Comunicados da Sé Apostólica da Hispânea
Acerca de novas acusações no blog "Falsos Ortodoxos"
(http://falsosortodoxos.blogspot.pt/2012_05_01_archive.html)
Mais rápido do que imaginei, o lobo saiu da toca e mostrou a sua verdadeira identidade!... Mesmo assim, ainda tenta manter-se incógnito, mas os seus actos denunciam-no, pois são demasiado conhecidos...
Porém, perante a ousadia de tão "digna e putativa figura da sociedade e da igreja, em Portugal e no Brasil", não poderia deixar de responder novamente às acusações que são feitas à minha pessoa, à minha honra e também à honra e dignidade de demais pessoas visadas no texto. Mais uma vez, qual novela mexicana com um canastrão como actor principal, o autor do blog, volta a acusar e denegrir os demais, mas usando novamente a mentira, e começando logo, para não perder tempo, pela data da publicação do texto no blog. Igualmente usa o texto da nossa resposta que foi publicado neste site em 26 de Agosto de 2012 (A), mas colocando-o no seu blog com a data de 01 de Naio de 2012, como e fosse um texto de sua autoria, e respondendo igualmente a vermelho, possivelmente para não se sentir inferiorizado.
Efectivamente a mentira tem perna curta, e o leitor pode encontrar o texto base usado pelo blogista para o seu texto dos "falsos profetas modernos", que publicou no blog de sua comunidade e que foi respondido aqui, no site abaixo indicado.
(http://gospelbrasil.topicboard.net/t5076-os-falsos-profetas-modernos)
É incrivel, quão baixo consegue chegar o ser humano!...
Caro irmão e irmã, tal como afirmei anteriormente e em várias ocasiões, não são as palavras e acusações de gente reles, desenxabida, embusteira, trampolineira, trapaceira, e outras coisas mais, que vão estagnar a obra de Deus existente na IGREJA CATÓLICA ORTODOXA HISPÂNICA. Como Igreja que é, é constituida por pessoas com virtudes e defeitos, mas tem como base e missão o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, sob os alicerçes da Santa ORTODOXIA, mas conservando as suas particularidades como povo ibérico. Porém, temos consciência desde o principio que tal gente iria perseguir a nossa Jurisdição e os seus membros tentando por todos os meios a desacreditar.
Neste momento e perante mais uma acusação, que visa exactamente esse propósito, não podemos nós deixar de responder a esse repugnante individuo, que carece de falta de carácter, e que apesar de usar uma "mitra episcopal" na cabeça, dentro da mesma cabeça nada se deve encontrar que beneficie à saúde espiritual daqueles que ainda cegos, o olham como "pastor"!...
No texto em questão, coloca o bloguista uma foto de 16 de Novembro de 2008, retirada do web site de nossa Igreja, na qual é retratado o jantar de despedida de alguns dos dezassete bispos que estiveram reunidos em Florença - Itália, entre 13 e 17 de Novembro de 2008, para um encontro episcopal ecuménico, para o qual o bloguista e demais comparsas nem sequer foram convidados. Imagino que o bloguista deve ter ficado um pouco acre, por não ter sido convidado, ou melhor nem sequer lembrado, para um tal evento eclesiástico, que teve como momento alto a Sagração Episcopal de Mons. Massimo dell’Aquila. Na verdade, estranhou-nos não encontrarmos em Florença tão alta individualidade e principesca figura, não por esquecimento mas intencionalmente, visto estarem presentes clérigos e bispos americanos, ucranianos, africanos, checos, franceses, portugueses, alemães, suiços, e italianos. Efectivamente deve o "santo" bloguista ter a todos como "falsos bispos e inválidos", ainda mais por não terem ido ao beija mão de tão proeminente "patriarca católico ortodoxo ibérico" a quem toda a orbe ibérica deve prestar vassalagem. A inveja é um pecado e misturado com o orgulho e a soberba conseguem plantar na alma do mais santo dos cristãos, a semente do Diabo.
2º esq. - Mons. Dom Paulo Jorge de Laureano; 3º - Mons. Philipose Mariam (Eglise Syro – Orthodoxe Francophone); 4º - Mons. Nicolas de Paris (Eglise Orthodoxe Autonome de France); 5º - Mons. Massimo dell’Aquila (bispo prelato Opus Domini e Regina Apostolorum e secretário geral da Unione Cristiana Ecuménica Regina Pacis); 1º de costas - Mons. Peter Paul Brennan (Ecumenical Catholic – Diocese of América); e o 2º de costas - Monsenhor Joseph J. Gouthro (bispo de Las Vegas).
