S.S. Ignatius IV de Antioquia

Sua Santidade Ignatius IV nasceu a 17 de Abril de 1920 em Muhardeh, região de Hama, na Síria. Seus pais, Assad e Mariam, eram ortodoxos piedosos e praticantes. Seu pai era professor e cantor na paróquia local. O pequeno Habib (seu nome de Baptismo) cresceu num lar realmente cristão, o que muito o ajudou a responder ao chamado de Deus (vocação) para o Sacerdócio. Já jovem, cursou a Escola Americana em Beirute, no Líbano, lutando contra dificuldades financeiras.
Activo na Igreja, ajudou a fundar o "Movimento da Juventude Antioquina" em nosso Patriarcado. Tendo feito os estudos clericais, foi ordenado Diácono em 1941, quando adoptou o nome "Inácio", em honra a Santo Inácio de Antioquia. Em 1945, bacharelou-se em Filosofia e Literatura, indo em 1949 para a França, onde aperfeiçoou seus estudos teológicos no famoso Instituto Teológico Ortodoxo São Sérgio, de Paris. Retornando ao Oriente foi ordenando Sacerdote e, posteriormente, eleito e Sagrado Bispo. Foi ele que estruturou a Faculdade Teológica de Balamand e, por seus esforços, conseguiu aumentá-la e enriquecê-la, até tornar-se a Universidade de Balamand, com os mais diversos cursos.
Em 1966, foi eleito Metropolita de Latakia (Síria) pelo Santo Sínodo da Igreja. Ao falecer o Patriarca Elias IV, em 1979, o mesmo Santo Sínodo, reconhecendo sua capacidade espiritual e intelectual, elegeu-o Patriarca de Antioquia, entronizando-o na Catedral da Dormição de Nossa Senhora, em Damasco. Desde então muito tem feito pelo crescimento e engrandecimento da Igreja.

S.S. Inácio IV publicou grande quantidade de livros e artigos de teologia, que lhe valeram o doutorado honoris causa pela Sorbonne, em Paris e pela Universidade de Minsk, na Bielorrússia.

Veio a adormeceu em Cristo, em 05 de Dezembro de 2012, aos 91 anos de idade, no hospital de sua comunidade em Beirute, no qual foi internado ontem após sofrer um derrame cerebral. Com a saúde já deteriorada havia um longo tempo, S.S. Inácio IV tinha lançado nos últimos meses inúmeros apelos pela paz na Síria e, em conjunto com os bispos católicos e líderes religiosos muçulmanos, estava intensamente comprometido com a reconciliação no país.

Momentos das Exéquias

Home / Biografias Gerais