Resposta da IGREJA CATÓLICA ORTODOXA HISPÂNICA
a todas as falsas afirmações feitas contra si e seus clérigos, da parte do “arcebispo primaz”
da IGREJA APOSTÓLICA CATÓLICA ORTODOXA,
sr. Armando da Costa Monteiro


Recortes de Notícias

RN-72

Bispo sexólogo volta a atacar

09 de Janeiro de 2009

Transcrição do texto:

«A propósito da reportagem “Só paga a Consulta…”, de Fernanda Câncio (DN de 8/01/09,pág. 9), saúdo a jornalista e recordo o currículo mediático do suposto “arcebispo”, ex-recluso e ex-sexólogo.
Há cerca de 14anos, como jornalista do Tal & Qual, fui incumbido de investigar um anúncio de jornal onde uma misteriosa Igreja Apostólica Católica Ortodoxa, propriedade de Armando Monteiro, concedia divórcios religiosos a troco de umas notas de mil.
Numa capela escura, junto à Sé de Lisboa, encontrei um tipo gordo, baixo e que se intitulava arcebispo primaz da Ibéria e prometia resolver em dois tempos divórcios que a Santa Sé negava; conseguia enganar muita gente. Paralelamente, vendia benzeduras especiais, santo lenho e outros milagres.
Quando abordei o homem pela primeira vez, D. Armando foi de uma cordialidade espantosa. Mostrou os requerimentos para divórcio e até se deixou fotografar junto de uma santa que supostamente chorava (menos naquele dia). Monteiro não era reconhecido por nenhuma autoridade religiosa portuguesa ou brasileira. Aliás, nada do que fazia tinha qualquer validade.
Às custas dos seus crentes, pobres, crédulos e devotos, Armando sacava mais de 1.500 escudos, ou seja, 750 euros, por dia. Foi esta a história de capa do T&Q de 28 de Abril de 1995.
Se as actividades religiosas já eram caso de jornal, o que viemos a descobrir mais tarde dava uma verdadeira anedota. No lado oposto da cidade, no coração do selecto bairro da Lapa, existia uma espécie de consultório médico, delegação da igreja de Monteiro, onde o padre “tratava" de doenças sexuais. O auto-intitulado bispo, de manhã elevava as almas e à tarde dedicava-se à salvação de pirilaus preguiçosos. Bastava-lhe trocar de farpela e estava pronto para cobrar consultas como especialista em impotência, ejaculação prematura e falta de interesse sexual.
Novamente fiz a reportagem e, por incrível que pareça, ele confirmou toda a história, com uma lata de fazer corar o mais frio dos burlões.
Saí do T&Q pouco tempo depois, mas voltaria a ter notícias deste artista. Encontrei-o, em 1996, no Tribunal de Setúbal, onde Monteiro apareceu escoltado por dois guardas prisionais. Estava preso e queria desistir de um processo que tinha colocado contra o jornal e jornalista por abuso de liberdade de imprensa.
Aparentemente, a exposição pública tinha-lhe sido extremamente prejudicial pois quem de direito tratou de o meter atrás das grades.
Armando cumpriu pena e já voltou ao mesmo. Será que já voltou a ter o Seminário onde pode “educar” os membros mais jovens do seu rebanho?  Será isto abuso de Liberdade de Imprensa?»

Arcebispo Primaz Katholikos

S.B. Dom ++ Paulo Jorge de Laureano – Vieira y Saragoça
(Mar Alexander I da Hispânea)


Home / Comunicados da Sé Apostólica / Biografias Gerais / Canonicidade Bielorrussa Eslava


Última actualização deste Link em 03 de Março de 2013