Resposta da IGREJA CATÓLICA ORTODOXA HISPÂNICA
a todas as falsas afirmações feitas contra si e seus clérigos, da parte do “arcebispo primaz”
da IGREJA APOSTÓLICA CATÓLICA ORTODOXA,
sr. Armando da Costa Monteiro

Recortes de Notícias

RN-26

Cerimónia inédita uniu Alex e Rodrigo

16 de Maio de 2009

Transcrição do texto:

«CERIMÓNIA INÉDITA UNIU ALEX E RODRIGO
Um abraço forte selou a união de Alex e Rodrigo. O beijo veio mais tarde, tal como as alianças e as manifestações de alegria. Num altar improvisado à beira de uma piscina e perante uma centena de convidados, o cantor de 62 anos e o seu parceiro de 26, responderam simultaneamente à pergunta. “É de vossa livre vontade?: “Sim!”.
Uma pergunta feita por um representante da Igreja Apostólica Católica Ortodoxa, monsenhor Paulo Jorge Laureano, que ontem abençoou a união de facto de Alex e de Rodrigo. Uma bênção polémica e inédita em Portugal.
A cerimónia decorreu, em Setúbal, na Quinta do Sol, sem atrasos de registo. O primeiro a chegar foi Alex. Eram 13 horas em ponto quando o cantor saiu de uma limousine azul, de 1946. Vinha de fato bege e trazia com ele três madrinhas. Alguém lhe disse que estava “uma noiva muito bonita”. Em resposta obteve um “muito obrigado”.
Dois minutos depois, aparecia Rodrigo, que até ontem se manteve longe da publicidade. Vestia fato escuro e fazia-se acompanhar por uma madrinha e um padrinho. A limousine mudou para bordeux.
À espera estavam poucos familiares e muitos amigos, alguns bem conhecidos como Ruth Marlene, a fadista Maria Mendes, o fadista e guitarrista Carlos Macedo e a cantora Tina. O Rodrigo deixou a família no Brasil, sua terra natal, e o Alex optou por deixar as filhas na privacidade. Mas levou a irmã Madalena e o cunhado, Carlos Macedo.
Durante a cerimónia foi lida uma passagem da Bíblia (2.º livro de Samuel, capítulo I - 19 a 27) que fala na amizade entre David de Jonathan.
Durante a boda, os ‘noivos’ brindaram os convidados com um bacalhau espiritual e um lombo de porco à alentejana, acompanhados por um vinho regional.
No final, Alex e Rodrigo deixaram transparecer a sua felicidade. “Claro que é amor.”
”SER HOMESSEXUAL É UM DOM DIVINO”
“Chega de olhar para os ‘gays’ como cidadãos e cristãos de segunda classe. Chega de hipocrisia e de falsas moralidades. Ser homossexual é puro dom de Deus.” Palavras do monsenhor Paulo Jorge Laureano, o padre da Igreja Ortodoxa que conduziu a bênção de Alex e Rodrigo. Numa homilia extremamente crítica em relação à visão da Igreja sobre a homossexualidade, o padre deixou claro que a “linguagem do amor e tolerância não se assemelha à falsa moralidade e hipocrisia existente na maioria das instituições, que se julgam únicas representantes de Jesus Cristo no mundo”.
O padre foi assistido pelo arcebispo ortodoxo Dom Armando Monteiro, que já cumpriu pena por abuso sexual de menores e que aproveitou para se defender e devolver algumas críticas à Igreja Católica
(...)»

Home / Comunicados da Sé Apostólica / Biografias Gerais / Canonicidade Bielorrussa Eslava

Última actualização deste Link em 03 de Março de 2013