Gostava de referir que a mesma foto foi tirada pelo Sr. Fernão Marques Gomes (Deposto e reduzido ao Estado Laical em 29 de Junho de 2015), que me acompanhava na viagem apostólica, assim como Mons. Scott E. McLaughlin (arcebispo primaz - The Orthodox Anglican Communion); e Mons. Gary D. Dilley (The Orthodox Anglican Communion), que não aparecem na fotografia em questão, mas que participavam do jantar (A). Ora, escreve o bloguista que se trata de um "almoço bem regado", numa tentativa bem elaborada de denegrir os visados especialmente a minha pessoa, como se refere no seu texto mais à frente ao qual responderei, mostrando dessa forma o quanto vale denegrir, mesmo que para isso se minta de boca cheia e se façam aleivosias. Não creio que tenha sido um erro casual, nem mesmo que o bloguista tenha cataratas no olho, que o impecam de enxergar devidamente, mas o bloguista na sua maldade esqueceu-se de ver bem a foto, pois se melhor visse, mas é claro que não tinha os óculos no nariz na altura, senão teria visto unicamente garrafas de água. Aconselho-o a não brindar com água, pois dizem que dá azar. Mesmo assim, se foi por falta de vista, aconselho-o a ir a um oftalmologista para tratamento do olho lesado.
No que se refere aos titulos que possuo, todos foram dados devidamente, por quem de direito e aprovados igualmente por quem de direito. Nenhum dos mesmos foi elaborado, conferido e aprovado por quem o recebeu, aos contrário do que pode dizer o "principesco" bloguista, que só não se auto-nomeia "faraó das Canastras", pois deve ter medo de "bater com a canastra". Quanto ao "senhor italiano" a que o bloguista se refere, volta a ter falta de vista e volta a mentir, pois o senhor a que se refere não é italiano mas argentino, trata-se de Mons. Dom Alfredo Mingolla-Montrezza (Mar Valerian de Silio) e é um Senhor em toda a acepção da palavra (tem mulher e três filhos; e nunca constou que tenha sido visitado por sobrinhos de terras de Vera Cruz...), é Bispo válida e canonicamente ordenado, pois foram cumpridos os cánones dos Santos Concílios Ecuménicos, pertence a uma Jurisdição Canónica e está submetido a um Patriarca, e unido a um Cólegio Episcopal. Pois é, lembrei-me agora que a IGREJA ORTODOXA BIELORRUSSA ESLAVA, à qual pertence este senhor é uma "pseudo-igreja" para o bloguista, e como a nossa Jurisdição Canónica está em Comunhão Canónica com a referida Igreja Patriarcal e não com o "patriarca católico ortodoxo ibérico" do blogue só pode ser falsa perante tão munificente individuo!? Deve ser um pecado mortal sem direito a "indulgência" e com direito a "excomunhão automática" a atitude de desprezo dos visados pelo bloguista acerca do seu carácter "patriarcal universal e dogmático".
Logo a seguir, o bloguista acusa-nos de possuirmos uma "doença contagiosa ligada ao desregulamento sexual". Na verdade, o bloguista não escreveu "desregulamento" mas sim desrugulamento, pelo qual tivemos a liberdade de corrigir, por não queremos que alguém tão culto (faz saber o bloguista possuir vários doutoramentos no bolso), possa ser tido como ignorante na língua portuguesa. Inadmissivelmente não possui o bloguista nenhum doutoramento nessa àrea, o que é pena. Ajudava muito, quer na leitura e interpretação do que se lê, quer a evitar dar erros na língua materna. Mas voltando ao assunto: uma doença contagiosa é uma doença que se transmite por contacto (falando de doença), assim como a hepatite B, o sarampo, a rubéola, a varicela, a tubercolose, sarna, etc. Que eu saiba não tenho nenhuma deste lote, muito menos ligada a um desregulamento sexual. Mas será que entendi bem!? O bloguista está a fazer-me um diagnóstico médico? Desconhecia que o mesmo também tinha formação na àrea da medicina, talvez também um doutoramento tirado como os restantes. Talvez seja melhor rever o seu diagnóstico clínico acerca da minha pessoa, algo mais bombástico e que dê muita pena, pois se a intenção é levar-me para a sua esterqueira, fique sabendo que não estou interessado em ir diga o que disser de mim. Conheço demasiadamente bem e com detalhes os contornos da vida segundo o "REGULAMENTO SEXUAL" de muitos "tios e sobrinhos", de "padrinhos e afilhados", de "amigos especiais de proeminente carreira muitas vezes eclesiástica", e até de muitos "clérigos válidos" para estar estar interessado. Mas, já agora, aproveito para dar um conselho ao bloguista: se os "tios e os sobrinhos" usarem protecção e tiverem cuidados segundo a recomendação do Serviço Nacional de Saúde sempre podem evitar alguma doença contagiosa, pois ninguém está livre e todos podemos ser atingidos, até os "clérigos válidos" que gostam de pular a cerca em "família", visto terem uma bem vasta, especialmente no que toca a sobrinhos; e, basta lembrarmo-nos da gripe que todos os anos apanhamos e não há protecção nem vacina que nos valha. É uma tremenda chatice esta doença contagiosa para quem a apanha.
