Dom Alexandre do Nascimento

Sua Eminência Reverendíssima, Dom Alexandre do Nascimento, nasceu em Malanje - Angola, em 01 de Março de 1925. Recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral em 20 de Dezembro de 1952 na Diocese de Malanje, das mãos de Sua Eminência Reverendíssima, o Cardeal Luigi Traglia, sendo nomeado Bispo da mesma Diocese, em 10 de Agosto de 1975, por Sua Santidade o Papa São Paulo VI. Recebeu a Sagrada Ordenação Episcopal como Bispo da Igreja Católica Apostólica Romana no dia 31 do mesmo mês, das mãos do Arcebispo Monsenhor Giovanni De Andrea. Em 03 de Fevereiro de 1977, foi nomeado Arcebispo de Lubango - Angola, sendo posteriormente elevado a Cardeal, por Sua Santidade o Papa São João Paulo II, em 02 de Fevereiro de 1983, como Cardeal-Presbítero de São Marcos in Agro Laurentino. Em 16 de Fevereiro de 1986 é nomeado Arcebispo de Luanda, tendo vindo a retirar-se em 23 de Janeiro de 2001, como Cardeal Arcebispo Emérito de Luanda - Angola.
Possui licenciaturas em Teologia pela Universidade Gregoriana (Roma) – Itália, e em Direito Civil pela Universidade Clássica de Lisboa - Portugal. Foi eleito Presidente da Caritas Internacional em 1983 e re-eleito em 1987. Foi membro da Congregação da Propaganda da Fé, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e da Congregação para a Educação Católica. Tem várias condecorações internacionais, entre as quais o doutoramento honoris causa em Jurisprudência pela Universidade de Lisboa e a atribuição da Medalha de Ouro Assembleia da República Portuguesa (ano 2000), como reconhecimento da sua acção na defesa dos direitos da pessoa humana. A convite do Representante Especial do Secretário-geral da ONU, esteve presente em vários acontecimentos históricos referentes ao processo de paz angolano, designadamente em Lusaka (1994) e Bruxelas (1995). Tem várias obras publicadas, entre as quais “Do Homem sem Fé - suas possibilidades e limites - segundo Francisco Suarez” (ensaio); “Sobre o Belo e a Moral – Carta aos novos”; “Como li o Livro de Rute – comentário exegético” (1981); “A experiência constitucional da Itália moderna” (1968); “Caminhos de Esperança” (1992); “Livro de Ritmos” (poesia) e “Discursos e Imagens” (2002).

Dom Alexandre do Nascimento com o Papa São João Paulo II

Home / Biografias Gerais / Katholikos