263º – São João Paulo I
(Albino Luciani)

S.S. João Paulo I (Albino Luciani) nasceu em Forno di Canale, Belluno – Itália, a 17 de Outubro de 1912. Seu pai era operário numa fábrica de vidros em Veneza. Recebeu a Sagrada Ordenação de Presbítero em 07 de Julho de 1935. Em 15 de Dezembro de 1958, foi nomeado Bispo de Vittorio Veneto e recebeu a Sagrada Ordenação Episcopal como Bispo em 27 de Dezembro de 1958, das mãos de Sua Santidade o Papa São João XXIII, que o havia nomeado.

Momento da Ordenação

Em 15 de Dezembro de 1969, Sua Santidade o Papa São Paulo VI, nomeia-o Patriarca de Veneza. Em 05 de Março de 1973, o mesmo Pontífice cria-o Cardeal da Santa Igreja Romana.

Após o falecimento do Papa São Paulo VI em 06 de Agosto de 1978, é eleito pelo Colégio Cardinalício Patriarca de Roma no escrutínio do dia 26 de Agosto de 1978, sendo o primeiro Papa de Roma a escolher um duplo nome.

Entronizado solenemente em 03 de Setembro de 1978, recusou a pomposa cerimónia da Coroação Papal e a riquíssima Tiara Papal, substituindo-a por uma simples Mitra Episcopal.

Momentos da Entronização

Em 05 de Setembro de 1978, recebe em audiência a Dom Nikodim, Metropolita Ortodoxo de Leningrad.

Momento da audiência

Ficou conhecido como o Papa do sorriso e governou a Igreja apenas 33 dias, vindo a falecer repentinamente durante o sono, nos seus aposentos no Palácio Apostólico em 28 de Setembro de 1978, sendo sepultado na cripta da Basilica Vaticana.

Foi canonizado e elevado às honras dos Altares emtoda a nossa Jurisdição Canónica, pelo Decreto Primacial A057/GP, de 06 de Agosto de 2005.

Decreto

Home / Biografias Gerais / Santos da ICOH