Lembrei que o mesmo bloguista, dava consultas de "sexologia", pelo que deve ter formação médica ou em psicologia, estando devidamente credenciado, reconhecido e registado na respetiva ORDEM, pois a não ser representaria um crime punido até 2 anos de cadeia ou 240 dias de multa, de acordo com o art. 358º do C.P., para quem usurpa funções, pelo que no exercicio dessa actividade tão "canónica" como ajudar os membros mais "preguiçosos" e tratar-lhes da saúde debilitada, deve o mesmo bloguista ter conhecido muitos casos de "desregulamento sexual" e quem sabe até de "doenças contagiosas". Não me lembro de alguma vez ter necessitado de uma consulta de sexologia e muito menos com o "sexologo" em questão! Só mesmo para rir, que faz bem à gripe dos patos marrecos...
Não sei se devo rir, se devo chorar, ou se devo ignorar a audácia, mas uma coisa sei, já cheguei ao ponto de sentir pelo individuo algo que nunca pensei sentir - COMISERAÇÃO.
Deveria o bloguista preocupar-se com as doenças da alma, daquelas das quais coloca anúncios nos meios de comunicação, não os novos "Karismas a rouxo, que de ortodoxos nada têm", e dos quais se auto-intitula o mais conceituado e conhecido no mundo, logo após o Papa João Paulo II, passando mesmo à frente dos Padres Gabriele Amorth, e Antonio Fortea, que induvidavelmente devem manter com o bloguista excelentes relações de amizade e aprender muito com ele. E verdade seja dita, ao olhar para a carreira de tal individuo, dá mesmo vontade de estender uma passadeira vermelha...
Noutro ponto, acusa-me o bloguista de ser conhecido na zona do Campo das Cebolas pelo o "padre bêbado". Não sei onde o bloguista foi buscar tal disparate, mas pergunto-me: viu-me o bloguista alguma vez bêbado? Não viu. Não frequentei o Campo das Cebolas a não ser para comer e beber alguma vez certamente, pois não sou abstémio, mas dai a caluniar-me de bêbado usando outras pessoas, vai uma grande distância. Mas, o mais caricato é que ainda hoje regresso de vez enquando ao Campo das Cebolas e encontro pessoas de então, que me falam bem, me respeitam e me estimam... Mas devia o bloguista dizer como é ele conhecido e o que dele dizem de viva voz no Campo das Cebolas, na zona da Sé e de Santo António, etc. Quem duvidar basta conversar com os vizinhos mais antigos e logo ficam a saber, mas claro que esses todos são uma cambada de bêbados e mentirosos, mas livram-se de serem chamados de "falsos bispos" por tão belo exemplar de "cavalheirismo".
São do corpo e do espírito, e juntando-lhe o ser abstémio só mesmo o bloguista...
Por fim, não quero deixar de responder a mais uma acusação do bloguista antes de terminar, acerca da minha suposta "Expulsão" da Igreja Ortodoxa. Fiquei sem palavras! Eu desconhecia que tinha sido expulso da Igreja da qual faço parte e que está em Comunhão Canónica com a Igreja Ortodoxa (no seu sentido Universal)!!! O bloguista sabe coisas que não lembra nem ao Diabo.
Não, acho que quem me expulsou deve ter sido mesmo o bloguista. Não é verdade!?
De vez enquando tenho amnésia e esqueço-me que ele tem um "munus episcopal universo-planetário", e que possui o poder dum Concilio Ecuménico e mesmo até do Patriarca Ecuménico de Constantinopla. Ou será que é ele agora o Patriarca Ecuménico da Igreja Ortodoxa e eu não tive conhecimento por ser falso?
Quando os neurónios de certas cabeças emproadas entram em curto-circuito normalmente o que acontece é algo tão feio que nem vou escrever o nome.
As acções ficam para quem as praticam e as palavras também.
Que o bloguista fique com a novela mexicana
e com a sua "potestade canastrada", que eu tenho mais do que fazer.
Se tiver dois dedos de testa, apesar de lhe ter caido o cabelo, olhe para si mesmo interiormente e reflita acerca do sentido da sua vida como individuo e como cristão, que bem precisa.
Se houver próximos capítulos desta novela mexicana com cheiro a canastras ainda por lavar, cá estaremos para ver. Até lá, concedo a todos minha Bênção Apostólica.
Lisboa, 05 de Setembro de 2012.
Mons. Dom Paulo Jorge de Laureano
Arcebispo Primaz Katholikos
Arcebispo Primaz Katholikos
S.B. Dom ++ Paulo Jorge de Laureano – Vieira y Saragoça
(Mar Alexander I da Hispânea)
Home / Comunicados da Sé Apostólica da Hispânia
Última actualização deste
Link em 29 de Junho de 2015