S.S. Tawadros II
(Wageeh Sobhy Baky Suleiman)

Sua Santidade Tawadros II (Wageeh Sobhy Baky Suleiman), nasceu em Almançora, aos 04 de Novembro de 1952. Licenciado em Farmácia, graduou-se na Faculdade de Farmácia de Alexandria em 1975, e convalidou seu título no Reino Unido no ano de 1985. Antes de tornar-se clérigo, foi director de uma fábrica de medicamentos em Damanhur, no norte do Egipto. Em 1983, ingressou num Seminário, tendo recebido a Sagrada Ordenação Presbiteral em 23 de Dezembro de 1989. Mais tarde, ingressou no Mosteiro de São Bishoy, em Wadi Natrun, ao norte de Cairo. Desde 1997, S.S. Tawadros era Bispo Metropolitano de Behera, no delta do Nilo. O novo Papa Copta foi eleito em 04 de Novembro de 2012 na Catedral cairota de São Marcos, após um garoto de olhos vendados extrair de uma urna um papel com o seu nome, onde estava junto a outros dois, o Bispo Rafael e o Monje Rafael Ava Mina. É o segundo Papa Copta a ter o nome Tawadros (Teodoro, «presente de Deus»), após S.S. Tawadros I (também conhecido como Teodósio II), 45º Papa (730-742).
S.S. Tawadros II é um defensor do ensino religioso e da formação dos clérigos como melhor «medicamento» para a Igreja copta. O novo Papa comprometeu-se a trazer a paz aos egípcios, num país de maioria islâmica onde há violência contra a minoria cristã. No dia 18 de Novembro, S.S. Tawadros II assumiu oficialmente o cargo, substituindo a S.S. Shenouda III, falecido em 17 de Março de 2012.
É o actual Papa da Igreja Ortodoxa Copta de Alexandria, o 118º (119) Patriarca de Alexandria e o Patriarca da África sobre a Santa Sé apostólica de São Marcos, assumindo o título completo de: Papa de Alexandria e Patriarca da Predicação de São Marcos e de toda a África.

Home / Biografias / Textos Diversos