Sua Exª Rev.ma D. António Maria Bessa Taipa

Sua Exª Rev.ma D. António Maria Bessa Taipa, nasceu em 11 de Novembro de 1942, em Freamunde - Portugal, sendo filho de Daniel Oliveira Taipa, e de Maria Olívia Bessa Gomes. Recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral em 15 de Agosto de 1966, das mãos de Sua Exª Rev.ma D. Florentino Andrade e Silva. É Licenciado em Teologia Dogmática e em Sagrada Escritura. Em 24 de Março de 1979 é nomeado Reitor do Seminário Maior do Porto, exercendo esse cargo até 05 de Janeiro de 1999. Em 10 de Maio de 1981 é nomeado por Sua Exª Rev.ma D. António Ferreira Gomes, para Cónego do Cabido da Catedral. Em 21 de Fevereiro de 1999, é nomeado por São João Paulo II, para Bispo Titular de Tabbora e Auxiliar do Porto, da Igreja Católica Apostólica Romana, vindo a receber a Sagração Episcopal em 18 de Abril de 1999, das mãos de Sua Exª Rev.ma D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto.

Home / Biografias Gerais / Primaz Katholikos