Sua Beatitude Boghos Bédros (Paul Peter) XIII Terzian

Sua Beatitude Boghos Bédros (Paul Peter) XIII Terzian, nasceu em 12 de Setembro de 1853, em Kiutahia. Em 08 de Setembro de 1892, aos 39 anos de idade, foi nomeado Bispo de Adana (Armenian), na Turquia, e em 23 de Abril de 1910, aos 56 anos de idade foi nomeado Patriarca da Cilicia (Armenian), no Libano, da Igreja Católica Arménia (Igreja Católica Apostólica Romana). Foi confirmado como Patriarca em 27 de Novembro de 1911 e imediatamente eleito Patriarca, chamou a Roma o Sínodo Nacional de 1911, para uma melhor organização da Igreja Católica Arménia. Mas o Sínodo dos Bispos, apenas voltou para casa, foram flagrados pelos acontecimentos: os assassinatos que foram cometidos durante o império otomano contra os arménios (1915-1922). Cerca de 19 dioceses, 110 missões, 156 igrejas, 32 conventos e mosteiros, 6 seminários, 300 sacerdotes, 270 religiosos, 148 escolas e centenas de milhares de fiéis foram varridos pela fúria assassina. O trabalho dos 200 anos da Catholica arménio-licisme foi destruída, também a morte de um milhão e meio de arménios, vitimas do primeiro genocídio dos tempos modernos. Tudo foi refeito. Mons. Terzian, o Patriarca infeliz reuniu em Roma em 1928, uma segunda vez os seus bispos sobreviventes do genocídio, a fim de reorganizar a Igreja no pós-massacre (ou o que restou). Primeiro, decidiu transferir para Bzommar - Constantinopla, anterior sede histórica, onde 60 anos antes ele havia deixado cheia de esperanças e projectos. Veio a falecer em 15 de Dezembro de 1931, aos 78 anos de idade.

Home / Biografias Gerais / Sucessão Apostólica da ICOH