152º - São Leão IX
(1049 a 1057 d.C.)

Natural de Lorena, chamava-se Bruno e era membro da família imperial alemã. Foi eleito Patriarca de Roma livremente pelo clero e o povo romano, em 12 de Março de 1049. Chegando a Roma, quis entrar de pés descalços, vestido de monge, em sinal de humildade. Mergulhou nas questões da reforma, uma vez que três pragas assolavam a Igreja: a simonia, a indiferença do clero em questões morais e a interferência do Imperador nas eleições dos Papas. Convocou um Sínodo para resolver esses problemas. Visitou a Itália e outras regiões da Europa para levar a reforma, onde destituía os Bispos indignos, unia o baixo clero e levava a muitos Mosteiros uma vida disciplinar. Excomungou ao Patriarca de Constantinopla Monsenhor Miguel Cerulário, a quem injustamente acusou de criar o cisma da Igreja Oriental, que perdura até hoje. Foi tido como um santo em vida e o povo o chamava de "o bom Bruno". Morto em 18 de Abril de 1057, foi pranteado e considerado santo.

Home / Biografias Gerais / Santos da ICOH

Última actualização deste Link em 01 de Outubro de 2011