sé Apostólica / Biografias Gerais / Canonicidade Bielorrussa Eslava


Última actualização deste Link em 03 de Março de 2013