Resposta da IGREJA CATÓLICA ORTODOXA HISPÂNICA
a todas as falsas afirmações feitas contra si e seus clérigos, da parte do “arcebispo primaz”
da IGREJA APOSTÓLICA CATÓLICA ORTODOXA,
sr. Armando da Costa Monteiro

Recortes de Notícias

RN-65

Associação Espirita ataca anúncio de Armando Monteiro no Jornal Destak

14 de Janeiro de 2012

Transcrição do texto:

«Associação Espirita ataca anúncio de Armando Monteiro no Jornal Destak
(...)
Esclarecimento ao jornal Destak - Espiritismo é coisa séria
(...)
Exmº Sr. Director do Jornal Destak
As nossas mais cordiais saudações.
Foi com espanto e até incredulidade que lemos na vossa edição de 24 de Março de 2010, pag. 16 e 17, uma peça intitulada "Será que os espíritos das
trevas nos podem perseguir?", da autoria do Arcebispo Dom Armando Monteiro, que faz ali a apologia do exorcismo, e identificando a Doutrina Espírita (ou
Espiritismo) com algo que não tem a ver com a realidade.
Nesse sentido, e certos de que dentro da deontologia profissional que vos caracteriza, pugnam pela correcta informação, e pelo respeito pelos vossos
leitores, vimos solicitar o seguinte esclarecimento, com o mesmo destaque que a referida peça teve:
1 - Nesse artigo, Armando Monteiro refere "As diversas condenações ao espiritismo na Sagrada Escritura".
Tal afirmação denota falta de conhecimento, pois a Doutrina Espírita (ou Espiritismo) aparece em 1857, como uma doutrina de tríplice aspecto (ciência,
filosofia e moral), logo não poderia estar referida nas "Sagradas Escrituras".
2 - O Espiritismo nada tem a ver com superstições, crendices, magias, bruxarias, adivinhações, feitiçarias.
O Espiritismo é um amplo movimento cultural. Como ciência, investiga os factos espíritas, como filosofia explica-os, como moral aponta ao homem um
roteiro ético-moral para a sua espiritualização, assente nos ensinamentos de Jesus de Nazaré.
3 - Armando Monteiro refere que "O demónio é o pai da gnose, fundamento do Espiritismo, sendo o autor da religião gnóstica (fundamento do Espiritismo)".
Qualquer pessoa que pesquise na Internet a palavra espiritismo, rapidamente percebe que é precisamente o oposto.
O espiritismo não é mais uma religião, nem mais uma seita, mas sim um amplo movimento cultural, universal, procurando contribuir para a implementação do
Reino de Deus na Terra, baseado na fraternidade, respeito mútuo, tendo como lema "Fora da caridade não há salvação".
4 - Qualquer pessoa minimamente honesta, pode saber o que é o Espiritismo, já que existe bastante e boa bibliografia acerca do mesmo, podendo inclusive
efectuar cursos básicos de espiritismo, gratuitos, online, em www.adeportugal.org (Ass. de Divulgadores de Espiritismo de Portugal - ADEP).
5 - Numa altura em que existem em Portugal 3 associações de médicos espíritas, é no mínimo medieval a abordagem que foi feita acerca da Doutrina Espírita.
Ficamos desde já ao vosso dispor para qualquer esclarecimento adicional,
P'la ADEP
José Lucas
secretário
Aqui temos mais uma triste situação! Não tenho de condenar as ideias alheias, suas crenças ou convicções, mas isto
mostra claramente que não só cristãos estão atentos a estes «profissionais» do exorcismo. Convém reflectir!»

Texto original da ADEP - Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal

(http://www.adeportugal.org/mambo/index2.php?option=content&task=view&id=574&pop=1&page=0)

Home / Comunicados da Sé Apostólica / Biografias Gerais / Canonicidade Bielorrussa Eslava

Última actualização deste Link em 03 de Março de 2013