145º - S.S. Bento IX
(1032 a 1044 d.C.)

Nasceu em Roma. Primo de João XIX e de Bento VIII, foi eleito Bispo de Roma em 1032 e foi deposto em 1044. Subiu ao Trono Papal aos 12 anos. Impôs ao Rei da Boémia que transladasse a Praga as relíquias de Santo Adalberto. Nada sabia sobre os deveres de um Papa e a sua vida era um escândalo para a Igreja. O povo romano expulsou-o da cidade. Refugiou-se no Mosteiro de Grottaferrata. Foi eleito pela segunda vez Patriarca de Roma em 10 de Abril de 1045. Os romanos mais uma vez obrigaram-no a renunciar em 01 de Maio de 1045, por interesses económicos e políticos, e por corrupção. Com a morte de Clemente II, Bento IX retorna ao Pontificado, tendo sido eleito Patriarca de Roma pela terceira vez em 08 de Novembro de 1047. Renunciou em 17 de Julho de 1048. Depois de oito meses, renunciou ao Pontificado, pelos conselhos de São Bartolomeu. Arrependido da sua vida turbulenta, fez-se Monge de São Basílio em Grottaferrata, aonde morreu em 1048 e está sepultado. Ocupou a Cadeira de São Pedro por três vezes, alternando com três antipapas.

Home / Biografias Gerais