Resposta da IGREJA CATÓLICA ORTODOXA HISPÂNICA
a todas as falsas afirmações feitas contra si e seus clérigos, da parte do “arcebispo primaz”
da IGREJA APOSTÓLICA CATÓLICA ORTODOXA,
sr. Armando da Costa Monteiro


Recortes de Notícias

RN-48

Só paga a consulta, o exorcismo é de graça

Transcrição do texto:

«Reportagem.
Num anúncio de jornal, um 'exorcista católico' oferece os seus serviços, por marcação, denominando-se 'arcebispo da Santa Madre Igreja'. Bispo católico, Jorge Ortiga fala de burla, e a igreja ortodoxa portuguesa, da qual se reclama também, de fraude e "pouca vergonha"
(...)
Culto mistura referências cristãs e vende curas
(...)
"Isto já existe há pelo menos uns 15 anos. Onde é a capela era antes um vassoureiro. Dantes tinha uma nossa senhora que chorava, agora parece que deixou de chorar." Com um encolher de ombros, o homem, um morador da rua das Canastras, perto da Sé de Lisboa, fala de lado, como quem não quer comprometer-se. "Dessa gente quero distância". Explica-se: "Vejo vir aqui gente com crianças doentes e saírem daqui ainda mais doentes. Dão-lhes lá umas coisas dentro e eles vêm cá fora vomitar. Vendem exorcismos... Até veio um reclame no jornal." No mesmo prédio, uma vizinha espreita da janela e põe água na fervura: "O padre eu conheço, é muito educado. Já fui lá à missa, é muito parecida com a da igreja católica. Mas não é católica, é católica ortodoxa. Umas vezes vou a essa, outras ali acima às católicas. E outras vezes não vou a nenhuma".
(...)
No mesmo prédio pombalino de esquina onde se instalou, num rés-do-chão espaçoso de paredes de pedra e largas portas de madeira, uma capela - identificada num letreiro como Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas - com uma mistura de imagens católicas e ordodoxas, com estatuetas de santos e nossas senhoras e ícones tipicamente ortodoxos e um balcão de vidro onde estão expostos postais do papa João Paulo II e da freira Lúcia para venda, funciona, no primeiro andar, o Instituto e Santuário de Santa Filomena e o consultório do "arcebispo Dom Armando da Santa Madre Igreja", que atende às terças e quintas, por marcação, à razão de cinquenta euros, para, como se anunciava numa página inteira do Correio da Manhã de 2 de Janeiro, "exercer como exorcista, recebendo pessoas de todas as partes do mundo que o procuram para tratar os seus problemas espirituais pessoais ou de suas casas ou comércios." No anúncio, em formato de entrevista, o arcebispo garante já ter feito "mais de sete mil exorcismos". Um folheto disponível na capela explica que "o exorcismo é um sacramental da igreja católica".
Na terça-feira, quem vem abrir a porta da rua depois de se carregar na campainha correspondente ao seminário é um homem vestido de negro e com um grande crucifixo ao pescoço, que se identifica como Pedro, "assistente do arcebispo" e assegura a impossibilidade de uma entrevista "sem marcação", já que "Dom Armando está a dar consultas, está ocupado". Quando perguntado sobre a que estrutura pertence o arcebispo, esclarece tratar-se da "igreja católica ortodoxa, fundada por Dom Gabriel há muitos anos". No dia anterior, um telefonema para o número constante no referido anúncio fora atendido por alguém que se identificou como "padre Jorge" e debitou o preço das consultas. "Só paga a consulta, o exorcismo é de graça. Quer marcar? Só há vaga daqui a uma semana."
Fernanda Câncio.»

 

Arcebispo Primaz Katholikos

S.B. Dom ++ Paulo Jorge de Laureano – Vieira y Saragoça
(Mar Alexander I da Hispânea)


Home / Comunicados da Sé Apostólica / Biografias Gerais / Canonicidade Bielorrussa Eslava


Última actualização deste Link em 03 de Março de 2013