Resposta da IGREJA CATÓLICA ORTODOXA HISPÂNICA

Search Site
(...)
Comunicado CEP
Comunicado Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP)
1. De 5 a 8 de Maio de 2003, na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima, reuniu-se a 153ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) com a participação dos Presidentes da Conferência Nacional dos Superiores Maiores dos Institutos Religiosos (CNIR), da Federação Nacional das Superioras Maiores dos Institutos Religiosos Femininos (FNIRF) e da Federação Nacional dos Institutos Seculares (FNIS).
Em representação de D. Alfio Rapisarda, Núncio Apostólico, esteve presente no primeiro dia Mons. Leo Cushley, Encarregado de Negócios da Santa Sé.
2. O período inicial da primeira sessão contou com a presença dos órgãos de comunicação social e foi preenchido com o discurso de abertura do Presidente da CEP, D. José da Cruz Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa. Saudou com amizade o Núncio Apostólico e o Bispo de Viseu, ausentes por motivos de doença.
Aludiu às intervenções dos Bispos portugueses a favor da paz, em comunhão com o Santo Padre na defesa intransigente da paz no Iraque, e ao propósito de promover a ajuda fraterna e solidária, na luta pela dignidade da pessoa humana e no respeito pela justiça.
Lamentou o relevo televisivo dado ao caso de um autointitulado Arcebispo Metropolita de uma pretensa igreja ortodoxa portuguesa que aceitou “abençoar” a união de dois homossexuais, e denunciou a confusão e a ambiguidade que isso gerou

Última actualização deste Link em 03 de Março de 2013