193º - S.S. Bonifácio VIII
(1294 a 1303 d.C.)

Nasceu em Anagni. Eleito Patriarca de Roma em 24 de Dezembro de 1294, dirigiu a Igreja durante sete anos. Temia o seu antecessor, São Celestino V, que muitos acreditavam ter sido forçado a abdicar, e mantinha-o na prisão. Celebrou pela primeira vez o Ano Santo de 1300, a ser comemorado a cada 100 anos. Mais de duzentos mil peregrinos visitaram Roma durante o Ano Jubilar. Fundou a Universidade da "Ciência", em Roma. Foi protector de grandes artistas, entre os quais Giotto. Defendeu em Encíclicas que: "fora da Igreja não existe salvação, que Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que o Papa é a autoridade universal e que aqueles que tomassem a riqueza da Igreja seriam punidos". Em consequência dessa afirmação, enfrentou o exército francês em sua própria casa, sentado no seu Trono Papal. Preso, foi solto três dias depois, pela intervenção do povo de Agnani. Levado a Roma, ninguém foi ajudá-lo. Aí morreu na prisão, em 11 de Outubro de 1303, aos 86 anos.

Home / Biografias Gerais