Resposta da IGREJA CATÓLICA ORTODOXA HISPÂNICA
a todas as falsas afirmações feitas contra si e seus clérigos, da parte do “arcebispo primaz”
da IGREJA APOSTÓLICA CATÓLICA ORTODOXA,
sr. Armando da Costa Monteiro

Recortes de Notícias

RN-9

«Católicos Ortodoxos entronizaram Arcebispo Primaz para Portugal e Espanha»

Correio da Manhã - 15 de Julho de 1991

Transcrição do texto:

"Dom Armando Monteiro, arcebispo de Lisboa, metropolita de Bracara y Mérida da Igreja Apostólica Católica Ortodoxa foi, ontem, entronizado como primaz para Portugal e Espanha, na capela de Nossa Senhora dos Milagres, em Lisboa, segundo o rito ibérico.
Cerca de duas dezenas de cavaleiros espanhois da ordem apostólica bizantina Constantiniana de S. Jorge, com as suas longas capas em voludo negro e trajados a rigor, ladearam D. Armando Monteiro desde a saída da sacristia até à entrada da capela, na Travessa de Santo António da Sé.
A cerimónia da entronização, seguida de missa, foi breve e "simples, pois os custos que suportariam a organização com a vinda de coros de Pamplona são destinados aos pobres e aos mais carenciados", referiu o chefe da Igreja dos ortodoxos ibéricos, que leu o Evangelho de Cristo segundo S. Mateus.
Após a sua consagração como arcebispo-primaz (o mais alto cargo hierárquico na Igreja Apostólica Católica Ortodoxa), D. Armando Monteiro ordenou presbítero o padre Alexandre Correia, referindo que a sua "função, a partir de agora, é a de ensinar e transmitir a palavra de Deus".

Descaracterização e desinteresse

Não perder a camada mais jovem dos fiéis e levar a cabo uma (re)evangelização por toda a Peninsula Ibérica são os dois principais objectivos, segundo D. Armando Monteiro (que exerce igualmente a profissão de psicólogo clínico), a atingir pela Igreja Católica Ortodoxa.
Os motivos que levam esta tomada de posição é o actual desinteresse dos portugueses e espanhóis pela fé (a assistência dominical ronda apenas os 35 a 40 por cento) dado que, pouco a pouco, a Igreja (depois do Vaticano II) se foi descaracterizando, ou seja, foi perdendo o seu carácter liturgico e religioso devido aos hierarcas que a compoem", referiu o arcebispo-primaz.
Assim, D. Armando Monteiro tem "na manga" diversos projectos para, dentro em breve, levar a cabo com a colaboração de diversos crentes e, deste modo, conseguir transmitir a sua mensagem a um número mais alargado da população.
Para conseguir tal, nada melhor que os meios de Comunicação Social e D. Armando Monteiro disse-nos que já teve reuniões com a gerência da RTP para a Igreja Apostólica Católica Ortodoxa ter um espaço, de duas horas, na sua programação do segundo canal. Para além da televisão, outros "mass media" seguir-se-ão como veículos de transmissão como, por exemplo, a edição de jornais e a difusão na rádio.
Por outro lado, o chefe dos católicos ortodoxos ibéricos adiantou que serão construidas novas igrejas em Setúbal, Porto, Sintra e Algarve para os actuais 50 mil fiéis, para além de, dentro em breve, estar em fase de construção o novo mosteiro de Setúbal. Presentemente há já dez pedidos vindos de jovens interessados em seguir o caminho da religião.
"A Igreja tem que se renovar", concluiu D. Armando Monteiro."

Home / Comunicados da Sé Apostólica / Biografias Gerais / Canonicidade Bielorrussa Eslava

Última actualização deste Link em 03 de Março de 2013