176º - S.S. Inocêncio III
(1198 a 1216 d.C.)

O primeiro Papa do século XIII, nasceu em Anagni. Eleito Patriarca de Roma em 22 de Fevereiro de 1198, restabeleceu a autoridade temporal nos Estados Pontifícios. Promoveu a Quarta Cruzada. Aprovou a Ordem dos Irmãos Pregadores (dominicanos), fundados por São Domingos de Gusmão, e a Ordem dos Frades Menores (Franciscanos), fundados por São Francisco de Assis, que abraçaram a pobreza e a vida simples, pregavam o que eles próprios praticavam, imploravam aos ricos que dividissem com os pobres os seus bens. Durante o seu pontificado, São Tomás de Aquino explicou a fé de um modo racional, para a santificação de todos. Inocêncio III proclamou o XII Concílio (que para a Igreja Romana é considerado Ecuménico, mas que efectivamente não o é). Morreu em 16 de Julho de 1216.

Home / Biografias Gerais