Sua Exª Rev.ma D. Frei António Ramos Monteiro, OFM
(1928 - 2004)

Sua Exª Rev.ma D. Frei António Ramos Monteiro, OFM, nasceu em 10 de Outubro de 1928, e recebeu o Santo Sacramento do Baptismo em 14 de Outubro de 1928. Em 11 de Dezembro de 1949, aos 21 anos de idade, Professou como Frade Menor Capuchinho (Franciscano), na Província de Portugal e recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral, aos 15 de Abril de 1951, aos 22 anos de idade. Em 21 de Agosto de 1987, aos 58 anos de idade, foi nomeado por Sua Santidade São João Paulo II, para Bispo Coadjutor de Viseu. Recebeu a Sagrada Ordenação Episcopal como Bispo da Igreja Católica Apostólica Romana em 11 de Outubro de 1987, aos 59 anos de idade, das mãos de Sua Emª Rev.ma D. António Ribeiro, Cardeal-Patriarca de Lisboa, sendo Co-Consagrantes: Sua Exª Rev.ma D. José Pedro da Silva, e Sua Exª Rev.ma D. Eurico Dias Nogueira. Em 14 de Setembro de 1988, aos 59 anos de idade, sucedeu como Bispo de Viseu. Veio a falecer em 03 de Abril de 2004, pelas 22 horas, no início da Semana Santa. D. Frei António, mesmo como Bispo da Igreja, quis permanecer sempre como verdadeiro irmão menor: a sua ternura com as crianças; a agradável surpresa aos doentes nas suas casas; a sua facilidade no diálogo com os jovens. Era licenciado em Direito Canónico e Doutor em Teologia Moral.

Home / Biografias Gerais / Primaz Katholikos